A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRIORIDADE.: 1 / 8 Idealizado: em 15 de Setembro de 2003

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRIORIDADE.: 1 / 8 Idealizado: em 15 de Setembro de 2003"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto: “ Almirante CANARIS” SI – Seção de Inteligência Segurança Orgânica do Executivo
PRIORIDADE.: 1 / 8 Idealizado: em 15 de Setembro de 2003 Atualizado: em 08 de Dezembro de 2008

2 Prefeitura de Pirassununga - 2013
Secretaria Municipal de Segurança Pública : Coordenadoria Municipal de Segurança Pública: Departamento Municipal de Infra-estrutura de Transporte ( DMITT , DMITA ) Departamento Municipal de Infra-estrutura em Inteligência Institucional – SI Departamento Municipal de Infra-estrutura em Treinamento de Resgate, Sobrevivência e Defesa Civil – ( BO , UR , SAMU , USA ) Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Integradas: Bombeiro Municipal . Guarda Civil Municipal ( sub-projetos ) . - Fardamento ; - Nova Sede Informatizada e com Infra-estrutura ; - Norma Padrão de Ação – NPA ; - Operacionalidade ( ação individual e defesa pessoal ) ; - Próprio Municipal Residencial N,S,L, SANTA-FÉ ; - Saúde Funcional ( TACF ) ; - Treinamento Tático ( ação coletiva ) .

3

4 ATENÇÃO @ O agrupamento de diversas imagens têm o único objetivo de ilustrar e facilitar melhor entendimento das idéias iniciais, as quais “idéias” nem todas são inovadoras contudo refletem a intenção de modernização, inclusão social e justiça social para todos os munícipes. Há a preocupação de se respeitar as fontes: de imagens, ideologias, fotos geradas visando ao fim social a que se destina este trabalho...

5 Projeto “ Almirante CANARIS ”
Tudo por uma VIDA mais Justa, Controlada e Segura...

6 MENTALIDADE DE SEGURANÇA
Assunto: A importância da MENTALIDADE DE SEGURANÇA 2013 Prefeitura Municipal de Pirassununga Divisão de Inteligência

7

8 Motivar e Comprometer o funcionário público municipal do
Objetivo: Motivar e Comprometer o funcionário público municipal do Executivo, Legislativo, Autarquias nesta questão... a partir de 2013.

9 Aumento dos índices de criminalidade em Pirassununga SP
FONTE: SSP SP e Delegacia de Pirassununga

10 Por que proteger as informações ?
O vazamento de informações pode causar: Comprometimento da Máquina Pública; Perdas materiais; Ameaças; Perdas de vidas. O elemento mais vulnerável de qualquer sistema de segurança da informação é o ser humano.

11 Fontes das ameaças Secreto Descuido com as áreas e instalações
Acessos não autorizados a sistemas Tratamento inadequado dos documentos Má utilização dos Recursos Vazamento de Informações Risco para a Máquina Pública Descuido com as áreas e instalações Descuido com equipamentos Engenharia Social

12 Engenharia Social São práticas utilizadas para obter acesso a informações importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas por meio da enganação ou exploração da confiança das pessoas. Para isso, o golpista pode se passar por outra pessoa, assumir outra personalidade, fingir que é um profissional de determinada área, etc. É uma forma de entrar em organizações que não necessita da força bruta ou de erros em máquinas. Explora as falhas de segurança das próprias pessoas que, quando não treinadas para esses ataques, podem ser facilmente manipuladas.

13 Traços comportamentais e psicológicos explorados na Engenharia Social
Vaidade pessoal e / ou profissional : “O ser humano costuma ser mais receptivo a avaliação positiva e favorável aos seus objetivos, aceitando basicamente argumentos favoráveis a sua avaliação pessoal ou profissional ligada diretamente ao benefício próprio ou coletivo de forma demonstrativa.” Fonte.: Haroldo Rodrigues – Psicologia Social.

14 Traços comportamentais e psicológicos explorados na Engenharia Social
Autoconfiança : “O ser humano busca transmitir em diálogos individuais ou coletivos o ato de fazer algo bem, coletivamente ou individualmente, buscando transmitir segurança, conhecimento, saber e eficiência, buscando criar uma estrutura base para o início de uma comunicação ou ação favorável a uma organização ou individuo.”

15 Traços comportamentais e psicológicos explorados na Engenharia Social
Formação profissional : “O ser humano busca valorizar sua formação e suas habilidades adquiridas nesta faculdade, buscando o controle em uma comunicação, execução ou apresentação seja ela profissional ou pessoal buscando o reconhecimento pessoal inconscientemente em primeiro plano.”

16 Traços comportamentais e psicológicos explorados na Engenharia Social
Vontade de ser útil : “O ser humano, comumente, procura agir com cortesia, bem como ajudar outros quando necessário.”

17 Traços comportamentais e psicológicos explorados na Engenharia Social
Busca por novas amizades : “O ser humano costuma se agradar e sentir-se bem quando elogiado, ficando mais vulnerável e aberto a dar informações.”

18 Segmentos da Contra-Inteligência
Segurança Orgânica: (Preventivo) Segurança Ativa: (Pró-ativo) Segurança do Pessoal Contra-Espionagem Segurança na Documentação e Material Contra-Sabotagem Segurança nos meios de TI e Rede de Informática intranet e internet da Máquina Pública Municipal Contrapropaganda Segurança Patrimonial nas Áreas e Instalações da Máquina Pública Municipal

19 Vazamento Involuntário
A maior parte dos vazamentos de informações acontecem de forma não-desejada. O funcionário não tem a intenção de entregar para um estranho as informações sigilosas, mas acaba falando sem perceber ou cometendo inconfidências ao fazer comentários em público. “Cerca de 85% das informações sigilosas são vazadas involuntariamente.” A espionagem de hoje é bem diferente daquela da época da Guerra Fria. O espião não precisa mais entrar fisicamente na empresa para roubar a chave do cofre. Ele usa técnicas de indução e de infiltração. Na indução, o espião conversa com a pessoa até extrair alguma informação dela, o que pode demorar algumas semanas. Ele pode conhecê-la num bar ou em um ônibus e tentar manter o contato. Na técnica de infiltração, ele cola em alguém para saber aonde a pessoa vai e o que faz, além de ouvir as conversas dela. Extraído do site da web

20 RESPONSABILIDADE

21 Previsão legal no âmbito militar RDAER
Exemplos.: Previsão legal no âmbito militar RDAER Art. 10. São transgressões disciplinares, quando não constituírem crime: 69 - publicar, "comentar", difundir ou apregoar notícias exageradas, tendenciosas ou falsas, de caráter alarmante ou não, que possam gerar o desassossego público; 75 - ser indiscreto em relação a assuntos de caráter oficial, cuja divulgação possa ser prejudicial à disciplina ou à boa ordem do serviço;

22 DOS CRIMES MILITARES EM TEMPO DE PAZ TÍTULO I
DOS CRIMES CONTRA A SEGURANÇA EXTERNA DO PAÍS Revelação de notícia, informação ou documento Art Revelar notícia, informação ou documento, cujo sigilo seja de interesse da segurança externa do Brasil: Pena - reclusão, de três a oito anos. Fim da espionagem militar 1º Se o fato é cometido com o fim de espionagem militar: Pena - reclusão, de seis a doze anos. Resultado mais grave 2º Se o fato compromete a preparação ou a eficiência bélica do país: Pena - reclusão, de dez a vinte anos. Modalidade culposa 3º Se a revelação é culposa: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, no caso do artigo; ou até quatro anos, nos casos dos §§ 1º e 2º.

23 Dos Crimes Contra a Inviolabilidade dos Segredos de Caráter Particular
Divulgação de segredo Art Divulgar, sem justa causa, conteúdo de documento particular sigiloso ou de correspondência confidencial, de que é detentor ou destinatário, desde que da divulgação possa resultar dano a outrem: Pena - detenção, até seis meses. Violação de segredo profissional Art Revelar, sem justa causa, segredo de que tem ciência, em razão de função ou profissão, exercida em local sob administração militar, desde que da revelação possa resultar dano a outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano.

24 ENFOQUE IDEAL Implantar uma política de segurança institucional ampla,estável e forte por meio da sensibilização, capacitação e treinamento do elo mais fraco da cadeia PESSOAS TECNOLOGIA PROCESSOS

25 A Segurança é um Conjunto de Medidas.

26 Princípios que devem ser perseguidos:
Não fale em público sobre assuntos sigilosos (Gabinete do Chefe); Tome cuidado com o que fala em elevadores, ônibus e rodoviárias; Não converse sobre assuntos sigilosos pelo telefone, seja ele celular ou fixo; Não deixe documentos sigilosos expostos; Quando for sair guarde os documentos sigilosos em locais adequados e nunca leve-os para casa; Lembre-se : seu amigo tem um amigo, e este amigo tem outro amigo, por isso, seja discreto.

27 Dúvidas? ? ? Pirassununga terá 2013... OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES:
Inteligência RAMAL 7070 usar o “FALE COM O PREFEITO”

28 “ Apenas duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana ,
e Eu não tenho certeza sobre o primeiro ”. Albert Einstein


Carregar ppt "PRIORIDADE.: 1 / 8 Idealizado: em 15 de Setembro de 2003"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google