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Gestão da Produção e Logística
PADRONIZAÇÃO Gestão da Produção e Logística Alexandre Takarabe Felipe Cordeiro Pollyanna Batista Vitor Humel
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PADRONIZAÇÃO Campos, Livro: Padronização de Empresas “A Padronização é uma ferramenta de gerenciamento fundamental. É a passagem mais sólida para conseguir aliar a produtividade e competitividade.”
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PADRONIZAÇÃO Arantes, Livro: Padronização participativa das empresas de qualidade “Consiste em um ciclo: 1º – Planejar o padrão; 2º – Executar conforme o padrão; 3º – Verificar a efeciência do padrão e do treinamento; 4º – Melhorar 1º, 2º e 3º.”
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IMPORTÂNCIA Competitividade - Redução de custos - Produtividade - Qualidade
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IMPORTÂNCIA Sem padronização - Variação de resultados - Falta de controle sobre os processos Fator humano - Oscilações: Produtividade e Qualidade
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IMPORTÂNCIA Executores e gestores - Compreender - Produto final = Resultado - Completo processo produtivo
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IMPLEMENTAÇÃO Técnicas: - MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) PDCA (Planejar, Desenvolver, Chegar e Agir) Diagrama de Pareto
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MASP (Método de Análise e Solução de Problemas)
1º – Assimilar os defeitos e Identificar os problemas; 2º- Observar; 3º – Identificar e avaliar as causas dos defeitos; 4º – Planejar ações para a solução; 5º – Agir; 6º – Analisar as Alternativas de solução ou verificação; 7º – Padronizar
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PDCA (Planejar, Desenvolver, Chegar e Agir)
Planejar: objetivos e metas, estratégias ou métodos; Desenvolver: plano em prática, medir etapas, verificar o processo; Checar: analisar dados, verificar, desvios, falhas, pontos fracos, mudanças; Agir: efetivar mudanças, corrigir métodos ou metas.
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DIAGRAMA DE PARETO Gráfico de barras verticais mais altas à esquerda: - número relativamente pequeno de causas - produzirá a grande maioria dos problemas ou defeitos Princípio 80/20
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DIAGRAMA DE PARETO
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PROCESSOS Hammer e Champy, Livro: Reengenharia “Processos são grupos de atividades que se realizam por uma sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço e que o mesmo possui valor para um grupo específico de clientes. Com isso poderemos destacar que a especificação detalhada de um processo o torna mais transparente e de fácil compreensão por todos os agentes que executarão o mesmo.”
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PROCESSOS Sequência lógica: - Fórmula utilizada pelo executor para produzir o resultado esperado Valor: - Objetivo do processo produtivo - Atender as necessidades do processo e do cliente final
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DOCUMENTO DE TRABALHO PADRÃO
Sempre o mesmo resultado Independente do executor Ferramenta de Treinamento
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EXECUÇÃO DO PADRÃO O padrão deve ser real, palpável, claro e objetivo;
O papel do chefe deve ser entendido como o de um professor; O treinamento de cada operador deve ser feito com uma grande excelência visando aumentar a competência do trabalhador, o transformando em um especialista na sua função.
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PADRONIZAÇÃO Análise Detalhamento Medição Documentação Melhor forma
Treinamento Melhor forma Máximo desempenho
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ISO (International Organization for Standardization)
Sede: Genebra ( +163 países) Brasil: representada pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT)
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ISO Objetivo: criar normas que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão de qualidade, confiança nos fornecedores, qualidade do produto, satisfação do cliente. Princípios: organização com documentação acessível, ágil, que tenha equipamentos limpos e em bom estado. Mas um dos aspectos mais importantes é o da auditoria interna Características: Envolve a alta administração; Sistema realimentado
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ISO Importante: Não conferem qualidade extra a um produto (ou serviço), garantem apenas que o produto (ou serviço) apresentará sempre as mesmas características. * Para uma empresa receber qualquer certificado da ISO, ela deve passar por um projeto com diversas fases, para garantir que a implementação dos processos é feita corretamente Normas mais conhecidas: ISO 9000, ISO 9001, ISO e ISO 14064
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Normas do tipo “guia” ISO 9000 - esclarece diferenças e inter- relações entre os principais conceitos da qualidade; fornece diretrizes para seleção, uso e aplicação das demais normas da série, que podem ser utilizadas para o gerenciamento da qualidade e a garantia da qualidade. ISO 9004 - fornece diretrizes para implantar e implementar o sistema da qualidade: fatores técnicos, administrativos e humanos que afetem a qualidade de produtos ou serviços;
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Normas do tipo "modelo de conformidade"
ISO 9001 - garantia da qualidade em projetos / desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica. É a mais abrangente, compreendendo todos os processos da empresa. ISO 9002 - garantia da qualidade na produção, instalação e assistência técnica; ISO 9003 - garantia da qualidade na inspeção e ensaio final. É o mais simples.
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ISO * A seleção do modelo adequado depende de fatores como: o grau de parceria com o cliente, a economia, a complexidade e maturidade do projeto, a complexidade do processo produtivo, as características do produto ou serviço, dentre outros.
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Vantagens: Empresa: Redução das perdas de produção; Menos reprocessamento, reparo e trabalho; Menor número de reposições. Tem reputação; Evita perda de mercado; Tem responsabilidade civil; Clientes: Têm segurança da fonte proveniente; Evitam danos a saúde; Têm grande satisfação com o produto ou serviço; Reduz custos
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ISO “ A ISO não garante que o vinho de uma determinada vinícola seja mais saboroso que o de outra não-certificada, entretanto garantirá a manutenção de suas características. “ Referências:
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EXEMPLO PRÁTICO
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Base para implementação da qualidade
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Ordem de Trabalho utilizada pela empresa
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Padronização da Ordem de Trabalho
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Padronização do catálogo do estoque
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Padronização do Estoque
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Padronização de Etiquetas do Estoque
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EXEMPLO PRÁTICO
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Preparo da M.P Compra Preparo Frango Moda Estação Servir! Corte
Pesagem Ensacamento M.P. Chapa Moda Estação Mistura Pesagem Modelagem Ingrediente principal Ingrediente Secundarios Montagem Torra Servir!
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Preparação da M.P.
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Preparação da M.P.
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Preparo
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