A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática Básica Jackson Eduardo da Silva Fórmulas É comum ouvirmos falar nas fórmulas do Excel. São ferramentas poderosas que podem ser usadas para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática Básica Jackson Eduardo da Silva Fórmulas É comum ouvirmos falar nas fórmulas do Excel. São ferramentas poderosas que podem ser usadas para."— Transcrição da apresentação:

1

2 Informática Básica Jackson Eduardo da Silva

3 Fórmulas É comum ouvirmos falar nas fórmulas do Excel. São ferramentas poderosas que podem ser usadas para realizar cálculos ou verificações nas planilhas. Esses cálculos podem ser feitos através de valores fixos, valores de células ou funções. Com o uso de fórmulas, você pode automatizar a dependência entre os valores de uma planilha, como o somatório dos valores de uma coluna, por exemplo. Com isso, é possível evitar o trabalho de alterar toda a planilha a cada mudança de valor. As fórmulas do Excel são escritas nas próprias células e devem sempre começar com o símbolo de igual (=). Uma célula pode conter uma fórmula simples e fixa, como por exemplo, o cálculo 2 + 2. Neste caso, ao editar a célula, insira a fórmula “=2+2” e pressione a tecla enter. Perceba que a célula passa a exibir o resultado da fórmula, ou seja, o número quatro (4).

4 ALTERAÇÃO NA FÓRMULA

5

6 UTILIZANDO CÉLULAS COMO REFERÊNCIA DENTRO DAS FÓRMULAS Bastaria simplesmente jogar o resultado do cálculo direto na célula que o efeito seria o mesmo, mas o que torna a fórmula uma ferramenta poderosa é a possibilidade de inserir referências às outras células na fórmula. Veja um exemplo: Observe que a fórmula faz referência à célula A1, de maneira que o seu resultado dependerá do conteúdo da célula A1 (que será multiplicado por dois).

7 Com base no uso de referências, você poderá realizar cálculos mais apurados, como a média de notas de um aluno no ano ou o percentual de faltas, por exemplo. Calculando a média

8 Calculando a porcentagem de faltas Resultado

9 Percebeu como o uso das fórmulas é poderoso? No exemplo anterior, você viu que basta preencher as notas e a quantidade de faltas que as médias são calculadas. Mas como seria se tivéssemos mais de três alunos? Basta copiar as fórmulas do primeiro aluno para os outros: a) primeiramente, suponha que há mais alunos na listagem, com suas respectivas notas e faltas;

10 b) para calcular a média de notas e o percentual de faltas de todos os alunos da listagem, copie a fórmula de cálculo de média para as células a seguir e faça o mesmo para a de cálculo de percentual de faltas.

11 Funções

12 Classificar e filtrar dados O Excel 2007 é capaz de fornecer ferramentas para lhe auxiliar na leitura, organização e manuseio de tabelas. Você conhecerá agora outra ferramenta importante: o filtro como o próprio nome sugere, permite escolher ou filtrar quais linhas da tabela serão exibidas. A.filtragem é feita através de critérios que pode ser definidos. As linhas que ficarem ocultas pela filtragem podem ser exibidas novamente a qualquer momento. Para isso, basta desativar o filtro.

13 Essa ferramenta pode ser útil de diversas formas. Imagine uma tabela com dados de clientes (telefones, e-mails, endereços etc.) e que você precise imprimir os dados apenas dos nomes que comecem pela letra “A”. Se fosse feito manualmente, teríamos muito trabalho, certo? Mas, com o uso de filtros, é fácil. Confira um exemplo:

14 Em Dados, na seção Classificar e Filtrar, escolha a opção Filtro. Agora você poderá realizar filtragens através de qualquer uma das colunas de sua tabela. Perceba que o botão será adicionado às células de cabeçalho de cada coluna da tabela. Através desses botões é que as filtragens serão realizadas.

15 Para remover o filtro de uma coluna, basta clicar no botão da coluna desejada e selecionar a opção Limpar Filtro.


Carregar ppt "Informática Básica Jackson Eduardo da Silva Fórmulas É comum ouvirmos falar nas fórmulas do Excel. São ferramentas poderosas que podem ser usadas para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google