A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BUDISMO. O Budismo começou com a história do príncipe Siddartha Gautama que um dia abandonou: 1.Seu palácio; 2.Sua família 3.Suas riquezas; 4.Seu poder.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BUDISMO. O Budismo começou com a história do príncipe Siddartha Gautama que um dia abandonou: 1.Seu palácio; 2.Sua família 3.Suas riquezas; 4.Seu poder."— Transcrição da apresentação:

1 BUDISMO

2 O Budismo começou com a história do príncipe Siddartha Gautama que um dia abandonou: 1.Seu palácio; 2.Sua família 3.Suas riquezas; 4.Seu poder. Para ir em busca da iluminação. Atingiu o “estado de Buda” e passou a pregar pelos quatro cantos da Índia uma nova doutrina de libertação.

3 O Budismo nasceu do Induísmo e se espalhou por todo o mundo., tornando-se uma religião importante na China, no Japão, no Nepal,no Siri Lanka e no Tibete. Atualmente o Budismo é; a quarta maior religião do mundo ( em números de adeptos). 1º. Cristianismo 2º. Islamismo 3º.Hinduísmo. 4º Budismo.

4 RELIGIÃO OU FILOSOFIA? O Budismo é um movimento livre e em cada cultura foi – se fazendo diferente. O BUDISMO THERAVADA: chamado também de Budismo do Sul, desenvolveu-se na Tailândia, em Mianma, no Cambodja e nos Laos. Essa escola pretende seguir os ensinamentos puros do Buda. Theravada significa: Caminho dos mais velhos

5 BUDISMO MAHAYANA Chamado também de budismo do norte, é encontrado na China, no Japão, na Coreia, no Tibete e na Mongólia. Esse Budismo adaptou algumas ideias do Hinduísmo. Mahayana : significa “grande veiculo”. Há também o ZEN e o TIBETANO, que são predominantes no Japão e no Tibete.

6 UMA RELIGIÃO SEM DEUS O budismo é a única religião que não acredita em nenhuma divindade suprema. Buda não defendeu nem negou a existência de Deus. Gandi achava que Buda acreditava em Deus. Buda defendia que a libertação é obra individual e ninguém a faz pelos outros.

7 Os Budistas também oram, tem cultos, tem monges e sacerdotes-Tudo o qu é típico de uma religião. Chenrezing, o bodhisattva da compaixão é o herói que inspira a iluminação. É um ser autruísta e com tremenda coragem. Muitos braços: Para satisfazer adequadamente os Desejos da infinitude dos serres sensíveis.

8 As quatro principais ensinadas por Buda:  TUDO É SOFRIMENTO.  O SOFRIMENTO TEM ORIGEM NOS DESEJOS.  A LIBERTAÇÃO SE DÁ POR MEIO DA ELEIMINAÇÃO DOS DESEJOS.  PARA ISSSO, É NECESSÁRIO TRILHAR O CAMINHO DO MEIO. O “Caminho do meio” também é chamado de “caminho óctuplo”, ou dharma, pois a pessoa deve dar oito passos para estar nele, sendo esses passos simultâneos.

9 Segundo o historiador das religiões Mircea Eliade, o caminho do meio consite em:  Concepção ou opinião correta ( ou justa)  Pensamento correto;  Atividade correta;  Meios de existência corretos ;  Esforço mental correto;  Atenção correta;  Concentração correta.  Palavra correta;

10 O que é a meditação? É uma disciplina espiritual que nos permite algum nível de controle sobre nossos pensamentos e emoções.

11 Arte sacra A arte Sacra Budista é muito varia da: Templo em Curitiba-PR Templo ZEN em Kioto

12 Mudra Templo

13 Sexualidade e Equilíbrio Judeus, católicos, islâmicos, hindus e Budistas defendem que : Deve regular o desejo sexual para não se tornar excessivo, ou seja,não se pode fazer o que quer, de qualquer maneira e em qualquer lugar.

14 O Budismo aconselha a moderação. Hoje em dia o mundo se opõe a moderação, discursos religiosos de moderação, disciplina, casamento... No mundo contemporâneo tudo gira em torno do prazer antes de tudo sem muita preocupação com o sentimento, a responsabilidade e o compromisso. O tempo inteiro o corpo humano é comercializado nas bancas de jornal e na TV. Para essas religiões o CORPO HUMANO é sagrado e a Vida se manifesta no mundo pelo sexo, por isso deve ser cultivado com RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO.

15 O outro tem sentimentos e não deve ser comercializado. A família deve ajudar na formação sexual e amorosa dos filhos. Música: Laranja lima.

16 ATIVIDADE: Pesquisar no livro do ERE e na internet, e Registrar no caderno ao longo do trimestre o resumo sobre: As 4 verdades do Budismo ( Dia 28 de setembro, ( 2ponto) 2ª p. 140,O nó da questão ( 3 perguntas) p. 147, questão nº 2.


Carregar ppt "BUDISMO. O Budismo começou com a história do príncipe Siddartha Gautama que um dia abandonou: 1.Seu palácio; 2.Sua família 3.Suas riquezas; 4.Seu poder."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google