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PublicouMaria das Dores Coelho Amaral Alterado mais de 8 anos atrás
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CSA 404 COMÉRCIO ELETRÔNICO Roberto Maranhão
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Fatores e Características de Sucesso na WEB
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Roberto Maranhão3 Roberto Maranhão3 A maior em volume
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Roberto Maranhão4 Roberto Maranhão4 A 2ª em volume
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Roberto Maranhão5 Roberto Maranhão5 A concorrência
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Roberto Maranhão6 Roberto Maranhão6
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Coleta de Informações e Fidelização de Clientes
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Roberto Maranhão8 Roberto Maranhão8 A aula no curso A Gerência de Informação é essencial para estruturar e manipular a grande quantidade de dados que é coletada pelos sistemas e portais da WEB; As teorias utilizadas para armazenamento e análise dos dados coletados incluem: Estrutura de dados; Bancos de dados; Linguagem de consultas (SQL);
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Roberto Maranhão9 Roberto Maranhão9 A aula na disciplina Na disciplina de comércio eletrônico, já vimos: Importância do comércio eletrônico; Tipos de consumidor; Modos de pagamento;
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Roberto Maranhão10 Roberto Maranhão10 A aula de hoje Captura de informações sobre consumidores na web e retenção de clientes na WEB. Objetivos: Tomada de decisões estratégicas; Aumento das vendas; Fidelização; Melhoria da imagem da empresa;
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Roberto Maranhão11 Roberto Maranhão11 Comércio Eletrônico Decisões estratégicas a serem tomadas por um administrador: Já vimos: Logística Finanças RH Veremos hoje: Marketing - Coleta de Informações sobre consumidores na web e retenção de clientes na WEB
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Roberto Maranhão12 Roberto Maranhão12 Mídias Sociais Uma poderosa ferramenta para as empresas são as mídias sociais; A série “Person of Interest” chega a brincar que elas são o sonho de qualquer agência de vigilância; Um ponto de discussão é até que ponto a presença paga funciona e quanto é necessário que a empresa realmente participe da rede para conseguir efeito; Em ambos os casos é possível conhecer muito a respeito do seu consumidor através das informações coletadas digitalmente;
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Roberto Maranhão13 Roberto Maranhão13 Curta o Facebook A rede social está – principalmente no Brasil – praticamente onipresente, permitindo uma janela para a vida privada de cada um dos seus clientes. Algumas perguntas que poderiam ser respondidas com o auxílio do Facebook: Os clientes que gostam da sua empresa gostam de quais outras empresas? Quais parcerias devem ser analisadas? Qual posicionamento de marca deve ser trabalhado? Quais atributos dos seus produtos são mais valorizados pelos clientes?
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Roberto Maranhão14 Roberto Maranhão14 Facebook – página de um cliente
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Roberto Maranhão15 Roberto Maranhão15 Twitter Trends Cada vez mais o mundo todo fala da mesma coisa ao mesmo tempo; Uma notícia é repetida à exaustão. Um atentado, um desabamento na Índia, a conquista de um campeonato; Inserir positivamente sua empresa nesses trends (muitas vezes traduzido como tendência) é uma fonte de clientes e de propaganda gratuita; Acompanhar sua empresa é essencial para diagnosticar problemas em sua fase inicial. O dia depois do encerramento do campeonato pode não ser um bom dia para iniciar uma promoção.
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Roberto Maranhão16 Roberto Maranhão16 O Brasil fala sobre o quê? trendsmap.com
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Roberto Maranhão17 Roberto Maranhão17 Utilize seu site Ferramentas como Google Analytics permitem uma melhor compreensão do seu próprio site; Informações que podem melhorar o contato com os clientes: Qual página é mais visitada? Qual é mais abandonada? Seus clientes navegam no seu site ou simplesmente acessam uma página e saem?
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Roberto Maranhão18 Roberto Maranhão18 Google Analytics
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Roberto Maranhão19 Roberto Maranhão19 Google Analytics II Qual tecnologia seus clientes usam?
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Roberto Maranhão20 Roberto Maranhão20 Meus horários de uso de internet Fonte: https://history.google.com/history/?hl=pt-BRhttps://history.google.com/history/?hl=pt-BR
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Roberto Maranhão21 Roberto Maranhão21 Identifique o cliente em múltiplos aparelhos Startup para identificar a pessoa mesmo que esteja usando aparelhos diferentes; Fonte: http://www.drawbrid.ge/http://www.drawbrid.ge/
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Roberto Maranhão22 Roberto Maranhão22 Georeferência A localização geográfica sempre foi uma poderosa ferramenta; Serviços como GeoIP permitem que um site saiba aproximadamente qual a localização geográfica de seus usuários; Ferramentas mais modernas como a recém publicada integração de localização do Google, integrando o conhecimento de redes sem fio, torres de celular e informações de GPS dos telefones permitem um mapa muito mais preciso;
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Roberto Maranhão23 Roberto Maranhão23 Georeferência II O aumento do uso de Apps permite adicionar funcionalidades de monitoramento dos passos da pessoa – muitas delas voluntárias como o sistema de GPS Waze; O momento em que seu telefone vai te avisar da promoção alguns metros à frente não está distante. O Google já prometeu essa ferramenta consumindo menos de 1% da bateria a cada hora de uso e permitindo até 100 áreas por aplicativo.
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Roberto Maranhão24 Roberto Maranhão24 Construção de alertas Facebook, Twitter, Tumblr etc tomam mais tempo que geram retorno? A ferramenta If This Then That (IFTTT) permite construir alertas do tipo “se acontecer isso, faça aquilo”; Essa ferramenta pode reduzir a carga de trabalho necessária para verificar continuamente se alguma coisa está acontecendo com sua marca;
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Roberto Maranhão25 Roberto Maranhão25 Experiência A nova palavra de ordem é experiência. Ferramentas cada vez mais interativas estão aparecendo e servem para detectar o que os clientes querem; Recentemente a Red Bull F1 lançou uma ferramenta que permite que fãs “solicitem” um desafio, que pode ser uma imagem ou uma informação a respeito da equipe ou dos bastidores; Mais contato, mais “experiência” e maior sensação de “fazer parte”; Possibilidade de adequar todo o material de divulgação incluindo essas áreas de interesse;
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Roberto Maranhão26 Roberto Maranhão26 Retenção depende de entender os clientes Os exageros afastam os clientes em vez de aproximá-los; Algumas empresas só usam telefones que permitem que a bateria seja retirada, para os casos em que querem ter certeza de privacidade; Ferramentas de controle remoto de aparelhos celulares estão cada vez mais comuns e complexas;
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ALGUNS EXAGEROS
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Roberto Maranhão28 Roberto Maranhão28 Buscas que podem ser constrangedoras:
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Roberto Maranhão29 Roberto Maranhão29 Malte Spitz Requisitou toda a informação que a companhia telefônica tinha a respeito dele; Localização, contatos, conteúdos de mensagens de texto; O resultado, compilado, pode ser visto em: http://www.zeit.de/datenschutz/malte-spitz-data- retention http://www.zeit.de/datenschutz/malte-spitz-data- retention
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Roberto Maranhão30 Roberto Maranhão30 Reações em outros países Opção “do not track” – auto imposição de limite das informações que podem ser mapeadas; Preocupação com privacidade – limites impostos a vários sites (Facebook e Google principalmente) no quesito armazenamento de informações fora do país de origem;
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Roberto Maranhão31 Roberto Maranhão31 Próximas aulas A partir de hoje estudaremos com detalhes cada uma dessas ferramentas Ética - como usar essa informação e quais os limites da legalidade; Como realizar a integração dos sistemas de informação sem comprometer a privacidade e a intimidade; Como atingir o objetivo do comércio eletrônico de fidelizar clientes;
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Roberto Maranhão32 Roberto Maranhão32 Atividades para próxima aula: Investigue sua empresa (ou você) no Google a partir do seu computador e a partir de um computador que não pertence a você; Compare e analise as diferenças; Investigue o impacto do vídeo “United Breaks Guitars” e discuta o custo na retenção de clientes, quando uma empresa demora a responder a uma demanda de seus clientes.
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