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Gestão da Produção e Logística

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Apresentação em tema: "Gestão da Produção e Logística"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Produção e Logística
PADRONIZAÇÃO Gestão da Produção e Logística Alexandre Takarabe Felipe Cordeiro Pollyanna Batista Vitor Humel

2 PADRONIZAÇÃO Campos, Livro: Padronização de Empresas “A Padronização é uma ferramenta de gerenciamento fundamental. É a passagem mais sólida para conseguir aliar a produtividade e competitividade.”

3 PADRONIZAÇÃO Arantes, Livro: Padronização participativa das empresas de qualidade “Consiste em um ciclo: 1º – Planejar o padrão; 2º – Executar conforme o padrão; 3º – Verificar a efeciência do padrão e do treinamento; 4º – Melhorar 1º, 2º e 3º.”

4 IMPORTÂNCIA Competitividade - Redução de custos - Produtividade - Qualidade

5 IMPORTÂNCIA Sem padronização - Variação de resultados - Falta de controle sobre os processos Fator humano - Oscilações: Produtividade e Qualidade

6 IMPORTÂNCIA Executores e gestores - Compreender - Produto final = Resultado - Completo processo produtivo

7 IMPLEMENTAÇÃO Técnicas: - MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) PDCA (Planejar, Desenvolver, Chegar e Agir) Diagrama de Pareto

8 MASP (Método de Análise e Solução de Problemas)
1º – Assimilar os defeitos e Identificar os problemas; 2º- Observar; 3º – Identificar e avaliar as causas dos defeitos; 4º – Planejar ações para a solução; 5º – Agir; 6º – Analisar as Alternativas de solução ou verificação; 7º – Padronizar

9 PDCA (Planejar, Desenvolver, Chegar e Agir)
Planejar: objetivos e metas, estratégias ou métodos; Desenvolver: plano em prática, medir etapas, verificar o processo; Checar: analisar dados, verificar, desvios, falhas, pontos fracos, mudanças; Agir: efetivar mudanças, corrigir métodos ou metas.

10 DIAGRAMA DE PARETO Gráfico de barras verticais mais altas à esquerda: - número relativamente pequeno de causas - produzirá a grande maioria dos problemas ou defeitos Princípio 80/20

11 DIAGRAMA DE PARETO

12 PROCESSOS Hammer e Champy, Livro: Reengenharia “Processos são grupos de atividades que se realizam por uma sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço e que o mesmo possui valor para um grupo específico de clientes. Com isso poderemos destacar que a especificação detalhada de um processo o torna mais transparente e de fácil compreensão por todos os agentes que executarão o mesmo.”

13 PROCESSOS Sequência lógica: - Fórmula utilizada pelo executor para produzir o resultado esperado Valor: - Objetivo do processo produtivo - Atender as necessidades do processo e do cliente final

14 DOCUMENTO DE TRABALHO PADRÃO
Sempre o mesmo resultado Independente do executor Ferramenta de Treinamento

15 EXECUÇÃO DO PADRÃO O padrão deve ser real, palpável, claro e objetivo;
O papel do chefe deve ser entendido como o de um professor; O treinamento de cada operador deve ser feito com uma grande excelência visando aumentar a competência do trabalhador, o transformando em um especialista na sua função.

16 PADRONIZAÇÃO Análise Detalhamento Medição Documentação Melhor forma
Treinamento Melhor forma Máximo desempenho

17 ISO (International Organization for Standardization)
Sede: Genebra ( +163 países) Brasil: representada pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT)

18 ISO Objetivo: criar normas que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão de qualidade, confiança nos fornecedores, qualidade do produto, satisfação do cliente. Princípios: organização com documentação acessível, ágil, que tenha equipamentos limpos e em bom estado. Mas um dos aspectos mais importantes é o da auditoria interna Características: Envolve a alta administração; Sistema realimentado

19 ISO Importante: Não conferem qualidade extra a um produto (ou serviço), garantem apenas que o produto (ou serviço) apresentará sempre as mesmas características. * Para uma empresa receber qualquer certificado da ISO, ela deve passar por um projeto com diversas fases, para garantir que a implementação dos processos é feita corretamente Normas mais conhecidas: ISO 9000, ISO 9001, ISO e ISO 14064

20 Normas do tipo “guia” ISO 9000 - esclarece diferenças e inter- relações entre os principais conceitos da qualidade; fornece diretrizes para seleção, uso e aplicação das demais normas da série, que podem ser utilizadas para o gerenciamento da qualidade e a garantia da qualidade. ISO 9004 - fornece diretrizes para implantar e implementar o sistema da qualidade: fatores técnicos, administrativos e humanos que afetem a qualidade de produtos ou serviços;

21 Normas do tipo "modelo de conformidade"
ISO 9001 - garantia da qualidade em projetos / desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica. É a mais abrangente, compreendendo todos os processos da empresa. ISO 9002 - garantia da qualidade na produção, instalação e assistência técnica; ISO 9003 - garantia da qualidade na inspeção e ensaio final. É o mais simples.

22 ISO * A seleção do modelo adequado depende de fatores como: o grau de parceria com o cliente, a economia, a complexidade e maturidade do projeto, a complexidade do processo produtivo, as características do produto ou serviço, dentre outros. 

23 Vantagens: Empresa: Redução das perdas de produção; Menos reprocessamento, reparo e trabalho; Menor número de reposições. Tem reputação; Evita perda de mercado; Tem responsabilidade civil; Clientes: Têm segurança da fonte proveniente; Evitam danos a saúde; Têm grande satisfação com o produto ou serviço; Reduz custos

24 ISO “ A ISO não garante que o vinho de uma determinada vinícola seja mais saboroso que o de outra não-certificada, entretanto garantirá a manutenção de suas características. “ Referências:

25 EXEMPLO PRÁTICO

26 Base para implementação da qualidade

27 Ordem de Trabalho utilizada pela empresa

28 Padronização da Ordem de Trabalho

29 Padronização do catálogo do estoque

30 Padronização do Estoque

31 Padronização de Etiquetas do Estoque

32 EXEMPLO PRÁTICO

33 Preparo da M.P Compra Preparo Frango Moda Estação Servir! Corte
Pesagem Ensacamento M.P. Chapa Moda Estação Mistura Pesagem Modelagem Ingrediente principal Ingrediente Secundarios Montagem Torra Servir!

34 Preparação da M.P.

35 Preparação da M.P.

36 Preparo

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