A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Áreas e volumes de sólidos geométricos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Áreas e volumes de sólidos geométricos"— Transcrição da apresentação:

1 Áreas e volumes de sólidos geométricos

2 Sólidos Geométricos Poliedros - são sólidos geométricos limitados somente por superfícies planas. Não poliedros - são sólidos geométricos limitados só por superfícies curvas, ou por superfícies curvas e planas.

3 Elementos de um poliedro
Um prisma diz-se regular se as suas bases forem polígonos regulares e as arestas laterais perpendiculares às bases. Pirâmide regular é aquela cuja base é um polígono regular e as arestas laterais são todas iguais.

4 Cilindro de revolução geratriz eixo Se rodarmos um rectângulo em torno de um dos seus lados (eixos) até dar uma volta completa obtemos um cilindro de revolução. O lado que dá origem ao cilindro chama-se geratriz. O cilindro de revolução obtém-se fazendo girar um rectângulo em torno de um dos seus lados.

5 Área lateral do cilindro
Área total do cilindro Volume do cilindro

6 Cone de revolução Se rodarmos um triângulo rectângulo em torno de um dos seus catetos (eixo) até dar uma volta completa obtemos um cone de revolução. O lado que dá origem ao cone chama-se geratriz. O cone de revolução obtém-se fazendo girar um triângulo rectângulo em torno de um dos seus catetos.

7 Área lateral do cone Área total do cone Volume do cone

8 Sólido Desenho Área Volume Cubo Paralelepípedo Cilindro Prisma regular Pirâmide regular Cone Esfera


Carregar ppt "Áreas e volumes de sólidos geométricos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google