Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Pilares da Educação
2
Os quatros pilares A educação deve estruturar –se em torno de quatro aprendizagens fundamentais, que no transcurso da vida, serão para cada pessoa, em certo modo “pilares” do conhecimento:
3
Aprender a viver juntos
Aprender a conhecer Aprender a fazer Aprender a viver juntos Aprender a ser
4
Adquirir instrumentos de compreensão.
Aprender a conhecer Adquirir instrumentos de compreensão.
5
Este tipo de aprendizagem tende:
6
Ao domínio dos instrumentos mesmo do saber, nem tanto à aquisição de conhecimentos classificados e codificados Compreender o mundo que rodeia à pessoa. Desenvolver suas capacidades profissionais.
7
Aprender a Aprender exercitando a “ atenção, a memória e o pensamento”.
8
Aprender a fazer
9
Como ensinar ao aluno a colocar em prática seus conhecimentos?
Como adaptar o ensino ao futuro mercado de trabalho cuja evolução não é totalmente previsível?
10
Relação interpessoal e Aprender a fazer.
O que estes conceitos tem em comum?
11
RELAÇÕES HUMANAS!!!!! Trocas de experiências
12
Como educar para “ aprender a fazer” em uma situação de incerteza, como participar da criação de um futuro melhor? Qual a grande responsabilidade do professor neste contexto?
13
APRENDER A VIVER JUNTOS
É uma das principais empresas da educação contemporânea. POR QUE?
14
É preciso apostar por uma educação que permitisse evitar os conflitos ou solucionar os de maneira pacífica, fomentando o conhecimento de outros, de suas culturas, de sua espiritualidade.. Somos diversos, mas semelhantes e interdependentes.
15
Na prática escolar cotidiana a participação de professores e alunos em projetos comuns pode engendrar aprendizagem de um método de solução de conflitos e ser referência para a vida futura dos jovens, enriquecendo a relação de educadores e educandos.
16
A educação escolar deve reservar e propiciar tempos e ocasiões suficientes para iniciar desde muito cedo aos jovens em projetos cooperativos, em atividades esportivas, culturais e atividades sociais.
17
APRENDER A SER É fundamental para que a educação contribua para o desenvolvimento global de cada pessoa:
18
Corpo Inteligência Mente sensibilidade Responsabilidade individual espiritualidade
19
Fomentar a imaginação e a criatividade deverá levar também a revalorizar a cultura oral e os conhecimentos extraídos da experiência do menino ou do adulto.
20
Aprendizagem não tem fim, desde quando nascemos até morrermos estamos aprendendo.
Nunca é tarde para aprendermos. Como diz Paulo Freire:
21
“Onde há vida, há inacabamento”.
“Ensinar não é transferir conhecimento”. “Onde há vida, há inacabamento”. “Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando” “Ensinar é uma especificidade humana”.
22
“ Da planta, o fruto e do fruto, novas sementes”.
“ Quando lançamos uma semente na terra, juntamos a ela a esperança e a certeza de que vai nascer uma planta”. “ Da planta, o fruto e do fruto, novas sementes”. “Mas é preciso acreditar e plantar com certeza de que mesmo que a longo prazo, a semente germinará”!!
23
Ginástica Espiritual
24
GINÁSTICA DE RELAXAMENTO
Entregue ao Pai Celestial todas as tuas cargas, preocupações e tristezas. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mat. 11:28,30)
25
GINÁSTICA RESPIRATÓRIA
Respire apenas a atmosfera de paz, amor e felicidade. “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus”. (Hebreus 12:14)
26
Veja somente o bem em teus semelhantes.
GINÁSTICA OCULAR Veja somente o bem em teus semelhantes. “O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem”. (Romanos 12:9)
27
GINÁSTICA AUDITIVA Escute a voz de Deus.
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu as conheço, e elas me seguem”. (João 10:27)
28
Exercite exclusivamente idéias construtivas.
GINÁSTICA PARA A MENTE Exercite exclusivamente idéias construtivas. “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há, e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. (Filipenses 4:8)
29
GINÁSTICA PARA A LÍNGUA
Pronuncie apenas palavras edificantes e caridosas. “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, por que somos membros uns dos outros”.” Não sai da vossa boca nenhuma palavra tope; e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade,e, assim, transmita graça aos que ouvem”. (Efésios 4:25, 29)
30
GINÁSTICA FACIAL Sorria, sorria, sorria o dia inteiro.
Regozijai-vos sempre”. (I Tess. 5:16)
31
GINÁSTICA PARA AS PERNAS
Ande sem temer pelos caminhos em que Deus te guiar. “Não to mandei Eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andes”. (Josué: 1:9)
32
Una-as diariamente para uma oração especial.
GINÁSTICA PARA AS MÃOS Una-as diariamente para uma oração especial. “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contendas”. (I Timóteo 2:8)
33
GINÁSTICA PARA O CORAÇÃO
Irradie sentimento de amor. “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor”. (I João 4:7,8 )
34
Tenha todos os dias contato com Deus.
GINÁSTICA PARA A ALMA Tenha todos os dias contato com Deus. “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?”. (Miquéias 6:8)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.