A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REALIDADE E A ARTE: ENTRE 1850 E 1900 DESENVOLVEU-SE NA ARTE EUROPÉIA, PRINCIPALMENTE NA PINTURA FRANCESA, UMA NOVA TENDÊNCIA, RELACIONADA À CRESCENTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REALIDADE E A ARTE: ENTRE 1850 E 1900 DESENVOLVEU-SE NA ARTE EUROPÉIA, PRINCIPALMENTE NA PINTURA FRANCESA, UMA NOVA TENDÊNCIA, RELACIONADA À CRESCENTE."— Transcrição da apresentação:

1 A REALIDADE E A ARTE: ENTRE 1850 E 1900 DESENVOLVEU-SE NA ARTE EUROPÉIA, PRINCIPALMENTE NA PINTURA FRANCESA, UMA NOVA TENDÊNCIA, RELACIONADA À CRESCENTE INDUSTRIALIZAÇÃO. Angelus ,Millet

2 “As respigadeiras” (1857), Millet
SEGUNDO ELA, AO ARTISTA NÃO CABE “MELHORAR” ARTISTICAMENTE A REALIDADE, POIS A BELEZA ESTÁ NA REALIDADE TAL QUAL ELA É. A FUNÇÃO DA ARTE É APENAS REVELAR O QUE HÁ DE MAIS CARACTERÍSTICO E EXPRESSIVO NO MUNDO EM QUE VIVEMOS.

3 Fiandeira ASSIM, OS PINTORES DEIXARAM DE LADO TEMAS MITOLÓGICOS, BÍBLICOS, HISTÓRICOS E LITERÁRIOS – A REALIDADE IMAGINADA – E VOLTARAM-SE PARA A REALIDADE VIVIDA.

4 Ceifeiros Descansando

5 TRATA-SE, PORTANTO, DE UMA PINTURA REALISTA
TRATA-SE, PORTANTO, DE UMA PINTURA REALISTA. ENTRE SEUS REPRESENTANTES PODEMOS APONTAR COURBET E MANET, QUE, EMBORA DA MESMA ÉPOCA, DESENVOLVERAM TRABALHOS MUITO DIFERENTES.

6 COURBET: OS TRABALHADORES COMO TEMA.
O PINTOR FRANCÊS GUSTAVE ( ) É CONSIDERADO O CRIADOR DO REALISMO SOCIAL NA PINTURA, POIS PROCUROU RETRATAR TEMAS DA VIDA COTIDIANA, PRINCIPALMENTE DAS CLASSES POPULARES.

7 SUA OBRA MANIFESTA ESPECIAL SIMPATIA PELOS TRABALHADORES E MEMBROS MAIS POBRES DA SOCIEDADE
MOÇAS PENEIRANDO TRIGO – MUSEU DE BELAS ARTES, NANTES).

8 A PREOCUPAÇÃO DE ALGUNS ARTISTAS EM REPRESENTAR QUESTÕES SOCIAIS RELACIONA-SE À ÉPOCA: A INDUSTRIALIZAÇÃO TROUXE GRANDE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, MAS TAMBÉM FEZ FORMAR-SE NAS CIDADES UMA GRANDE MASSA DE TRABALHADORES VIVENDO E TRABALHANDO EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS E DESUMANAS.

9 MANET: O OUTRO LADO DA REALIDADE.
ÉDOUARD MANET ( ) PERTENCIA A UMA FAMÍLIA RICA DA BURGUESIA PARISIENSE. SEU REALISMO, DIFERENTE DE COURBET, NÃO TEM INTENÇÕES SOCIAIS; AO CONTRÁRIO, CHEGA A SER ARISTOCRÁTICO. Olympia

10 ALMOÇO NA RELVA” 1863, 2,14 X 2,70. MUSEU D’ORSAY, PARIS).
SUA CARREIRA FOI MARCADA POR ALGUNS DESAFIOS AOS CRÍTICOS CONSERVADORES. O MAIOR DELES ACONTECEU EM 1863, COM A TELA . NA ÉPOCA, ESSE QUADRO CAUSOU GRANDE ESCÂNDALO POR REPRESENTAR UMA MULHER NUA EM COMPANHIA DE DOIS HOMENS ELEGANTEMENTE VESTIDOS.

11 O BALCÃO – 1,70 X 1,24 M. MUSEU D’ORSAY, PARIS
O BALCÃO – 1,70 X 1,24 M. MUSEU D’ORSAY, PARIS O Balcão de René Magritte, 1950 A OBRA DE MANET FOI IMPORTANTE POR INOVAR A PINTURA, DANDO-LHE UMA LUMINOSIDADE MAIS INTENSA, COMO PODEMOS APRECIAR EM OUTRO DE SEUS TRABALHOS.

12 ESSA LUMINOSIDADE FOI CONSIDERADA UM ELEMENTO PRECURSOR DO IMPRESSIONISMO, QUE VOCÊ CONHECERÁ MAIS ADIANTE.

13 A PINTURA DE PAISAGENS JÁ HAVIA SE DESENVOLVIDO NO SÉCULO XVIII, MAS NO SÉCULO XIX GANHOU NOVA FORÇA, PRINCIPALMENTE NA INGLATERRA. CARACTERIZOU-SE, DE UM LADO, PELO REALISMO, DE OUTRO, PELA PREOCUPAÇÃO DOS ARTISTAS EM ESTUDAR E REPRESENTAR AS CONTÍNUAS VARIAÇÕES DE CORES DA NATUREZA DECORRENTES DA LUZ SOLAR AO LONGO DO DIA. Erupção do Vesúvio (1817), The British Art Center - New Haven

14 TURNER: A AGITAÇÃO NA PAISAGEM NATURAL.
VAPOR NUMA TEMPESTADE DE NEVE (1842). 91 X 1, 22 M. TATE GALLERY, LONDRES). O INGLÊS JOSEPH MALLORD WILLIAM TURNER ( ) USOU COMO TEMA FENÔMENOS DA NATUREZA: CHUVAS, TEMPESTADES, VENTOS. A NATUREZA REPRESENTADA POR ELE NÃO É SERENA E TRANQÜILA; NELA PREDOMINAM O MOVIMENTO E A AGITAÇÃO.

15 OUTRO ASPECTO QUE CHAMA A ATENÇÃO NA PINTURA DE TURNER É A PRESENÇA DE MÁQUINA. OS PINTORES ANTERIORES REPRESENTARAM ELEMENTOS DA NATUREZA, SERES HUMANOS, ANIMAIS OU MESMO EMBARCAÇÕES. Tempestade de neve Burial Paz no Mar (1842)

16 EM UMA DAS TELAS DE TURNER, PORÉM, VEMOS UMA LOCOMOTIVA, MEIO DE TRANSPORTE QUE COMEÇAVA A FAZER PARTE DO COTIDIANO DAS PESSOAS. CHUVA, VAPOR E VELOCIDADE (1844). 90 X 1,21 M. GALERIA NACIONAL, LONDRES).

17 CONSTABLE: O COTIDIANO NA PAISAGEM.
A Catedral de Salisbury vista do jardim do bispo (1823) AO CONTRÁRIO DE TURNER, O TAMBÉM INGLÊS JOHN CONSTABLE ( ) RETRATA UMA NATUREZA SERENA E PROFUNDAMENTE LIGADA AOS LUGARES ONDE ELE NASCEU, CRESCEU E TRABALHOU AO LADO DO PAI.

18 MUITOS ELEMENTOS DE SUAS PAISAGENS – MOINHOS DE VENTO, BARCAÇAS CARREGADAS DE CEREAIS – FAZEM PARTE DE SUAS LEMBRANÇAS DE JUVENTUDE. A CARROÇA DE FENO (1821), 1,30 X 1,85 M. GALERIA NACIONAL, LONDRES.

19

20 AS INOVAÇÕES NA ESCULTURA: RODIN.
ENTRE OS ESCULTORES QUE INOVARAM A ESCULTURA DO SÉCULO XIX DESTACA-SE O FRANCÊS AUGUSTE RODIN ( ).

21 Os burgueses de Calais, 1889 SUA PRODUÇÃO DESPERTOU MUITA POLÊMICA: ALGUNS ESTUDIOSOS APONTAM EM SEU TRABALHO A ACENTUADA TENDÊNCIA AO REALISMO; OUTROS CONSIDERAM MAIS A EMOÇÃO REVELADA POR MUITAS DE SUAS OBRAS.

22 "abandone a esperança, vós todos os que aqui entram".
As três sombras, 1886

23

24

25

26 OUTROS, AINDA, VÊEM EM SUA ESCULTURA CARACTERÍSTICAS DO IMPRESSIONISMO, MOVIMENTO DO QUAL FOI CONTEMPORÂNEO. O PENSADOR (1889), 1,83 M. MUSEU RODIN, PARIS).

27

28


Carregar ppt "A REALIDADE E A ARTE: ENTRE 1850 E 1900 DESENVOLVEU-SE NA ARTE EUROPÉIA, PRINCIPALMENTE NA PINTURA FRANCESA, UMA NOVA TENDÊNCIA, RELACIONADA À CRESCENTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google