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Nome da Disciplina Nome do Professor. 2ª AULA. 30 de abril de 2011. EMPREENDEDORISMOe PLANO DE NEGÓCIOS.

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1 Nome da Disciplina Nome do Professor

2 2ª AULA. 30 de abril de 2011. EMPREENDEDORISMOe PLANO DE NEGÓCIOS

3 Oportunidade e Mercado

4 O mercado é formado por Clientes. O que ele quer? Como ele quer? Quando ele quer? Quanto ele quer? Onde ele quer? Porque ele quer? O que é QUERER?!!!

5 As necessidades É comum ouvirmos dizer que o marketing cria desejos e necessidades nas pessoas. Isto é verdade?

6 As Necessidades do Cliente Entendendo o mercado.

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8 A pirâmide de Maslow AS NECESSIDADES:

9 Necessidades FISIOLÓGICAS Estas são as necessidades mais básicas. Quando não satisfazemos estas necessidades temos um desconforto. Uma vez satisfeitas nós abandonamos estas preocupações e passamos a nos preocupar com outras coisas.

10 Necessidades de SEGURANÇA No mundo conturbado em que vivemos procuramos fugir dos perigos. Buscamos por: A busca da religião e de uma crença deve ser colocada neste nível da hierarquia.

11 Necessidades SOCIAIS O ser humano precisa amar e pertencer. O ser humano tem a necessidade de ser amado, querido por outros, de ser aceito por outros. Quando nos agrupamos temos a sensação de pertencer a um grupo, ou a uma "tribo".

12 Necessidades de ESTIMA O ser humano procura alcançar objetivos. Auto-estima: É ser a pessoa que se é, é gostar de si, é acreditar em si e reconhecer seu próprio valor. Hétero-estima: O reconhecimento e a atenção que se recebe das outras pessoas.

13 Necessidades de AUTO REALIZAÇÃO O ser humano busca a sua realização como pessoa, pelo seu potencial único. Busca conhecimento, bens e felicidade

14 É assim que o mercado funciona! Acredite nisto e economize energia, trabalho e dinheiro energia, trabalho e dinheiro

15 Portanto CUIDADO! As certezas que você possui sobre o mundo talvez sejam seus maiores inimigos. Maslow

16 Dinâmica de grupo O grupo deve montar uma estratégia de persuasão para a venda de um produto ao cliente. (Grupos de cinco participantes)

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18 O Cliente Um produto ou serviço só é bom, se conseguir se aproximar do que realmente interessa ao cliente. A qualidade consiste em satisfazer as suas expectativas. Para isso é necessário escutá-lo.

19 Todo negócio tem riscos!

20 Análise de riscos Cuidado com a Concorrência Cuidado com a Rotina Cuidado com a Desmotivação Cuidado com a Qualidade Cuidado com o Preço Cuidado com a Propaganda Cuidado com o Cliente

21 Entendendo os riscos Strengths Weaknesses Opportunities Threats EMPRESA MERCADO

22 Analisando a oportunidade. Perguntas importantes: O ganho permite que você conquiste suas metas? Os gastos compensam o retorno? A dedicação necessária X Expectativas de vida. Será que vale a pena?

23 A empresa Montando um Plano de Negócio

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25 1ª Parte SUMÁRIO EXECUTIVO Descrição do conteúdo do Plano de Negócio. Escrito de forma a chamar a atenção do leitor.

26 Descrição da oportunidade. Porque será um sucesso. 2ª Parte

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28 Onde moram ou trabalham? Faixa etária (criança, adolescente, adulto, etc.) Sexo (Percentuais % de masc. e % de fem.) Quanto ganha ou pagaria por seu produto? (Ticket médio) Aspectos culturais (família, trabalho, religião, etc.) Hábito de consumo (moderno, tradicional, lazer, etc.) Quantidade: Em expansão, estável ou em decréscimo. 3ª Parte PROJEÇÃO DA DEMANDA O Cliente

29 4ª Parte Quem são: Pontos fortes e Fracos ANÁLISE DA CONCORRENCIA

30 5ª Parte Produção própria ou em parceria Quantidade, Qualidade, Prazo, Preço. Expectativas de venda PLANO DE PRODUÇÃO

31 6ª Parte Seu produto X produto concorrente: Qualidade, Serviços e conveniência, Localização, Preço, Horários, Métodos de venda, Reputação, etc. Descrição – Pontos Fortes e Fracos COMPARATIVOS

32 7ª Parte Como satisfazer as necessidades Adequação de produto Ponto de Venda Preço Promoção e divulgação PLANO DE MARKETING

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34 8ª Parte Custos Fixos, Custos Variáveis e Custos de Comercialização. Formação de Preço. VIABILIDADE FINANCEIRA

35 2ª Tarefa: Exercício de Análise Financeira. O aluno (trabalho individual) fará uma análise financeira do exercício que será entregue. Esta análise deverá ser entregue no início da próxima aula, amanhã dia 13/05. Tarefa para próxima aula:

36 Exercício Financeiro.

37 Muito obrigado. Boa noite. Até a próxima aula No dia 13/05/2011.

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