A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula – 9.  Terminologia Arquivística  A Arquivística é uma profissão antiga, porém seu desenvolvimento e sua terminologia são recentes.  Para tornar-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula – 9.  Terminologia Arquivística  A Arquivística é uma profissão antiga, porém seu desenvolvimento e sua terminologia são recentes.  Para tornar-se."— Transcrição da apresentação:

1 Aula – 9

2  Terminologia Arquivística

3  A Arquivística é uma profissão antiga, porém seu desenvolvimento e sua terminologia são recentes.  Para tornar-se ciência qualquer disciplina deve desenvolver uma terminologia através de expres- sões de cunho técnico que sejam comunicadas entre profissionais da área. ◦ A terminologia é essencial no desenvolvimento da ciência, pois trás uma harmonia dos conceitos, diminuindo dificul- dades de entendimentos, reduzindo a qualidade técnica. ◦ Os glossários ou dicionários técnicos são importantes na divulgação dos conceitos da área. ◦ Toda área científica necessita ter um léxico como veículo de expressão para conseguir um entendimento correto. Na hora de transmitir não se pode dar lugar ao equívoco ou a distorções.

4  Um dos principais problemas da Arquivologia, sendo ponto de discussão em quase todas as reuniões nacionais e internacionais (HERRERA, 1993)  Falta de uma uniformização teórica e metodo- lógica.  Falta de uniformidade terminológica e concei- tual com utilizações diferenciadas por países e também dentro dos países (diferenças adminis- trativas).  Este problemática surge porque muitos arqui- vistas de sua própria experiência, não se atendendo a teorização.  Aumento do problema com a entrada da infor- mática.

5  Dos vocabulários podemos ressaltar: ◦ São manifestações da nossa identidade; ◦ São os testemunhos de nossa evolução e conhecimen- to; ◦ são as medidas dos nossos conhecimentos científicos; ◦ Instrumento indispensável para a comunicação e a normalização; ◦ Necessita de mudanças e atualizações.  A dificuldade terminológica levou a criação de um Comitê consultivo permanente de especi- alistas de Arquivo em 1931.  Proposta de criação de um léxico (dicionário).

6  Em 1964, foi lançado o Elsevier’s lexicon of archive terminology, que englobou termos em francês, inglês, alemão, espanhol, italiano e holandês.  Em 1984, o CIA publicou, com um caráter internacional, o Dictionary of archival terminology (DAT), compreende- ndo 503 termos e aproximando termos e definições em inglês a termos e definições em francês, além de esta- belecer equivalências em holandês, alemão, italiano, russo e espanhol.  Confecção de dicionários em diversos países. ◦ Glossário de Términos archivísticos (Espanha); ◦ Dictionary of Archival Terminology (Integrado: Alemanha, França, Espanha, Russia, EUA); ◦ Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (AN); ◦ Dicionário de Terminologia Arquivística (Portugal) ◦ Dicionário de Terminologia Arquivística (Bellotto)  No Brasil, uma vez fundada a Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB), formou-se, em 1971, um grupo de estudos sobre o assunto.

7  Integração com outras áreas do conhecimento e com as respectivas terminologias. ◦ Ex: ‘arquivar’ para um informático é armazenar – para um jurista é esquecer um processo.  Dificuldade em traduzir termos de uma língua para outra. ◦ Ex: ‘record management’ não equivalente exato, traduz-se por ‘gestão de documentos’  Termos específicos e termos genéricos em cada país para os instrumentos de pesquisa: ◦ Canadá: instuments de recherche (arquivos históricos) instruments de reparage (arquivos correntes). ◦ Na Espanha, em Portugal e nos países de latino-americanos usam terminologia diferente dos países de língua inglesa.  Diferenças conceituais: ◦ Fundos – Séries, peças, unidades de intalação, classifica- ção,ordenação, etc.

8 1. Acervo; 2. Acesso; 3. Acondicionamento; 4. Aquisição; 5. Arquivo; 6. Carta régia; 7. Catálogo; 8. Classificação; 9. Códice; 10. Conservação; 11. Contrato; 12. Data-limite; 13. Depósito; 14. Descrição documental; 15. Diplomática; 16. Documento; 17. Doc. Iconográfico 18. Eliminação; 19. Função-meio; 20. Fundo; 21. Gestão documental; 22. Indexação; 23. Instrumento de pesquisa; 24. Inventário; 25. Manuscrito; 26. Ofício; 27. Organização; 28. Parecer; 29. Plano de classificação; 30. Recuperação de informação; 31. Reprodução; 32. Série; 33. Tabela de temporalidade; 34. Tipologia documental 35. Valor primário/secundário


Carregar ppt "Aula – 9.  Terminologia Arquivística  A Arquivística é uma profissão antiga, porém seu desenvolvimento e sua terminologia são recentes.  Para tornar-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google