A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação do feudalismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação do feudalismo"— Transcrição da apresentação:

1 Formação do feudalismo
- Antecedentes da formação do sistema feudal: Desagregação do Império Romano (século V) – que gera ruralização Invasões Bárbaras que geram insegurança e destruição do mundo urbano

2 Feudalismo Sistema Econômico e Social da Idade Média. Feudalismo pode ser visto enquanto um sistema de produção a partir do século IX, e que vai até o século XIV, quando começa a passar por uma crise. Economia agrária: baseada na atividade rural. Economia de subsistência. (não produzia excedentes, não produzia lucro) Geração de Renda. Terra como meio de produção fundamental e maior bem dessa sociedade

3 Feudalismo Os proprietários rurais eram chamados Senhores Feudais, enquanto que os trabalhadores camponeses eram denominados servos. Descentralização política. Cada feudo possuía sua própria lei, moeda, impostos, pesos e medidas. Em cada feudo a autoridade máxima era o Senhor Feudal.

4 Divisão Social Divisão social: Senhores feudais e servos (os que possuem terra, e os que não possuem terra.) Três Ordens (como essa sociedade se pensava) – os que oram, os que guerreiam, os que trabalham.

5 Divisão Social Difícil ascensão social. Posição Social determinada pelo nascimento. O sonho da ascensão social foi imortalizado por diversos contos de fadas durante a Idade Média. O conto da Cinderela era um deles

6 Sociedade das Três Ordens
"A ordem eclesiástica forma um só corpo, mas a divisão da sociedade compreende três ordens. A lei humana distingue duas condições. O nobre e o não livre não são governados por uma lei idêntica.Os nobres são os guerreiros, os protetores das igrejas. Defendem a todos os homens do povo, grandes ou modestos, e também a si mesmos. A outra classe é a dos não livres. Esta desgraçada raça nada possui sem sofrimento.

7 Sociedade das Três Ordens
Provisões, vestimentas são providas para todos pelos não livres, pois nenhum homem livre é capaz de viver sem eles. Portanto, a cidade de Deus, que se crê única, está dividida em três ordens: alguns rezam, outros combatem e outros trabalham. Estas três ordens vivem juntas e não suportariam uma separação. Os serviços de uma delas permitem os trabalhos das outras duas. Cada um, alternadamente, presta seu apoio a todos” Aldaberon, Bispo de Laon. Citado por BOUTRUCHE, R., Seflorio y Feudalismo Siglo Veintiuno Editores, pág. 3O7.)

8 Sociedade das Três Ordens

9 Sociedade das Três Ordens
Primeira Ordem: CLERO (os que oram). Importância social e ideológica da Igreja. Crítica ao lucro e Teocentrismo. A Igreja Católica promoveu a unidade no mundo medieval, um mundo fragmentado, através da religião. O clero era isento de impostos e arrecadava o dízimo. Era um poder centralizado dentro de uma sociedade descentralizada. A Igreja e o clero também eram grandes Senhores Feudais. Era detentora da Educação. Dividia-se em alto clero (bispos e abades) e baixo clero (padres, monges e frades)

10 Sociedade das Três Ordens
Segunda Ordem: NOBREZA Os que guerreiam. Sociedade Militar. Guerras entre senhores por Terra. Defesa contra Invasões, e Cruzadas. A nobreza se divide entre alta nobreza (condes, barões e duques), e baixa nobreza (viscondes e cavaleiros). Ideais de honra, lealdade e heroísmo.

11 Sociedade das Três Ordens
Terceira Ordem: SERVOS. Camponês preso à Terra. Deve ao Senhor feudal uma série de obrigações. Precisa pagar a Talha, a Corvéia e as banalidades. Um nobre não faz trabalhos manuais. O trabalho manual é considerado inferior e obrigação servil.

12 Relações sociais Suserania e vassalagem.
O contrato de vassalagem é um contrato feito de nobre para nobre. O suserano dá um benefício para o vassalo (geralmente terra, o maior bem da sociedade feudal) em troca de fidelidade e apoio militar.

13 Relações sociais O REI - O Rei era o maior Suserano e tinha maior números de vassalos. Tinha poder militar, mas não tinha poder legislativo dentro de cada feudo. (quando doava o benefício doava também o direito de “ban”) Só tinha poder político dentro de seu próprio feudo.

14 Relações Sociais – Suserania e Vassalagem
A prestação da vassalagem era feita através de uma cerimônia denominada “homenagem”, na qual o futuro vassalo se ajoelhava diante do senhor ou suserano, colocando suas mãos unidas entre as dele e tornando-se, por este ato, seu servidor fiel. Seguia-se o juramento de fidelidade, feito sobre a Bíblia ou uma relíquia sagrada, selada por um beijo entre as partes.

15 Relações Sociais A “investidura” era o ato pelo qual o suserano entregava ao vassalo um punhado de terra, folhas, etc., simbolizando o feudo. A quebra do juramento de fidelidade implicava na perda do benefício.  

16 Cerimônia de Homenagem

17 Relações sociais Servidão: A Servidão é um contrato entre um nobre e um camponês. O servo é preso à terra e cumpre uma série de obrigações para com o senhor feudal. O servo não é um escravo pois não pode ser vendido como mercadoria. Vilão: Trabalhador que não é preso à terra.

18 Livro de horas

19 Unidade de produção: o Feudo
Divisão de um feudo: Domínio –terras mais férteis cultivadas pelos camponeses, pertencentes exclusivamente ao senhor feudal. Manso Servil –lotes (glebas) explorados pelos servos Terras em Comum -terras de uso comum, onde os servos podiam recolher madeiras e utilizar trechos para soltar os animais. Nesses campos, que compreendiam bosques e pastos, a posse da terra era coletiva. É geralmente aí que se localiza a Aldeia, onde se realizava um pequeno comércio de trocas, e a Igreja do Feudo.

20

21 Obrigações servis Talha: Parte da produção do servo na gleba deveria ser entregue ao nobre. Corvéia: obrigação do servo de trabalhar durante três dias da semana nas terras senhoriais. Banalidades: Taxas pelo uso de instrumentos pertencentes ao Senhor Feudal. (por exemplo: Moinho)

22 Castelo Medieval


Carregar ppt "Formação do feudalismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google