A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

China.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "China."— Transcrição da apresentação:

1 China

2 Observe as imagens. Sérgio DottaJr./The Next Tênis produzido na China.

3 Equipamento eletrônico produzido na China.
Jader Alto/Keystone Equipamento eletrônico produzido na China.

4 Brinquedo produzido na China.
Sergio Dotta Jr./The Next Brinquedo produzido na China.

5 Roupa produzida na China.
Vidal Eric/Photo News/Gamma/Other Images Roupa produzida na China.

6 Conversa Que produtos podem ser observados nas imagens?
Qual a procedência desses produtos? Observe os produtos que você consome no dia a dia. Faça uma lista dos produtos do seu cotidiano que foram produzidos na China.

7 O território A história da China cerca de 5 mil anos.
Há mais de 2 mil anos 55 milhões de habitantes. Terceiro país mais extenso do globo. Hoje Mais de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas. Superfície de km².

8 CHINA Formada por 5 grandes regiões geográficas: Sinkiang, Mongólia Interior, Tibete, Manchúria, China do Leste. O povo chinês construiu duas obras monumentais: O Canal Imperial ou o Grande Canal, escavado para ligar a região norte aos arrozais do vale do rio Yang-tse-kiang, cuja construção, iniciada no século V a.C., só foi concluída no século XIII da era atual.

9 A Grande Muralha na China (2006).
A Grande Muralha, com mais de 6 mil km de extensão, cuja construção foi iniciada no século III a.C., para impedir a entrada de invasores nômades do norte. Frank Lukasseck/Corbis/LatinStock A Grande Muralha na China (2006).

10 China – grandes regiões geográficas
Mário Yoshida

11 China: da dominação imperialista aos dias atuais
Até a primeira metade do século XIX As relações com o exterior eram restritas. A política de isolamento era forma de proteção, preservação de sua autonomia e de sua cultura milenar. Esse comportamento contrariava as expectativas de países europeus interessados em vender seus produtos naquele mercado.

12 1839 - O imperador resolveu pôr fim ao comércio ilegal de ópio realizado pelos ingleses Medida que desencadeou uma guerra entre os dois países, vencida pelos ingleses. Outros países também participaram da fragmentação do território chinês: a Rússia dominou a Mongólia, o Japão anexou a Manchúria e a atual Taiwan. Essa derrota obrigou promover a abertura de seu mercado ao exterior e a ceder aos ingleses a cidade de Hong Kong por tempo indeterminado.

13 A República Popular da China
Período socialista de 1949 a 1976. Governada por Mao Tsé-tung. Entre 1953 e 1957, contou com a ajuda da URSS. Rompendo com esta em 1958. A orientação econômica dos técnicos soviéticos não se adaptou às particularidades da sociedade e economia chinesa. O estímulo às atividades agropecuárias era essencial à alimentação de milhões de bocas famintas.

14 Promoveu-se uma cruel perseguição política e cultural ao povo chinês.
A revolução cultural Entre 1966 até à morte de Mao Tsé-tung, Com o pretexto de moralizar a administração e incorporar os verdadeiros ideais comunistas. Promoveu-se uma cruel perseguição política e cultural ao povo chinês. Os artistas só podiam realizar obras que exaltassem a revolução. Muitos jovens foram engajados nas Guardas Vermelhas, que tinham como meta fiscalizar o comportamento das pessoas. Membros do partido comunista que não apoiavam o radicalismo foram expulsos e presos.

15 AKG/Latin/Stock Destruição de livros considerados proibidos pelo governo chinês em 1966.

16 A China de Deng Xiaoping
Em 1978 Dois anos após a morte de Mao Tsé-tung. Deng Xiaoping assumiu a liderança do Partido Comunista Chinês. Deu início a uma série de modificações na economia chinesa. Visando acelerar o desenvolvimento dos setores agrícola, industrial, da ciência e tecnologia e da defesa nacional, implementou o programa das Quatro Modernizações.

17 A partir de 1980, a China promoveu uma série de reformas:
permitiram a entrada de capital estrangeiro; admitiram o lucro como incentivo ao trabalho e ao desenvolvimento; abriram relações comerciais com praticamente todos os países do mundo; realizaram acordos de cooperação técnica e científica.

18 Crie um pequeno texto que evidencie as mudanças representadas pela fotografia.
Vidal Eric/Photo News/Gamma/Other Images Garoto chinês tomando refrigerante na década de 1980.

19 Mudanças econômicas e espaciais
As Zonas Econômicas Especiais 1980 Foram criadas Com economia de mercado no molde capitalista. Desde 1978 Esse crescimento contou com investimentos: dos EUA; países europeus; Japão; Taiwan; empresários chineses que vivem no exterior. Com o programa das Quatro Modernizações. Priorizando a produtividade em detrimento da igualdade social. As taxas de crescimento econômico da China figuram entre as maiores do mundo.

20 China – Abertura econômica
Sidnei Moura

21 Reformas capitalistas e controle comunista
A China viveu nas últimas décadas uma aparente contradição. O sistema político continua centralizado no Partido Comunista. As manifestações populares têm sido severamente reprimidas. Em Pequim, a manifestação da praça Tiananmen, que reuniu mais de 1 milhão de pessoas, deixou um saldo de mais de mil mortos e resultou em perseguições políticas posteriores. Prova disso foi a dura repressão às manifestações estudantis ocorridas em várias cidades chinesas (1989).

22 Bettmann/Corbis/Latin Stock
As manifestações da Praça da Paz Celestial resultaram no massacre de centenas de manifestantes, em sua maioria estudantes (1989).

23 O espaço econômico Atividade agrícola Pecuária
Encontram condições naturais bastante favoráveis nas planícies fluviais situadas no leste. Os chineses Conseguem produzir safras anuais de mais de 500 milhões de toneladas. Atualmente a propriedade rural continua a pertencer ao Estado, mas passou a ser gerenciada pelos próprios agricultores mediante um contrato de uso da terra por 30 anos, que pode ser renovado ou não.

24 A China é o maior produtor mundial de cereais.
Apesar da grande produção agrícola. O país ainda importa alguns produtos. Reuters/ LatinStock Em razão do alto consumo de sua população. Um deles é a soja, importada do Brasil. Cultivo de arroz em terraço na China.

25 A extensão territorial do país; A diversidade de solos e climas;
A antiguidade da atividade agrícola. Contribuíram para a formação de uma grande variedade de culturas. Fonte: L’état du monde, 2005. Entre as quais se destacam o arroz, cultivado principalmente no sul, e o trigo, cujo cultivo se concentra no norte.

26 China - agropecuária

27 Atividade industrial Apesar de ainda concentrar 60% da população no campo, o motor da economia chinesa atual é movido principalmente pela atividade industrial. Os produtos industriais predominam na pauta das exportações. As indústrias de bens de consumo conquistaram destaque no mercado internacional. Nos últimos anos a China tem conquistado os setores industriais com maior desenvolvimento tecnológico.

28 Indústria siderúrgica na China.
Wang Jingguang/Xinhua Press/Corbis/LatinStock Indústria siderúrgica na China.

29 Subvalorização da moeda chinesa em relação ao dólar.
Comércio exterior A China, nos últimos 30 anos, cresceu mais do que qualquer outro país. Baixos salários + Subvalorização da moeda chinesa em relação ao dólar. Atraem capitais de todas as partes do mundo e garantem à China elevada competitividade no mercado mundial.

30 O potencial de consumo, em um país com mais de 1 bilhão de habitantes.
É outra importante razão de seus elevados investimentos externos, que alavancaram surpreendente crescimento econômico chinês. A admissão da China na OMC, em 2001, foi outro fator que contribuiu para a ampliação do intercâmbio comercial e a geração de superávits recordes nos últimos anos.

31

32 Conversa Qual foi o ano em que o superávit comercial teve a maior taxa de crescimento? Proporcionalmente, de quanto foi o aumento de 2005 em relação a 2004?

33 Transformações socias e demográficas na China
Mais de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas. País mais populoso da Terra. A taxa de crescimento vegetativo vem decaindo. O intenso crescimento da população chinesa vem sendo controlado desde 1979 com a política que estabeleceu o limite de um filho por casal. Num país onde predomina a população rural e o trabalho masculino é mais valorizado, tornaram-se comuns os casos de infanticídio feminino, o que provocou um desequilíbrio na distribuição da população por sexos.

34 China – distribuição populacional

35 Conversa É possível afirmar que a distribuição da população no território chinês é influenciada pelas condições naturais? Justifique sua resposta.

36 Aproximadamente 90% dos chineses concentram-se na parte oriental.
A fertilidade do solo; a disponibilidade de água; a facilidade proporcionada pelas vias de transporte fluviais. Sempre favoreceram a ocupação. As duas cidades mais importantes são Xangai, uma das mais populosas do mundo, e Pequim, a capital. A porção ocidental apresenta grandes vazios demográficos, que se devem ao maior rigor do clima e ao relevo. Aproximadamente 60% dos chineses vivem no campo, mas o crescimento do país tem acelerado a migração para as áreas urbanas.

37 A população chinesa é constituída de 56 etnias, com costumes e estilos de vida próprios.
Alguns destes grupos étnicos minoritários reivindicam independência: os tibetanos do Tibete; os uigures de Sinkiang; os mongóis da Mongólia Interior. O idioma chinês tem muitos dialetos, no entanto, o governo chinês tornou oficial o dialeto mandarim, que é falado por aproximadamente 70% da população. As principais religiões praticadas na China são o taoismo, o confucionismo e o budismo.

38 Estima-se que o progresso econômico da China
Tirou da miséria mais de 250 milhões de pessoas nas duas últimas décadas. Por outro lado As diferenças de renda entre os moradores das áreas urbanas chega a ser três vezes superior à média de rendimento do morador das áreas rurais.

39 bakerpictures.com/Corbis/LatinStock
Protestos em Londres, Inglaterra, contra a repressão política na China e pela independência do Tibete.

40 Observe o mapa. Carlos Tadeu de Carvalho Gamba

41 Conversa O que diferencia as duas áreas em destaque no mapa em relação ao restante do território chinês? Quais são as atividades dominantes em cada uma delas? Destaque uma particularidade importante das cidades assinaladas no mapa.

42 Observe a imagem. Redlink/Corbis/LatinStock

43 Conversa Elabore um pequeno texto que sirva de legenda explicativa desta paisagem urbana.


Carregar ppt "China."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google