A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Plano de aula com uso de tecnologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Plano de aula com uso de tecnologia."— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Plano de aula com uso de tecnologia

2 Todo Ponto de vista é a vista de um ponto.
L. Boff

3 Especialista em Tecnologia
Sala de Aula Gestão Escolar Estudos Acadêmicos Especialista em Tecnologia

4 PLANEJAR É... Saber onde se está... Saber onde se quer chegar... Para definir o que fazer para chegar lá.

5 No livro Alice no País das Maravilhas, há um encontro entre Alice e o Gato. O encontro ocorre na floresta, da qual Alice deseja sair. Diz ela: - Como faço para sair daqui? - Depende – responde o Gato. Para onde você quer ir? Alice, então, responde: - Para qualquer lugar... E o Gato lhe diz: Então, qualquer caminho serve!!!!!

6 Saber onde se quer chegar
Pleno desenvolvimento Formação da Cidadania Mundo do Trabalho

7 Saber onde se quer chegar
Aprender a SER Aprender a CONVIVER Aprender a FAZER Aprender a APRENDER

8 Saber onde se quer chegar Revela-se na APRENDIZAGEM ESCOLAR
de CONTEÚDOS de PROCEDIMENTOS de ATITUDES

9 PRÓPRIOS DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CADA INSTITUIÇÃO

10 PLANEJAR É... Saber onde se está... Saber onde se quer chegar... Para definir o que fazer para chegar lá.

11 A REALIDADE NA QUAL NOS MOVEMOS E SOMOS

12 A REALIDADE NA QUAL NOS MOVEMOS E SOMOS

13 A REALIDADE NA QUAL NOS MOVEMOS E SOMOS

14 A REALIDADE NA QUAL NOS MOVEMOS E SOMOS Presença maciça da TECNOLOGIA

15 “ Se as escolas não levarem a tecnologia para a sala de aula, serão os próprios alunos que o farão”
Romero Tori

16 PLANEJAR É... Saber onde se está... Saber onde se quer chegar... Para definir o que fazer para chegar lá.

17 Uma lição das lutas marciais... Usar a força contrária a nosso favor

18 Ajuda informal dos Alunos
Monitoria de Alunos

19 O professor e sua relação com as tecnologias emergentes

20

21 ESTUDOS DA NEUROCIÊNCIA
Com advento das novas tecnologias, processamos informações mais rápido que há 20 anos. Crianças são mais visuais – córtex visual 20% mais largo. Absorvem bem informações visuais, respondem bem a vários estímulos, mas processam e refletem pouco. Jogos de videogames – memorizam flashs, respondem a estímulos, mas não elaboram pensamentos em termos cognitivos mais altos. Aprendem mais pela interatividade e agilidade (rapidez). Nosso cérebro trabalha por trocas. Se estímulo muito uma habilidade, não estímulo outra. ESTUDOS DA NEUROCIÊNCIA

22 Objetos educacionais digitais (OEDs)
OEDs podem ser compostos por conteúdo instrucional (como animações), de prática (como jogos) e de avaliação (como testes interativos), sempre com base em um objetivo pedagógico específico. Tendência existe no Brasil desde 1999, mas ganhou força com o edital do PNLD 2014, inteiramente baseado na produção de OEDs.

23 3.4.1. Os conteúdos multimídia deverão ser elaborados tendo em vista o uso tanto coletivo
(em sala de aula, sob a orientação do professor) quanto o individual (fora de sala de aula). Extraído do PNLD 2014

24 OEDs: Editora Moderna Atuação desde 2008 no segmento de OEDs (Enciclopédia do Estudante) Repositório com centenas de OEDs para Ensino Fundamental e Médio Objetos de natureza e objetivos pedagógicos variados: Áudios Animações Vídeos Experimentos Simulações Jogos Hipermídia etc.

25 E a Escola?

26 Modelos Cartesianos Modelos Sistêmicos Cultura Gutenberg Cultura Net

27 Os ALUNOS devem aprender
Plano de aula Objetivos Conteúdo Recursos Estratégias Avaliação O QUÊ QUANDO COMO Os ALUNOS devem aprender

28 Nós, PROFESSORES, devemos aprender
O QUÊ QUANDO COMO Nós, PROFESSORES, devemos aprender

29 O que nós, PROFESSORES, devemos aprender
TAREFA PESSOAL TAREFA DA ESCOLA Constitutiva da identidade profissional Constitutiva da responsabilidade social institucional

30 Desafio aos PROFESSORES
PLANEJAMENTO Conteúdo Cronograma Metodologia Recursos Avaliação O quê? Quando? Como? Resultados? O que nós, PROFESSORES, precisamos aprender, como e quando, para melhor respondermos INDIVIDUAL e COLETIVAMENTE às necessidades ATUAIS e FUTURAS dos Alunos?

31 Assessoria Pedagógica
– Física - Gramática / Literatura – Ciências / Biologia – História / Filosofia – Geografia / Sociologia – Matemática – Química – EI e EF1


Carregar ppt "TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Plano de aula com uso de tecnologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google