A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Poliedros Não poliedros Prisma e Pirâmide.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Poliedros Não poliedros Prisma e Pirâmide."— Transcrição da apresentação:

1 SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Poliedros Não poliedros Prisma e Pirâmide

2 Um sólido geométrico é uma região do espaço limitada por uma superfície fechada e que contém três dimensões=3D, sendo elas: largura, altura, comprimento.

3 Alguns sólidos encontrados em nosso meio.

4 Agora é a sua vez. Em seu caderno, faça uma lista de materiais ou objetos da sala ou arredores da escola que possuem a forma de um sólido geométrico.

5 Esta figura na forma planificada é um quadrado, mas como sólido geométrico chama-se cubo. É um prisma em que todas as faces têm a forma de quadrados. _Quantas faces há? _Há 6 faces.

6 _Quantas arestas há? A interseção (encontro) das faces formam as arestas. A interseção (encontro) das faces formam as arestas. _Há 12 arestas. Também podemos observar as arestas.

7 E podemos observar os vértices. _Quantos vértices há? O que é um Vértice? É a interseção das arestas, é o ponto comum entre os dois lados de um ângulo,... _Há 8 vértices.

8 RESUMINDO FACE ARESTA VÉRTICE

9 Chamamos paralelepípedo a este prisma. Todas as suas faces têm a forma de retângulos. Tem 6 faces, Tem 6 faces, 8 vértices 8 vértices e 12 arestas. e 12 arestas. Vamos analisar as faces, arestas e vértices deste poliedro?

10

11 Diferença entre prisma e pirâmide? Uma pirâmide é um poliedro que tem por base um polígono qualquer e por faces laterais triângulos. Prismas são poliedros que possuem duas bases, que são polígonos iguais.

12 Este sólido geométrico é chamado prisma triangular porque as suas bases são triângulos. Tem 5 faces, 9 arestas, 6 vértices e duas bases. Faces... Faces... Vértices... Arestas... 5 5 9 9 6 6 Bases... 2 2

13 . O prisma quadrangular tem nas suas bases quadrados. Tem 8 vértices, 12 aresta, 6 faces e duas bases.

14 Este sólido chama-se prisma pentagonal, porque as suas bases são pentágonos. Tem 10 vértices, 15 arestas, 7 faces e duas bases.

15 Este sólido geométrico denomina-se pirâmide triangular porque a sua base é um triângulo. Tem 4 vértices, 6 arestas, 4 faces e 1 base.

16 Chamamos pirâmide quadrangular a este sólido pois tem um quadrado na sua base. Tem 5 vértices, 8 arestas, 5 faces e 1 base. Convento do Varatojo

17 A base da pirâmide pentagonal é um pentágono. Tem 6 vértices, 10 arestas, 6 faces e 1 base.

18 A partir daqui veremos os não poliedros. São todos os sólidos que possuem uma superfície lateral curva. A esfera é um sólido geométrico limitado por uma superfície curva. A sua forma é esférica não tem bases, não tem vértices e não tem arestas.

19 Este sólido geométrico chama-se cilindro. Encontra-se limitado por uma superfície curva e tem duas bases com a forma de circunferências.

20 109m O cone está limitado por uma superfície curva. Tem uma base na forma de circunferência e tem 1 vértice. Moinho típico - Silveira

21 Este sólido geométrico chama-se cilindro. Encontra-se limitado por uma superfície curva e tem duas bases com a forma de circunferências

22 Produção: SHEILA STELA KURSCHNER Pesquisa: Internet


Carregar ppt "SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Poliedros Não poliedros Prisma e Pirâmide."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google