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3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE 2010 3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.

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1 3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE 2010 3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE 2010 Avaliação da Implementação do PROINFO INTEGRADO

2 UFFORMADORES CURSISTAS (Março a Dezembro de 2010) INTRODUÇÃOTICSPROJETOSTOTAL ES77 1.247 1.84003.087 MG*19 805 71801.523 RJ*25 310 SP*224 3.446 1.2701.0535.769 TOTAL GERAL10.689 1 - DADOS GERAIS DO PROINFO INTEGRADO A - Cursos do ProInfo Integrado * Dados UNDIME

3 UFESCOLASNTENTMTOTAL ES 12719 MG 461359 RJ167 14 SP 9116107 TOTAL GERAL199 B – Quantitativo: NTE/NTM PROJETO UCA UF MUNICÍPIOSESCOLASALUNOS ES993.224 MG10175.780 RJ662.367 SP10136.000 TOTAIS 314017.371 C – Quantitativo: Projeto UCA

4 D – Quantitativo: Curso PUC - Rio CURSO PUC - RIO UFSEDUCUNDIME ES6856 MG* 60 RJ7375 SP5672 TOTAIS197263 * Dados UNDIME

5 2- ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DOS CURSOS IMPLEMENTADOS O Processo de seleção dos professores ocorre a partir do processo de capitação de inscrições de professores com a responsabilidade dos municípios, obedecendo as normas indicadas pela coordenação estadual (SEDU/UNDIME), no caso do RJ, priorizando os professores dos laboratórios de informática. O Vínculo institucional da SEDUC com a Undime é através do Regime de colaboração, exceto o RJ. O Planejamento do Curso: proposta pedagógica acontece através de reuniões com os NTE e NTM, com coordenadores e multiplicadores, respeitando a particularidade de cada município e culminando com oficina de orientação técnica do curso e momento de sensibilização para o uso das TIC nas escolas. No caso de SP e MG o planejamento é feito pelos formadores municipais em cada município, fundamentado nas diretrizes da coordenação estadual da Undime. O Vínculo institucional com o MEC é através de Termo de Cooperação Técnica Formação das equipes para oferta dos Cursos foi a partir da formação inicial ofertada pelo MEC regionalmente com o objetivo de elaboração de um Plano de ação estadual a serem implementados pelos NTE e NTM. 2- ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DOS CURSOS IMPLEMENTADOS O Processo de seleção dos professores ocorre a partir do processo de capitação de inscrições de professores com a responsabilidade dos municípios, obedecendo as normas indicadas pela coordenação estadual (SEDU/UNDIME), no caso do RJ, priorizando os professores dos laboratórios de informática. O Vínculo institucional da SEDUC com a Undime é através do Regime de colaboração, exceto o RJ. O Planejamento do Curso: proposta pedagógica acontece através de reuniões com os NTE e NTM, com coordenadores e multiplicadores, respeitando a particularidade de cada município e culminando com oficina de orientação técnica do curso e momento de sensibilização para o uso das TIC nas escolas. No caso de SP e MG o planejamento é feito pelos formadores municipais em cada município, fundamentado nas diretrizes da coordenação estadual da Undime. O Vínculo institucional com o MEC é através de Termo de Cooperação Técnica Formação das equipes para oferta dos Cursos foi a partir da formação inicial ofertada pelo MEC regionalmente com o objetivo de elaboração de um Plano de ação estadual a serem implementados pelos NTE e NTM.

6 3- ORGANIZAÇÃO E TRABALHO DA EQUIPE PEDAGÓGICA DO CURSO: A organização do trabalho dos coordenadores estaduais e das Undimes acontece através de reuniões,encontros e oficinas com os coordenadores e formadores de NTE / NTM; orientação aos coordenadores dos NTE e NTM quanto ao cadastro dos cursistas no SIP e alimentação do Sistema; acompanhamento aos formadores e coordenadores de NTE / NTM por telefone, on-line e presencial; monitoramento do Sistema em geral; cadastro de bolsista no SGB e autorização de Bolsa. Organização do trabalho dos bolsistas é através dos relatórios e lista de presença dos cursistas nos encontros presenciais, encaminhado para coordenação estadual. O acompanhamento é on-line; no caso de SP, o bolsista elabora um plano de ação do curso que será aplicado encaminham para coordenação estadual da UNDIME com antecedência, o coordenador estadual da UNDIME/SP só autoriza a bolsa depois que receber ofício do secretário de educação autorizando o pagamento dessa bolsa. Os cursos são ofertados em escolas pólo e NTE e NTM, no caso do RJ também pólo da UAB. 3- ORGANIZAÇÃO E TRABALHO DA EQUIPE PEDAGÓGICA DO CURSO: A organização do trabalho dos coordenadores estaduais e das Undimes acontece através de reuniões,encontros e oficinas com os coordenadores e formadores de NTE / NTM; orientação aos coordenadores dos NTE e NTM quanto ao cadastro dos cursistas no SIP e alimentação do Sistema; acompanhamento aos formadores e coordenadores de NTE / NTM por telefone, on-line e presencial; monitoramento do Sistema em geral; cadastro de bolsista no SGB e autorização de Bolsa. Organização do trabalho dos bolsistas é através dos relatórios e lista de presença dos cursistas nos encontros presenciais, encaminhado para coordenação estadual. O acompanhamento é on-line; no caso de SP, o bolsista elabora um plano de ação do curso que será aplicado encaminham para coordenação estadual da UNDIME com antecedência, o coordenador estadual da UNDIME/SP só autoriza a bolsa depois que receber ofício do secretário de educação autorizando o pagamento dessa bolsa. Os cursos são ofertados em escolas pólo e NTE e NTM, no caso do RJ também pólo da UAB.

7 4- ASPECTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TECNOLÓGICOS DO CURSO: As equipes dos NTMs seguem as orientações da equipe do PROINFO, adequando a aplicabilidade em sala de aula, fazendo adaptações à realidade da rede e do professorado a ser atendido. Quanto aos recursos tecnológicos, a proposta dos cursos está voltada para priorizar a utilização dos recursos existentes nas escolas e nos NTEs e nos NTMs: computadores com sistema Linux Educacional conectados à internet, aparelho de DVD e mídias oferecidas pelo MEC (DVD Escola – Kit 1 e 2), Televisão, Aparelho de som, Câmera fotográfica, Tv Escola, Portal do Professor. 4- ASPECTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TECNOLÓGICOS DO CURSO: As equipes dos NTMs seguem as orientações da equipe do PROINFO, adequando a aplicabilidade em sala de aula, fazendo adaptações à realidade da rede e do professorado a ser atendido. Quanto aos recursos tecnológicos, a proposta dos cursos está voltada para priorizar a utilização dos recursos existentes nas escolas e nos NTEs e nos NTMs: computadores com sistema Linux Educacional conectados à internet, aparelho de DVD e mídias oferecidas pelo MEC (DVD Escola – Kit 1 e 2), Televisão, Aparelho de som, Câmera fotográfica, Tv Escola, Portal do Professor.

8 5 - RESULTADOS E IMPACTOS DO PROGRAMA EM CADA UNIDADE FEDERATIVA. Aprimoramento do conhecimento tecnológico e pedagógico pelos professores, embora ainda não se perceba a aplicação na prática com os alunos. 5 - RESULTADOS E IMPACTOS DO PROGRAMA EM CADA UNIDADE FEDERATIVA. Aprimoramento do conhecimento tecnológico e pedagógico pelos professores, embora ainda não se perceba a aplicação na prática com os alunos.

9 QUANTO A AVALIAÇÃO: Avaliação com objetivos e limitações a serem superadas no ProInfo. Problemas como: conexão (banda larga), o que dificulta o acesso aos cursos on-line; funcionamento da plataforma e-proinfo, limitando o acesso falta de material impresso dos cursos; dificuldade para formar técnicos para equipes de NTEs e NTMs QUANTO A AVALIAÇÃO: Avaliação com objetivos e limitações a serem superadas no ProInfo. Problemas como: conexão (banda larga), o que dificulta o acesso aos cursos on-line; funcionamento da plataforma e-proinfo, limitando o acesso falta de material impresso dos cursos; dificuldade para formar técnicos para equipes de NTEs e NTMs

10 SUGESTÕES DE MELHORIAS A RESPEITO DO PROINFO PARA OS PRÓXIMOS ANOS: aumentar a velocidade da conexão da banda larga; agilidade na instalação dos laboratórios formação técnica e pedagógica das equipes dos NTEs e dos NTMs Elaboração de um documento assinado pelos coordenadores para que possa nortear as diversas ações do ProInfo para o ano de 2011. Inserção no ppp das escolas formação do metas para 2011 - atingir um maior número de professores com os cursos do Proinfo Integrado: ampliação da atuação do NTM de forma itinerante com os cursos Introdução à Educação Digital e Ensinando e Aprendendo com as TIC. Além de oferecer (no laboratório do NTM) o curso Elaboração de Projetos. SUGESTÕES DE MELHORIAS A RESPEITO DO PROINFO PARA OS PRÓXIMOS ANOS: aumentar a velocidade da conexão da banda larga; agilidade na instalação dos laboratórios formação técnica e pedagógica das equipes dos NTEs e dos NTMs Elaboração de um documento assinado pelos coordenadores para que possa nortear as diversas ações do ProInfo para o ano de 2011. Inserção no ppp das escolas formação do metas para 2011 - atingir um maior número de professores com os cursos do Proinfo Integrado: ampliação da atuação do NTM de forma itinerante com os cursos Introdução à Educação Digital e Ensinando e Aprendendo com as TIC. Além de oferecer (no laboratório do NTM) o curso Elaboração de Projetos.

11 Disponibilizar formações para os novos NTMs e disponibilizar material impresso para os alunos que sempre nos cobram e destacam a necessidade de possuir o suporte do material impresso. Formar grupo de multiplicadores dos cursos do ProInfo Integrado com profissionais que possam atender aos professores que atuam nos NTMs, principalmente os novos. Disponibilizar formações para os novos NTMs e disponibilizar material impresso para os alunos que sempre nos cobram e destacam a necessidade de possuir o suporte do material impresso. Formar grupo de multiplicadores dos cursos do ProInfo Integrado com profissionais que possam atender aos professores que atuam nos NTMs, principalmente os novos.

12 EQUIPE PROINFO – REGIÃO SUDESTE Antonio Carlos de Oliveira - UNDIME - SP Elania Valéria M. S. de Souza - UNDIME - ES Fabíola Aparecida Azevedo- UNDIME - MG Marlise Alves Cardoso - UNDIME - RJ Shirley José Maria - SEDU - ES Silvia A. C. Galletta - SEESP - SP EQUIPE PROINFO – REGIÃO SUDESTE Antonio Carlos de Oliveira - UNDIME - SP Elania Valéria M. S. de Souza - UNDIME - ES Fabíola Aparecida Azevedo- UNDIME - MG Marlise Alves Cardoso - UNDIME - RJ Shirley José Maria - SEDU - ES Silvia A. C. Galletta - SEESP - SP


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