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PROPOSTA DE PAUTA • O Papel do Coordenador de Curso

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Apresentação em tema: "PROPOSTA DE PAUTA • O Papel do Coordenador de Curso"— Transcrição da apresentação:

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2 PROPOSTA DE PAUTA • O Papel do Coordenador de Curso
• Qualidade e Relevância • Avaliação da Qualidade dos Cursos • Ações Institucionais Atualmente Desenvolvidas para a Melhoria da Qualidade dos Cursos • Proposta de trabalho • Metodologia Cogitada • Encaminhamentos

3 O Papel do Coordenador

4 O Papel do Coordenador O papel do Coordenador de Curso é determinante na qualidade do curso, no desempenho e na formação do estudante no perfil anunciado no PPI e na qualidade institucional.

5 QUALIDADE E RELEVÂNCIA

6 Qual qualidade? Um dos princípios fundamentais da universidade é o seu compromisso social, que somente se materializa com qualidade acadêmica. A política da universidade deve combinar a máxima qualidade acadêmica com o máximo de compromisso social (…). O que caracterizará o produto, portanto, é a sua qualidade, sua condição de elite, mas o que caracterizará o seu uso é o seu compromisso amplo – sua condição antielitista. (BUARQUE, Cristovam. Uma Ideia de Universidade, p. 22, UNB).

7 O que é Qualidade nos Cursos de Graduação?
É ter corpos docente e técnico-administrativo dimensionados para as necessidades do curso? É ter infraestrutura acadêmica adequada? É formar estudantes no perfil anunciado no PPI da UFPel? É ter os estudantes concluindo os seus componentes curriculares no tempo de duração do curso? É ter uma boa relação entre ingressantes e concluintes?

8 Quais são os indicadores de qualidade dos cursos de graduação?

9 SINAES: indicadores de qualidade
Instituições de Educação Superior Cursos de Graduação Desempenho dos Estudantes Conceito Institucional - CI: avalia a instituição presencialmente baseada em 10 dimensões. Conceito de Curso - CC: avalia o Curso presencialmente baseado em 3 dimensões. Conceito ENADE: conceito obtido a partir dos resultados do ENADE (desempenho dos alunos em provas com componentes de formação geral e componente específico). Índice Geral de Cursos - IGC: avalia a instituição considerando CPC e o conceito CAPES. Conceito Preliminar de Curso - CPC: avalia o Curso através do desempenho dos estudantes (ENADE) e outros insumos.

10 INEP Avaliações in loco

11 Cenário de Avaliações in loco (64 avaliações)

12 Avaliações Dimensão 1 – Organização Didático-Pedagógica

13 Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica
Cursos presenciais Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica EXCELENTE MUITO BOM EXCELENTE SUFICIENTE

14 Avaliações Dimensão 2 – Corpo Docente

15 Dimensão 2 - Corpo Docente e Tutorial
Cursos presenciais Dimensão 2 - Corpo Docente e Tutorial EXCELENTE MUITO BOM SUFICIENTE

16 Avaliações Dimensão 3 – Infraestrutura

17 Dimensão 3 - Infraestrutura
Cursos presenciais Dimensão 3 - Infraestrutura EXCELENTE MUITO BOM SUFICIENTE

18 Conceitos Finais

19 Conceito Final Contínuo (sem arredondamento)
Cursos presenciais Conceito Final Contínuo (sem arredondamento) EXCELENTE MUITO BOM SUFICIENTE

20 Conceito final (faixa)
Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Coordenadoria de Regulação e Acompanhamento Cursos presenciais Conceito final (faixa) Conceitos Conceito de Curso 1 - 2 3 21 4 39 5

21 Cursos presenciais – 2012 / 2015 22/04/2017
Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Coordenadoria de Regulação e Acompanhamento Cursos presenciais – 2012 / 2015 DIMENSÃO 3 – INFRAESTRUTURA 3.1 Gabinete de trabalho 31 cursos com conceitos entre 1 e 2 3.2 Espaço de Trabalho p/Coord. 17 cursos com conceitos entre 1 e 2 3.3 Sala de Professores 13 cursos com conceitos entre 1 e 2 3.4 Salas de Aula 9 cursos com conceitos entre 1 e 2 3.5 Acesso dos alunos a equipamentos de informática 3.6 Bibliografia Básica 29 cursos com conceitos entre 1 e 2 3.7 Bibliografia complementar 30 cursos com conceitos entre 1 e 2 3.8 Periódicos Especializados 11 cursos com conceitos entre 1 e 2 3.9 Laboratórios: quantidade 14 cursos com conceitos entre 1 e 2 3.10 Laboratórios: qualidade 16 cursos com conceitos entre 1 e 2 3.11 Laboratórios: Serviços 22/04/2017

22 Posição institucional da UFPel em relação ao conjunto de instituições de ensino superior 
IGC

23 35ª posição no ranking nacional geral
Posição institucional da UFPel em relação...  35ª posição no ranking nacional geral 6ª posição no ranking estadual geral 4ª posição no ranking estadual entre as universidades públicas. 1ª posição no ranking regional geral. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

24 Posição institucional da UFPel em relação...
Ranking Nacional Ranking Estadual IGC (CONTÍNUO) IGC (FAIXA) UFRGS 1º Lugar 4.2946 5 FUFCSPA 14º Lugar 2º Lugar 3.8228 4 UFSM 17º Lugar 3º Lugar 3.7154 UNISINOS 29º Lugar 4º Lugar 3.5715 PUCRS 30º Lugar 5º Lugar 3.5656 UFPEL 35º Lugar 6º Lugar 3.5007 Ranking Regional UNIPAMPA 59º Lugar 3.2234 FURG 61º Lugar 3.2022 UCPEL 70º Lugar 3.0892 * Apenas 09 instituições no Ranking Nacional possuem IGC (FAIXA) 5 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

25 Evolução do IGC - UFPel Ano IGC Contínuo Faixa 2007 3,16 4 2008 3,15
2009 3,26 2010 3,50 2011 3,56 2012 3,57 2013

26 Ações Institucionais Atualmente Desenvolvidas para a Melhoria da Qualidade dos Cursos
PROEQUIP PQE ACOMPANHAMENTO DOS CURSOS ADEQUAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS

27 RELATOS DOS EDITAIS PROEQUIP
OBJETIVOS: Apoiar projetos dos Cursos de Graduação (Colegiados e NDEs), contemplando equipamentos para laboratórios de ensino e bibliografias, buscando o alcance da equidade nas condições de trabalho e estudo na UFPel. Critérios de priorização: Compartilhamento de estruturas; Laboratórios previstos nos PPCs; Cursos com menores conceitos na dimensão de infraestrutura 22/04/2017

28 PROEQUIP2013 Recursos alocados R$2.684.644,66
Recursos para equipamentos R$ ,75 Recursos para bibliografia R$ ,91 Projetos submetidos 56 Cursos envolvidos 82 Projetos individuais 41 Projetos conjuntos 15

29 PROEQUIP2013 Utilização dos Recursos (em 12/2013)
Empenhado Equipamentos R$ ,81 Empenhado Biblioteca R$ ,91 Não Empenhado R$ ,94 Total R$ ,66 Utilização dos Recursos (em 12/2014) Empenhado Equipamentos R$ ,44 Empenhado Biblioteca R$ ,91 Não Empenhado R$ ,31 Total R$ ,66

30 PROEQUIP2014 Recursos alocados R$1.527.659,34 Equipamentos
Material de consumo R$65.908,56 Bibliografia R$ ,87 Projetos submetidos 32 Cursos envolvidos 60 Projetos individuais 16 Projetos conjuntos (mesma unidade) 15 Projetos conjuntos (unidades distintas) 01

31 PROEQUIP2014 Utilização dos Recursos (em 12/2014)
Empenhado Equipamentos R$ ,03 Empenhado Biblioteca R$ ,57 Não Empenhado R$ ,31 Total R$ ,34

32 Recursos Não Empenhados
PROEQUIP2014 Recursos Não Empenhados Biblioteca (pedidos devolvidos) R$58.778,71 PE 106/2014 (contingenciamento) R$ ,45 PE 104/2014 (contingenciamento) R$94.838,34 PE 102/2014 (contingenciamento) R$8.697,34 Saldo não solicitado R$57.145,33 Não empenhados (prazo) R$ ,54 Diferença empenho – orçamento (economia) R$91.528,60

33 Principais Constatações
Importância do PPC para a avaliação das propostas Padronização de conteúdo mínimo, quanto aos laboratórios de ensino Impossibilidade de avaliar prioridades de apoio em relação aos cursos que submeteram projetos Não há, a exceção da avaliação do INEP, critério para comparação entre cursos e suas prioridades; Aquisição deficiente de equipamentos Recursos não utilizados;

34 Avançar no processo de qualificação dos cursos de graduação
Proposta de Trabalho Objetivo: Avançar no processo de qualificação dos cursos de graduação

35 Processo de Trabalho Cogitado
Criação de instrumento de auto-avaliação; Criação de instrumento de planejamento; Aplicar os instrumentos de auto-avaliação e planejamento. Acompanhamento da execução. Agir corretivamente nos nós críticos dos cursos. Avaliar e ajustar o processo.

36 Quais as dimensões devem ser trabalhadas com vistas à qualidade?
Dimensão Didático-Pedagógica Dimensão Corpo Docente - Dimensão de Infraestrutura

37 6.2. Quem são os atores necessários para estabelecer um Programa de Qualidade na UFPel?
Coordenadores de Curso Colegiados de Curso Equipes de NDEs Diretores de Unidades Professores da UFPel com Experiência de Avaliação Equipe PROPLAN Equipe PRG

38 Quais são as vantagens de um processo de autoavaliação e planejamento?
- propiciar conhecimento coletivo sobre cada curso e seus problemas, tendendo a comprometer seus respectivos atores com ações de melhoria. Definir objetivos e ações, que terão acompanhamento contínuo (avaliação e ajustes) pelo coletivo do curso. Orientar a administração para a intituição de apoios que tenham maior efetividade no processo de qualificação dos cursos.

39 Frentes de Trabalho Autoavaliação; Planejamento;
Impacto das Políticas Estudantis na Qualidade dos cursos; Eficiência na Aquisição de Equipamentos; 22/04/2017

40 Metodologia Cogitada Elaboração do Instrumento de Autoavaliação
Definição da equipe de coordenadores para a elaboração do instrumento: 24/08/2015. Reuniões/Oficinas (Coordenadores/Professores da UFPel com Experiência de Avaliação/CORAC/PRG). Apresentação de proposta de instrumento para avaliação/adequação: Setembro/2015.

41 Elaboração do Instrumento de Planejamento
Definir uma equipe para a elaboração do Instrumento de Planejamento (24/08/2015) Reunião/Oficina (Coordenadores/CORAC/CPDI) Apresentação do Instrumento de Planejamento (Setembro de 2015).

42 APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS
Aplicação dos instrumentos de Auto-avaliação e de Planejamento (agenda a ser definida)

43 Obrigado!

44 Encaminhamentos...

45 Comissão do Instrumento de Autoavaliação:
Profª. Maria Cristina Werland (Farmácia) Prof. Luciano da Silva Pinto (Biotecnologia) Prof. Werner Ewald (Música) Prof. Rogério Royer (Engenharia de Produção)

46 Comissão do Instrumento de Planejamento:
Prof. Leonardo da Silva Oliveira (Engenharia Industrial Madereira). Prof. Fernando Simões (Física) Profª. Andiara Lima Barbosa (Turismo)

47 Comissão Políticas Estudantis:
Prof. Cláudio Baptista Carle (Antropologia) Prof. Ricardo Pintado (Arquitetura)

48 Comissão PROGEP: Prof. Francisco Tavares (Ed. Física)
Prof. Luis Nova Cruz (Odontologia)


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