A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características da filosofia pré-socrática Professores: Enéas J. Corbari Claudenir F. Santos DEB ITINERANTE - 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características da filosofia pré-socrática Professores: Enéas J. Corbari Claudenir F. Santos DEB ITINERANTE - 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Características da filosofia pré-socrática Professores: Enéas J. Corbari Claudenir F. Santos DEB ITINERANTE - 2010

2 “TUDO É UM” Tales de Mileto

3 Como pensavam os primeiros filósofos? Qual era a estrutura do pensamento da filosofia nascente?

4 Antes do surgimento da filosofia, os gregos buscavam explicar e dar sentido ao mundo através de narrativas míticas, atribuindo aos deuses, seres transcendentes, a origem de tudo. Isto é, cosmogonia.

5 A partir do século VII e século VI a.C. Surgiu uma nova maneira de interpretar o mundo. Era a filosofia. Estas explicações tem como base a observação e a razão, por isso cosmologia.

6 Em grego cosmologia significa: Cosmos – mundo ordenado e organizado. Logia ou logos – pensamento racional, discurso racional, conhecimento.

7

8 Explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da Natureza; As características da cosmologia:

9 Nega que o mundo tenha surgido do nada. Por isso diz: “nada vem do nada e nada volta ao nada”. Isso significa: a) Que o mundo, ou Natureza, é eterno; b) Que no mundo, ou Natureza, tudo se transforma.

10 O fundo eterno, perene, imortal, de onde tudo nasce e para onde tudo volta é visível somente ao pensamento e não aos sentidos.

11 O fundo eterno, perene, imortal e imperecível de onde tudo brota e para onde tudo retorna, é o elemento primordial da Natureza e chama-se physis (em grego: fazer surgir, fazer brotar, nascer). A physis é a Natureza eterna e em perene transformação.

12

13 Afirma que, embora a physis seja imperecível, ela da origem a todos os seres infinitamente variados e diferentes do mundo, seres que ao contrário do principio gerador são perecíveis ou mortais. A physis é imortal e as coisas físicas são mortais.

14

15 Afirma que todos os seres alem de serem gerados e de serem mortais são seres em continua transformação, mudando de qualidade e de quantidade. Portanto, o mundo está numa mudança contínua, sem por isso perder sua forma, sua ordem e sua estabilidade.

16 Referências bibliográficas: CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia, ed. Ática. S. Paulo, 1997. p 35.


Carregar ppt "Características da filosofia pré-socrática Professores: Enéas J. Corbari Claudenir F. Santos DEB ITINERANTE - 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google