A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação e Redação Empresarial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação e Redação Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação e Redação Empresarial
Pronominais “Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro” Oswald de Andrade Inútil “A gente não sabemos Escolher presidente A gente não sabemos Tomar conta da gente A gente não sabemos Nem escovar os dente Tem gringo pensando Que nóis é indigente...” Ultraje a rigor

2 Comunicação e Redação Empresarial
VÍCIOS DE LINGUAGEM São caracterizados como desvios linguísticos cometidos pelo emissor seja por descuido ou desconhecimento da norma padrão.

3 Comunicação e Redação Empresarial
CACOFONIA AMBIGUIDADE ANACOLUTO ESTRANGEIRISMO HIPÉRBOLE PLEBEÍSMO PLEONASMO VICIOSO PROLIXIDADE GERUNDISMO

4 Comunicação e Redação Empresarial
CACOFONIA Som desagradável ou estranho, ou palavra obscena que se forma a partir da junção da sílaba ou das sílabas finais de uma palavra com a sílaba inicial de outra palavra. Pedimos um relatório por colaborador. Uma mão lava a outra. Mãe, queria agradecer por você ter me tido.

5 Comunicação e Redação Empresarial
ANACOLUTO Repetição desnecessária do sujeito que ocasiona a quebra da estrutura sintática da oração. É utilizado para dar ênfase à pessoa, ou ideia, que consideramos mais importante numa determinada situação. “Eu, porque sou mole, você fica abusando”. “O relógio da parede eu estou acostumado com ele, mas você precisa mais de relógio do que eu”. 

6 Comunicação e Redação Empresarial
HIPÉRBOLE É a expressão exagerada de uma ideia a fim de enfatizar a informação. “Faz umas dez horas que essa menina penteia esse cabelo”. “Rios te correrão dos olhos, se chorares...” (Olavo Bilac)

7 Comunicação e Redação Empresarial
PLEONASMO Repetição de termos supérfluos em uma frase, geralmente inúteis ou até prejudiciais para a compreensão. “Os empregados deverão entrar para dentro da empresa no horário determinado.”

8

9 Comunicação e Redação Empresarial
AMBIGUIDADE É o vício de linguagem que possibilita uma mensagem ter dois sentidos. Geralmente é provocado pela má organização das palavras na frase. O chefe discutiu com o empregado e estragou seu dia. O cachorro do seu irmão avançou sobre o amigo.

10 Comunicação e Redação Empresarial
ESTRANGEIRISMO É o uso de palavra, expressão ou construção estrangeira no lugar de equivalente do idioma padrão. Eles têm serviço de delivery - "Eles têm serviço de entrega“

11 Comunicação e Redação Empresarial
PLEBEÍSMO Qualquer desvio que caracteriza a falta de instrução. As gírias são um bom exemplo de plebeísmo. "Ele era um tremendo mané!" "Tô ferrado!“

12 Comunicação e Redação Empresarial
PROLIXIDADE É a exposição exagerada e inútil de palavras e a sua superabundância. Consiste no excesso de palavras para exprimir poucas ideias.

13 Comunicação e Redação Empresarial
GERUNDISMO Expressa uma ação em curso ou uma ação simultânea a outra, exprimindo a ideia de progressão indefinida, ou seja, não se denota o final da ação. É uma forma nominal do verbo constituída por um verbo auxiliar + um verbo com a terminação NDO. Vamos estar encaminhando sua solicitação. IR + ESTAR + ENCAMINHAR = ENCAMINHAREI


Carregar ppt "Comunicação e Redação Empresarial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google