A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

© 2004 by Pearson Education Introdução à Informática Capítulo 5 Entrada e Saída: A Conexão do Usuário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "© 2004 by Pearson Education Introdução à Informática Capítulo 5 Entrada e Saída: A Conexão do Usuário."— Transcrição da apresentação:

1 © 2004 by Pearson Education Introdução à Informática Capítulo 5 Entrada e Saída: A Conexão do Usuário

2 2© 2004 by Pearson Education Objetivos Descrever as relações do usuário com a entrada e a saída do computador. Descrever as relações do usuário com a entrada e a saída do computador. Explicar como os dados são introduzidos em um sistema computadorizado e estabelecer a diferença entre vários equipamentos de entrada. Explicar como os dados são introduzidos em um sistema computadorizado e estabelecer a diferença entre vários equipamentos de entrada. Descrever como um monitor funciona e as características que determinam sua qualidade. Descrever como um monitor funciona e as características que determinam sua qualidade. Relacionar e descrever os diferentes métodos de saída de computador. Relacionar e descrever os diferentes métodos de saída de computador.

3 3© 2004 by Pearson Education Objetivos Estabelecer as diferenças entre os diversos tipos de impressoras. Estabelecer as diferenças entre os diversos tipos de impressoras. Explicar a função de um terminal de computador e descrever os tipos de terminais. Explicar a função de um terminal de computador e descrever os tipos de terminais. Descrever as considerações éticas envolvidas na manipulação de dados computadorizados. Descrever as considerações éticas envolvidas na manipulação de dados computadorizados.

4 4© 2004 by Pearson Education Como os Usuários Vêem a Entrada e a Saída Usuários submetem dados (entrada) ao computador para obter informação processada (saída). Usuários submetem dados (entrada) ao computador para obter informação processada (saída). A saída pode ser uma reação instantânea à entrada. A saída pode ser uma reação instantânea à entrada.reação instantâneareação instantânea Também pode estar separada pelo tempo, distância, ou ambos. Também pode estar separada pelo tempo, distância, ou ambos.separada pelo temposeparada pelo tempo

5 5© 2004 by Pearson Education Reação Instantânea Itens escaneados no supermercado: Itens escaneados no supermercado: Exibe o nome e o preço do item na caixa registradora. Exibe o nome e o preço do item na caixa registradora. O operador de empilhadeiras fala ao computador: O operador de empilhadeiras fala ao computador: A empilhadeira obedece aos comandos do operador. A empilhadeira obedece aos comandos do operador. Representantes de vendas introduzem um pedido em um bloco de notas. Representantes de vendas introduzem um pedido em um bloco de notas. Caracteres exibidos como texto digitado Caracteres exibidos como texto digitado são armazenados no bloco de notas. Trabalhadores de fábrica perfuram um marcador de tempo à medida que avançam de tarefa a tarefa. Trabalhadores de fábrica perfuram um marcador de tempo à medida que avançam de tarefa a tarefa. Produz contracheques semanais e relatórios administrativos. Produz contracheques semanais e relatórios administrativos. Voltar

6 6© 2004 by Pearson Education Entrada e Saída Separadas Dados relativos a cheques são introduzidos em computadores de banco: Dados relativos a cheques são introduzidos em computadores de banco: O computador processa as entradas uma vez por mês para preparar extratos. O computador processa as entradas uma vez por mês para preparar extratos. Transações com cartão de débito provêem a entrada de dados: Transações com cartão de débito provêem a entrada de dados: Processadas mensalmente para produzir faturas do cliente. Processadas mensalmente para produzir faturas do cliente. Dados de amostras de água coletadas são introduzidos no computador: Dados de amostras de água coletadas são introduzidos no computador: Usados para produzir relatórios que exibem padrões de qualidade da água. Usados para produzir relatórios que exibem padrões de qualidade da água. Voltar

7 7© 2004 by Pearson Education Entrada: Inserindo Dados do Usuário no Computador Teclado TecladoTeclado Dispositivos apontadores Dispositivos apontadoresDispositivos apontadoresDispositivos apontadores Automação da fonte de dados Automação da fonte de dadosAutomação da fonte de dadosAutomação da fonte de dados

8 8© 2004 by Pearson Education Teclado Similar ao teclado de uma máquina de escrever: Similar ao teclado de uma máquina de escrever: Pode fazer parte de um computador pessoal. Pode fazer parte de um computador pessoal. Ou pode fazer parte de um terminal conectado a um computador em outro local. Ou pode fazer parte de um terminal conectado a um computador em outro local. Pode ser exclusivo de uma indústria: Pode ser exclusivo de uma indústria: Como as teclas do teclado do McDonalds, que representam o Big Mac ou batatas fritas grandes. Como as teclas do teclado do McDonalds, que representam o Big Mac ou batatas fritas grandes. Teclados ergonômicos. Teclados ergonômicos.Teclados ergonômicosTeclados ergonômicos Voltar

9 9© 2004 by Pearson Education Teclados Ergonômicos Projetados para reduzir ou minimizar lesões por esforço repetitivo nos pulsos. Oferecem uma posição mais natural e confortável para os punhos, braços e mãos. Oferecem uma posição mais natural e confortável para os punhos, braços e mãos. Voltar

10 10© 2004 by Pearson Education Anatomia de um teclado

11 11© 2004 by Pearson Education Dispositivos Apontadores Usados para posicionar um ponteiro na tela. Usados para posicionar um ponteiro na tela. Comunicam comandos ao sistema operacional por meio de um clique em um botão. Comunicam comandos ao sistema operacional por meio de um clique em um botão. Dispositivos comuns: Dispositivos comuns: Mouse Mouse Mouse Dispositivos usados para jogos Dispositivos usados para jogos Dispositivos usados para jogos Dispositivos usados para jogos Dispositivos usados em laptops Dispositivos usados em laptops Dispositivos usados em laptops Dispositivos usados em laptops Outros Outros Outros Voltar

12 12© 2004 by Pearson Education Mouse O dispositivo apontador mais comum: O dispositivo apontador mais comum: O movimento sobre uma superfície plana provoca um movimento do ponteiro na tela. O movimento sobre uma superfície plana provoca um movimento do ponteiro na tela. Diversos tipos: Diversos tipos: Mecânicos – uma pequena esfera na parte inferior rola quando o mouse é movimentado. Mecânicos – uma pequena esfera na parte inferior rola quando o mouse é movimentado. Ópticos – usa um feixe de luz para monitorar o movimento do mouse. Ópticos – usa um feixe de luz para monitorar o movimento do mouse. Sem fio – usa ou infravermelho ou ondas de rádio, em vez de um fio, para conectar-se ao computador. Sem fio – usa ou infravermelho ou ondas de rádio, em vez de um fio, para conectar-se ao computador. Voltar

13 13© 2004 by Pearson Education Trackball e Joystick Trackball: Trackball: Variação do mouse mecânico. Variação do mouse mecânico. O usuário rola a esfera direto com o dedo. O usuário rola a esfera direto com o dedo. Freqüentemente, incorporado a computadores laptop. Freqüentemente, incorporado a computadores laptop. Joystick: Joystick: Alavanca curta com um pegador. Alavanca curta com um pegador. A distância e a velocidade do movimento controlam a posição do ponteiro. A distância e a velocidade do movimento controlam a posição do ponteiro. Pressionar o gatilho faz com que as ações se desenvolvam. Pressionar o gatilho faz com que as ações se desenvolvam. Voltar

14 14© 2004 by Pearson Education Touchpad e Pointing Stick Touchpad: Touchpad: Superfície retangular sensível a pressão. Superfície retangular sensível a pressão. Deslizar o dedo sobre a superfície faz o ponteiro se movimentar. Deslizar o dedo sobre a superfície faz o ponteiro se movimentar. Um toque com o dedo é reconhecido como um clique. Um toque com o dedo é reconhecido como um clique. Pointing stick (bastão apontador): Pointing stick (bastão apontador): Pequena haste sensível a pressão montada no centro do teclado. Pequena haste sensível a pressão montada no centro do teclado. Empurrar a haste em qualquer direção provoca um movimento do ponteiro. Empurrar a haste em qualquer direção provoca um movimento do ponteiro. Voltar

15 15© 2004 by Pearson Education Outros Dispositivos Apontadores Mesa gráfica: Mesa gráfica: O usuário movimenta uma caneta gráfica ou puck na superfície da prancha. O usuário movimenta uma caneta gráfica ou puck na superfície da prancha. Usada para criar ou traçar desenhos precisos. Usada para criar ou traçar desenhos precisos. Telas sensíveis (Touch screen): Telas sensíveis (Touch screen): Permite ao usuário tocar itens na tela. Permite ao usuário tocar itens na tela. A posição do dedo na tela determina o item a ser introduzido no sistema. A posição do dedo na tela determina o item a ser introduzido no sistema. Usadas em quiosques em locais públicos, como shopping centers. Usadas em quiosques em locais públicos, como shopping centers. Computação baseada em caneta: Computação baseada em caneta: Usa um estilo similar a uma caneta eletrônica para introduzir dados. Usa um estilo similar a uma caneta eletrônica para introduzir dados. Muito usada em PDAs ou pocket PCs. Muito usada em PDAs ou pocket PCs. Voltar

16 16© 2004 by Pearson Education Automação da Fonte de Dados Uso de equipamento especial para coletar dados na origem. Uso de equipamento especial para coletar dados na origem. Áreas principais: Áreas principais: Reconhecimento de caracteres em tinta magnética – Magnetic-ink character recognition (MICR) Reconhecimento de caracteres em tinta magnética – Magnetic-ink character recognition (MICR) Reconhecimento de caracteres em tinta magnética – Magnetic-ink character recognition Reconhecimento de caracteres em tinta magnética – Magnetic-ink character recognition Dispositivos de reconhecimento óptico Dispositivos de reconhecimento óptico Dispositivos de reconhecimento óptico Dispositivos de reconhecimento óptico Outras fontes Outras fontes Outras fontes Outras fontes Voltar

17 17© 2004 by Pearson Education MICR Usa uma máquina para ler caracteres impressos com partículas magnetizadas. Usa uma máquina para ler caracteres impressos com partículas magnetizadas. A indústria bancária é a usuária predominante: A indústria bancária é a usuária predominante: Caracteres previamente impressos no canto inferior esquerdo do cheque. Caracteres previamente impressos no canto inferior esquerdo do cheque. Valor adicionado pelo inscriber de MICR quando o cheque é descontado. Valor adicionado pelo inscriber de MICR quando o cheque é descontado. Voltar

18 18© 2004 by Pearson Education Reconhecimento Óptico Usa um feixe de luz para escanear dados e convertê-los em sinais elétricos. Usa um feixe de luz para escanear dados e convertê-los em sinais elétricos. Usos comuns Usos comunsUsos comunsUsos comuns Scanners são a forma mais comum Scanners são a forma mais comumScanners Outros métodos de reconhecimento óptico Outros métodos de reconhecimento ópticoOutros métodos de reconhecimento ópticoOutros métodos de reconhecimento óptico Voltar

19 19© 2004 by Pearson Education Usos Comuns Scanners em supermercados. Scanners em supermercados. Tratamento de imagens de documentos – converte documentos em papel para versões eletrônicas. Tratamento de imagens de documentos – converte documentos em papel para versões eletrônicas. Documentos armazenados em disco. Documentos armazenados em disco. Podem ser editados ou processados por software. Podem ser editados ou processados por software.

20 20© 2004 by Pearson Education Scanners Scanner de mesa: Scanner de mesa: Tipicamente, escaneia uma página a cada vez Tipicamente, escaneia uma página a cada vez Pode ser usado para escanear grandes documentos encadernados. Pode ser usado para escanear grandes documentos encadernados. Scanner de folhas soltas: Scanner de folhas soltas: Roletes motorizados fazem a folha passar diante da cabeça digitalizadora. Roletes motorizados fazem a folha passar diante da cabeça digitalizadora. Scanner manual: Scanner manual: O menor e o menos preciso. O menor e o menos preciso. Reconhecimento óptico de caracteres (OCR) – software necessário para converter imagens em caracteres. Reconhecimento óptico de caracteres (OCR) – software necessário para converter imagens em caracteres. Voltar

21 21© 2004 by Pearson Education Outros Métodos de Reconhecimento Óptico Reconhecimento óptico de marcas: Reconhecimento óptico de marcas: A máquina detecta marcas em uma folha de papel. A máquina detecta marcas em uma folha de papel. Reconhecimento óptico de caracteres. Reconhecimento óptico de caracteres. A caneta óptica lê caracteres impressos com uma fonte especial. A caneta óptica lê caracteres impressos com uma fonte especial. Códigos de barras: Códigos de barras: Uma série de marcas verticais. Uma série de marcas verticais. Representa um código único. Representa um código único. O Universal Product Code (UPC) é usado como padrão em supermercados. O Universal Product Code (UPC) é usado como padrão em supermercados. Voltar

22 22© 2004 by Pearson Education Outras Fontes Entrada de voz Entrada de vozEntrada de vozEntrada de voz Câmeras digitais Câmeras digitaisCâmeras digitaisCâmeras digitais Entrada de vídeo Entrada de vídeoEntrada de vídeoEntrada de vídeo Voltar

23 23© 2004 by Pearson Education Entrada de Voz O usuário fala ao computador: Dispositivos de reconhecimento de fala convertem palavras faladas em dígitos binários. Dispositivos de reconhecimento de fala convertem palavras faladas em dígitos binários. A maioria depende de um orador: O sistema aprende a voz do usuário. O sistema aprende a voz do usuário. Tipos de sistemas: Sistemas de palavras descontínuas – o usuário deve fazer uma pausa entre as palavras. Sistemas de palavras descontínuas – o usuário deve fazer uma pausa entre as palavras. Sistemas de palavras contínuas – o usuário pode falar normalmente. Sistemas de palavras contínuas – o usuário pode falar normalmente. Voltar

24 24© 2004 by Pearson Education Câmeras Digitais O usuário tira fotos que são armazenadas em um chip. O usuário tira fotos que são armazenadas em um chip. A foto pode ser transferida para o computador: A foto pode ser transferida para o computador: Use um software de edição de fotografias para aperfeiçoá-las. Use um software de edição de fotografias para aperfeiçoá-las. Armazene permanentemente em CDs ou DVDs. Armazene permanentemente em CDs ou DVDs. Fotos compostas de muitos pixels de cor. Fotos armazenadas em cartões de memória removíveis. Voltar

25 25© 2004 by Pearson Education Entrada de Vídeo Videodigital consiste em uma seqüência de imagens fixas: Videodigital consiste em uma seqüência de imagens fixas: Exibidas rapidamente para dar a impressão de movimento. Exibidas rapidamente para dar a impressão de movimento. Web cam usada para transmitir imagens de vídeo pela Internet. Web cam usada para transmitir imagens de vídeo pela Internet. Pode captar vídeo de fontes analógicas com placa de captura de vídeo. Pode captar vídeo de fontes analógicas com placa de captura de vídeo. Voltar

26 26© 2004 by Pearson Education Saída: Informação para o Usuário Telas de computador Telas de computadorTelas de computadorTelas de computador Impressoras ImpressorasImpressoras Saída de voz Saída de vozSaída de vozSaída de voz Saída de música Saída de músicaSaída de músicaSaída de música Microform MicroformMicroform

27 27© 2004 by Pearson Education Tecnologia de Tela de Computadores A tela faz parte do monitor do computador: A tela faz parte do monitor do computador: A saída de tela é conhecida como soft copy. A saída de tela é conhecida como soft copy. Intangível e temporária. Intangível e temporária. Formas comuns: Formas comuns: Tubo de raios catódicos (CRT) Tubo de raios catódicos (CRT) Tubo de raios catódicos (CRT) Tubo de raios catódicos (CRT) Telas planas Telas planas Telas planas Telas planas Monitores inteligentes Monitores inteligentes Monitores inteligentes Monitores inteligentes Voltar

28 28© 2004 by Pearson Education Telas CRT Exibem texto e imagens gráficas: A maioria é em cores. A maioria é em cores. Alguns monitores monocromáticos são usados em aplicações que não têm necessidade de cor ou gráficos. Alguns monitores monocromáticos são usados em aplicações que não têm necessidade de cor ou gráficos. A placa gráfica converte sinais da unidade de controle para a imagem que o usuário vê. Fatores que afetam o desempenhoFatores que afetam o desempenho. Fatores que afetam o desempenho Voltar

29 29© 2004 by Pearson Education Fatores Que Afetam o Desempenho Taxa de varredura: Taxa de varredura: A freqüência com que a imagem é renovada. A freqüência com que a imagem é renovada. Resolução (clareza) da tela: Resolução (clareza) da tela: Medida em pixels (picture elements). Medida em pixels (picture elements). Quanto mais pixels, mais elevada a resolução. Quanto mais pixels, mais elevada a resolução. Existem padrões gráficos. Existem padrões gráficos. Existem padrões gráficos Existem padrões gráficos Densidade de pontos (Dot pitch). Densidade de pontos (Dot pitch). A quantidade de espaço entre os pontos. A quantidade de espaço entre os pontos. Quanto menor o dot pitch, mais nítida a imagem. Quanto menor o dot pitch, mais nítida a imagem. Memória de vídeo Memória de vídeo Uma forma de RAM de alta velocidade instalada em placas gráficas. Uma forma de RAM de alta velocidade instalada em placas gráficas. Voltar

30 30© 2004 by Pearson Education Padrões Gráficos Acordo a respeito de resoluções, cores e outras questões relativas à exibição de gráficos: Acordo a respeito de resoluções, cores e outras questões relativas à exibição de gráficos: Super Video Graphics Adapter (SVGA) é o padrão mais comum: Super Video Graphics Adapter (SVGA) é o padrão mais comum: Apresenta 800 pixels (horizontais) x 600 (verticais) na tela. Apresenta 800 pixels (horizontais) x 600 (verticais) na tela. Existem outras variedade de SVGA. Existem outras variedade de SVGA. Suportam 16 milhões de cores. Suportam 16 milhões de cores. O número de cores que podem ser exibidas depende da quantidade de memória de vídeo. O número de cores que podem ser exibidas depende da quantidade de memória de vídeo. Voltar

31 31© 2004 by Pearson Education Telas Planas Monitor de cristal líquido (LCD): Originalmente usado em laptops, mas está ganhando espaço em computadores de mesa. Originalmente usado em laptops, mas está ganhando espaço em computadores de mesa. Muito delgadas (somente algumas polegadas). Produzem texto e imagens mais nítidas do que as telas de CRT. Mais fácil para a visão do que as telas de CRT. Tecnologias de telas planasTecnologias de telas planas. Tecnologias de telas planas Voltar

32 32© 2004 by Pearson Education Tecnologias de LCD Matriz ativa: Matriz ativa: Usa muitos transistores thin-film (TFT). Usa muitos transistores thin-film (TFT). Produz imagens mais claras e pode ser vista de ângulos maiores. Produz imagens mais claras e pode ser vista de ângulos maiores. Matriz passiva: Matriz passiva: Usa um número menor de transistores. Usa um número menor de transistores. Mais barata e usa menos energia Mais barata e usa menos energia Plasma gasoso: Suporta telas muito grandes. Suporta telas muito grandes. Tem uma exibição de cores vívidas. Tem uma exibição de cores vívidas. Visualizável em ângulos grandes. Visualizável em ângulos grandes. Voltar

33 33© 2004 by Pearson Education Monitores Inteligentes Baseados na tecnologia de telas planas. Baseados na tecnologia de telas planas. Cada um contém seu próprio processador. Cada um contém seu próprio processador. Um transmissor-receptor sem fio permite ao usuário controlar o computador desktop de qualquer lugar da casa. Um transmissor-receptor sem fio permite ao usuário controlar o computador desktop de qualquer lugar da casa. Voltar

34 34© 2004 by Pearson Education Impressoras Produzem informação na forma de saída em papel. Produzem informação na forma de saída em papel. A saída impressa é conhecida como hard copy. A saída impressa é conhecida como hard copy. Configurações de orientação: Configurações de orientação: Retrato – alinhamento vertical. Retrato – alinhamento vertical. Paisagem – alinhamento horizontal. Paisagem – alinhamento horizontal. Duas maneiras de imprimir: Duas maneiras de imprimir: Impressora de impacto. Impressora de impacto. Impressora de impacto Impressora de impacto Impressora de não-impacto. Impressora de não-impacto. Impressora de não-impacto Impressora de não-impacto Voltar

35 35© 2004 by Pearson Education Impressoras de Impacto O contato físico com o papel é necessário para produzir imagens. Impressora de linha: Imprime uma linha inteira de um programa a cada vez. Imprime uma linha inteira de um programa a cada vez. Tipicamente usada com computadores mainframe que imprimem relatórios extensos. Tipicamente usada com computadores mainframe que imprimem relatórios extensos. Impressora matricial: Possui uma cabeça de impressão que consiste em uma ou mais colunas de pinos. Possui uma cabeça de impressão que consiste em uma ou mais colunas de pinos. Os pinos formam caracteres e imagens como padrões de pontos. Os pinos formam caracteres e imagens como padrões de pontos. Voltar

36 36© 2004 by Pearson Education Impressoras de Não-impacto Coloca uma imagem em uma página sem entrar em contato físico com ela. Impressora a laser: Usa um feixe de luz para ajudar a transferir imagens para o papel. Usa um feixe de luz para ajudar a transferir imagens para o papel. Produz saída de elevada qualidade a velocidades muito altas. Produz saída de elevada qualidade a velocidades muito altas. Impressora a jato de tinta: Borrifa pontos de tinta de múltiplos esguichos a jato. Borrifa pontos de tinta de múltiplos esguichos a jato. Pode imprimir tanto em preto-e-branco como em cores. Pode imprimir tanto em preto-e-branco como em cores. Requer papel de alta qualidade para que a tinta não borre. Requer papel de alta qualidade para que a tinta não borre. Mais baratas do que as impressoras a laser. Mais baratas do que as impressoras a laser. Voltar

37 37© 2004 by Pearson Education Saídas de Voz Sintetizadores de voz convertem dados em sons vocalizados. Sintetizadores de voz convertem dados em sons vocalizados. Duas abordagens: Duas abordagens: Síntese por análise – analisa a voz humana real, grava e a executa quando necessário. Síntese por análise – analisa a voz humana real, grava e a executa quando necessário. Síntese pela regra – usa regras lingüísticas para criar fala artificial. Síntese pela regra – usa regras lingüísticas para criar fala artificial. Usada em aplicações de atendimento ao cliente automatizadas baseadas em telefone: Usada em aplicações de atendimento ao cliente automatizadas baseadas em telefone: Úteis quando uma consulta é seguida de uma resposta breve, como em uma consulta ao saldo bancário. Úteis quando uma consulta é seguida de uma resposta breve, como em uma consulta ao saldo bancário. Voltar

38 38© 2004 by Pearson Education Saída de Música Clipes de multimídia, jogos, vídeos que incluem efeitos visuais e som: Clipes de multimídia, jogos, vídeos que incluem efeitos visuais e som: Alto-falantes dispostos ao lado do monitor. Alto-falantes dispostos ao lado do monitor. Subwoofers acoplados produzem sons de baixa freqüência. Subwoofers acoplados produzem sons de baixa freqüência. Musical Instrument Digital Interface (MIDI): Musical Instrument Digital Interface (MIDI): Normas para conectar instrumentos musicais, sintetizadores e computadores. Normas para conectar instrumentos musicais, sintetizadores e computadores. Permite ao usuário criar estúdios domésticos que rivalizam em termos de capacidade com estúdios profissionais de gravação. Permite ao usuário criar estúdios domésticos que rivalizam em termos de capacidade com estúdios profissionais de gravação. Voltar

39 39© 2004 by Pearson Education Computer Output Microform (COM) Saída de imagens fotograficamente reduzidas em microfilme ou microficha: Microfilme – imagens armazenadas em um rolo de filme contínuo. Microfilme – imagens armazenadas em um rolo de filme contínuo. Microficha – imagens armazenadas em linhas e colunas em um cartão. Microficha – imagens armazenadas em linhas e colunas em um cartão. Necessita de um leitor especial. Usos comuns: Bibliotecas armazenam edições passadas de periódicos. Bibliotecas armazenam edições passadas de periódicos. Negócios armazenam grandes volumes de registros históricos. Negócios armazenam grandes volumes de registros históricos. Voltar

40 40© 2004 by Pearson Education Terminais Combinam capacidades de entrada e saída. Combinam capacidades de entrada e saída. Terminal burro: Terminal burro: Teclado para entrada e monitor para saída. Teclado para entrada e monitor para saída. Nenhuma capacidade de processamento. Nenhuma capacidade de processamento. Terminal inteligente: Terminal inteligente: Tem memória limitada e um processador. Tem memória limitada e um processador. Terminal de ponto-de-venda – Point-of-sale (POS): Terminal de ponto-de-venda – Point-of-sale (POS): Captura dados de venda a varejo quando a transação se desenvolve. Captura dados de venda a varejo quando a transação se desenvolve.

41 41© 2004 by Pearson Education Gráficos de Computador Gráficos de negócios Gráficos de negóciosGráficos de negóciosGráficos de negócios Videográficos VideográficosVideográficos Projeto Auxiliado por Computador/Manufatura Auxiliada por Computador (CAD/CAM) Projeto Auxiliado por Computador/Manufatura Auxiliada por Computador (CAD/CAM)Projeto Auxiliado por Computador/Manufatura Auxiliada por Computador Projeto Auxiliado por Computador/Manufatura Auxiliada por Computador

42 42© 2004 by Pearson Education Gráficos de Negócios Uma maneira poderosa de transmitir informações: Uma maneira poderosa de transmitir informações: Gráficos, mapas e tabelas ajudam gerentes a comparar dados, detectar tendências e tomar decisões mais rápidas. Gráficos, mapas e tabelas ajudam gerentes a comparar dados, detectar tendências e tomar decisões mais rápidas. Quando dados subjacentes são modificados, mapas e gráficos são atualizados instantaneamente. Quando dados subjacentes são modificados, mapas e gráficos são atualizados instantaneamente. Voltar

43 43© 2004 by Pearson Education Videográficos Uma série de imagens de vídeo: Uma série de imagens de vídeo: Exibidas rapidamente para dar a impressão de movimento. Exibidas rapidamente para dar a impressão de movimento. Usados extensivamente na televisão. Usados extensivamente na televisão. Também usados em jogos de computador e videogames arcade. Também usados em jogos de computador e videogames arcade. Voltar

44 44© 2004 by Pearson Education Projeto Assistido por Computador/Manufatura Assistida por Computador Cria projetos bidimensionais e tridimensionais. Cria projetos bidimensionais e tridimensionais. Realiza testes de engenharia; por exemplo, testes de esforço. Realiza testes de engenharia; por exemplo, testes de esforço. Serve como ponte entre o projeto e a manufatura. Serve como ponte entre o projeto e a manufatura. Voltar

45 45© 2004 by Pearson Education Ética e Dados Tão logo dados são introduzidos no computador, há muitas maneiras segundo as quais eles podem ser usados. Tão logo dados são introduzidos no computador, há muitas maneiras segundo as quais eles podem ser usados. Questões éticas a ponderar: É ético usar um computador para alterar fotografias? É ético usar um computador para alterar fotografias? É ético apagar mensagens de que possam interessar a uma parte em um processo legal? É ético apagar mensagens de que possam interessar a uma parte em um processo legal? É ético você usar os dados de outra pessoa em seu próprio interesse? É ético você usar os dados de outra pessoa em seu próprio interesse?


Carregar ppt "© 2004 by Pearson Education Introdução à Informática Capítulo 5 Entrada e Saída: A Conexão do Usuário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google