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Hardware e Software Hardware: é o nome dado ao conjunto de dispositivos (componente físicos) que formam o computador, isto é, a máquina propriamente dita.

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1 Hardware e Software Hardware: é o nome dado ao conjunto de dispositivos (componente físicos) que formam o computador, isto é, a máquina propriamente dita. Software: é o nome dado aos programas de um computador, ou seja, o conjunto ordenado de instruções, expresso em linguagens especiais e compreensíveis para a máquina, para que ela possa executar as operações que desejamos.   E&E Brito

2 Unidades Funcionais Lógicas
O computador pode ser dividido nas seguintes partes: E&E Brito

3 Unidades de entrada As unidades de entrada do computador têm como função ler e transmitir dados. Os dispositivos de entrada são: Teclado Mouse e Similares Scanner e Leitor Óptico Microfone Câmeras digitais E&E Brito

4 Unidades Funcionais Lógicas
O computador pode ser dividido nas seguintes partes: E&E Brito

5 Unidades de Saída As unidades de saída têm por função obter os resultados dos dados processados pelo computador. Veja alguns: Monitores de Vídeo Impressoras Plotters Saída de voz Saída de música E&E Brito

6 Unidades Funcionais Lógicas
O computador pode ser dividido nas seguintes partes: E&E Brito

7 Memórias Auxiliares Mais comuns:
São meios de armazenamento não voláteis. Diferente da memória RAM, não se perde quando há queda da energia elétrica. Têm velocidade de acesso bem menor que as da memória residente. Mais comuns: Discos rígidos Discos Óticos (CD, DVD, Blu-ray) Pen drives E&E Brito

8 Capacidade de Armazenamentos
Kilobyte: (210) bytes. (Kibibyte = Kilo binary byte) - KiB Capacidade de memória dos computadores pessoais mais antigos. Megabyte: (220) de bytes. (Mebibyte) - MiB Memória de computadores pessoais. Dispositivos de armazenamento portáteis (disquetes, CD-ROMs, Pen Drives). Gigabyte: (230) de bytes. (Gibibyte) - GiB Dispositivos de armazenamento (Discos Rígidos - HDs e DVD). Memória de mainframes, servidores de rede, computadores pessoais. Terabyte: (240) de bytes. (Tebibyte) - TiB Dispositivos de armazenamento para sistemas muito grandes. Limite de gerenciamento de sistemas operacionais E&E Brito

9 Capacidade de Armazenamentos
Exemplo de uso das unidades: Medida utilizada Exemplo Memória RAM MegaByte 256MB, 512MB, 1GB Disquete 3,5 1,44MB HD GigaByte 80GB, 160GB, 250GB CD-ROM 650MB ZIP-DRIVE 100MB DVD 4,7GB Pen Drive 2GB, 4GB, 8GB ... E&E Brito

10 Capacidade de Armazenamentos
Designação Decimal Abrev. Binário Kilobyte 103 KB Kibibyte 210 KiB Megabyte 106 MB Mebibyte 220 MiB Gigabyte 109 GB Gibibyte 230 GiB Terabyte 1012 TB Tebibyte 240 TiB Petabyte 1015 PB Pebibyte 250 PiB Exabyte 1018 EB Exabibyte 260 EiB Zettabyte 1021 ZB Zebibyte 270 ZiB Yottabyte 1024 YB Yobibyte 280 YiB E&E Brito

11 Unidades Funcionais Lógicas
O computador pode ser dividido nas seguintes partes: E&E Brito

12 Dentro do gabinete

13 CPU

14 Memória Ram

15 CPU

16 Memória RAM

17 Memórias

18 Memória: Temporária x Permanente

19 Memória: Temporária x Permanente

20 Memória: Temporária x Permanente

21 Memória: Temporária x Permanente

22 Memória: Temporária x Permanente

23 Memória: Temporária x Permanente

24 Memória: Temporária x Permanente

25 Memória: Temporária x Permanente

26 Memória: Temporária x Permanente

27 E&E Brito

28 Partes dos Teclados Escape Teclas de Função Teclado Alfanumérico
Num LOCK Habilita/desabilita teclado numérico Escape Teclas de Função Apaga para esquerda Backspace Teclado Alfanumérico Teclado Numérico Tabulação Insert Habilita|Desabilita Modo Inserção Enter Delete Apaga para direita Fixa Maiúsculas Barra de Espaço Shift Teclas Direcionais Control Alt E&E Brito

29 Teclados Ergonômicos Aspectos Ergonômicos E&E Brito

30 Aspectos Ergonômicos E&E Brito
Ombros e quadris alinhados Encosto adaptado a curva da coluna Descanso de braço na altura do cotovelo Altura do assento abaixo da rotula Pés apoiados no solo ou em descanso para os pés Joelhos discretamente abaixo do quadril Punho em posição neutra (sem dobras) Teclado diretamente à sua frente Mouse próximo ao teclado e no mesmo nível E&E Brito

31 Mouse O mouse é apontador de posições de tela gráfica. Pode ser:
Ótico Mecânico-Ótico (Mais popular) As comunicações com a motherboard pode ser: Serial – COM1 a COM4 PS/2 – Mini-Din USB – tipo “A” Número de Teclas: Duas Três Duas + Scroll Ps/2 (mini-Din) E&E Brito

32 Mouse Os mice podem apresentar: Pode ainda ser: Fio (wired)
Sem-fio (wireless) Pode ainda ser: Móveis (convencionais) (necessitam um espaço permanente na mesa de trabalho) Estacionários (Track-Ball) (mesas com pouco espaço) E&E Brito

33 Touchpad e Pointing Stick
Superfície retangular sensível a pressão. Deslizar o dedo sobre a superfície faz o ponteiro se movimentar. Um toque com o dedo é reconhecido como um clique. Pointing stick (bastão apontador): Pequena haste sensível a pressão montada no centro do teclado. Empurrar a haste em qualquer direção provoca um movimento do ponteiro. E&E Brito

34 Outros Dispositivos Apontadores
Mesa gráfica: O usuário movimenta uma caneta gráfica (stylus) ou “puck” (mouse) na superfície da prancha. Emprega campos magnéticos para posições. Telas sensíveis (Touch screen): Permite ao usuário tocar itens na tela. A posição do dedo na tela determina o item a ser introduzido no sistema. Computação baseada em caneta: Dispensando teclado. Muito usada em PDAs ou pocket PCs. Agora também nos Tablet PCs E&E Brito

35 Elementos óticos de Entrada de Dados
Uma unidade ótica grava as imagens digitais de textos ou imagens. Essas unidades pode ser: Scanner de Mesa Manual. Folha de texto Fotos Scanner Profissionais de Mesa. Maior resolução ótica. Alimentador Automático de documentos. Imagens São editoradas na sua aparência. Textos Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) E&E Brito

36 Elementos óticos de Entrada de Dados
Uma unidade ótica grava as imagens digitais de etiquetas com códigos de barras. Essas unidades podem ser: Scanner com Leds (1 linha). Canetas Leitor de Balcão ou Teclado Scanner de Mão. Scanner Profissionais à Laser Leituras até 10 metros de distância. (1 ou + Linhas) Manual Balcão E&E Brito

37 Tecnologia de Tela de Computadores
A tela faz parte do monitor do computador: A saída de tela é conhecida como soft copy. Formas comuns: Tubo de raios catódicos (CRT) Telas planas E&E Brito

38 Telas CRT Exibem texto e imagens gráficas: A maioria é em cores.
Alguns monitores monocromáticos são usados em aplicações que não têm necessidade de cor ou gráficos. A placa gráfica converte sinais da unidade de controle para a imagem que o usuário vê. E&E Brito

39 Fatores que afetam o desempenho.
Taxa de varredura vertical: A freqüência com que a imagem é renovada. Resolução (clareza) da tela: Medida em pixels (picture elements). Quanto mais pixels, mais elevada a resolução. Existem padrões gráficos. Densidade de pontos (Dot pitch). A quantidade de espaço entre os pontos. Quanto menor o dot pitch, mais nítida a imagem. Memória de vídeo Uma forma de RAM de alta velocidade instalada em placas aceleradoras de vídeo. E&E Brito

40 Fatores que afetam o desempenho.
Placas aceleradoras de vídeo: Apresentam processadores gráficos de altíssimo desempenho. Tem memória própria. Saída padrão RGB para monitores SVGA ou XGA. Pode apresentar padrões de saída especiais como: Vídeo Composto (Saída para TV): NTSC ou S-VHS DVI para monitores digitais (LCD) Saída extra para um Segundo monitor (CAD) VGA SVHS DVI E&E Brito

41 Mais fácil para a visão do que as telas de CRT.
Telas Planas Monitor de cristal líquido (LCD): Originalmente usado em laptops, mas ganhou espaço em computadores de mesa. Produzem texto e imagens mais nítidas do que as telas de CRT. Mais fácil para a visão do que as telas de CRT. E&E Brito

42 Tecnologias de LCD Matriz ativa: Matriz passiva:
Usa muitos transistores thin-film-twisted (TFT). Produz imagens mais claras e pode ser vista de ângulos maiores. Matriz passiva: Usa um número menor de transistores. Mais barata e usa menos energia Pequeno ângulo de visão (visível só de frente) Em desuso atualmente E&E Brito

43 Impressoras A saída impressa é conhecida como hard copy.
Produzem informação na forma de saída em papel. A saída impressa é conhecida como hard copy. Configurações de orientação: Retrato – alinhamento vertical. Paisagem – alinhamento horizontal. Duas maneiras de imprimir: Impressora de impacto. Impressora sem impacto. E&E Brito

44 Impressoras de Impacto
O contato físico com o papel é necessário para produzir imagens. Impressora de linha: Imprime uma linha inteira de um programa a cada vez. Usada com mainframes que imprimem relatórios extensos Impressora matricial: Possui uma cabeça de impressão que consiste em uma ou mais colunas de pinos. Os pinos formam caracteres e imagens como padrões de pontos. E&E Brito

45 Impressoras sem Impacto
Coloca uma imagem em uma página sem entrar em contato físico com ela. Impressora a laser: Usa um feixe de luz para ajudar a transferir imagens para o papel. Produz saída de elevada qualidade a velocidades muito altas. Impressora a jato de tinta: Borrifa pontos de tinta de múltiplos esguichos a jato. Preto-e-branco ou em cores. Requer papel de qualidade para não borrar. Mais baratas do que as impressoras a laser.                                         E&E Brito

46 Plotters ou Plotadoras
Semelhantes à uma impressora, imprime trabalhos com formatos grandes. Até 20 metros. Empregam tecnologia semelhantes às das impressoras: Laser – maior desempenho Jato-de-tinta – Cores Transferência Térmica. Empregos especiais: Corte de Adesivos (Banners) Corte de Tecidos (confecções)                                         E&E Brito

47 Saídas de Voz Sintetizadores de voz convertem dados em sons vocalizados. Duas abordagens: Síntese por análise – analisa a voz humana real, grava e a executa quando necessário. Síntese pela regra – usa regras lingüísticas para criar fala artificial. Usada em aplicações de atendimento ao cliente automatizadas baseadas em telefone: Úteis quando uma consulta é seguida de uma resposta breve, como em uma consulta ao saldo bancário.                                         E&E Brito

48 Saídas de Música Clipes de multimídia, jogos, vídeos que incluem efeitos visuais e som: Alto-falantes dispostos ao lado do monitor. Subwoofers acoplados produzem sons de baixa freqüência. Musical Instrument Digital Interface (MIDI): Normas para conectar instrumentos musicais, sintetizadores e computadores. Permite ao usuário criar estúdios domésticos que rivalizam em termos de capacidade com estúdios profissionais de gravação.                                         E&E Brito

49 Padrões Gráficos Acordo a respeito de resoluções, cores e outras questões relativas à exibição de gráficos na tela: VGA: Video Graphic Array é o mais antigo dos atuais. Exibe 640 pixels (horizontais) x 480 (verticais) 16 cores Super Video Graphics Adapter (SVGA) é o padrão mais comum: Exibe 800 pixels (horizontais) x 600 (verticais). Existem outras resoluções de SVGA. Suportam ou 16,7 milhões de cores. O número de cores que podem ser exibidas depende da quantidade de memória de vídeo. E&E Brito

50 Padrões Gráficos XGA: Extended Graphic Array é o mais recente.
Por default, 1024 pixels (horizontais) x 768 (verticais). Resoluções superiores são aceitas: 1280 x 1024 2048 x 1280 Suportam 16,7 milhões de cores. As resoluções dependem da placa de vídeo gerar o sinal e do monitor suportar essa resolução gerada. WXGA: formato wide (filme) E&E Brito


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