A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reinaldo Bozelli Universidade Federal do Rio de Janeiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reinaldo Bozelli Universidade Federal do Rio de Janeiro"— Transcrição da apresentação:

1

2 Reinaldo Bozelli Universidade Federal do Rio de Janeiro
Circuito Regional de Educação Ambiental Lagos São João Ambientes Lagunares: Estado natural, transformações antrópicas e implicações para o equilíbrio ecossistêmico Reinaldo Bozelli Universidade Federal do Rio de Janeiro

3 Estado Natural

4 Ecologia... Duas palavras gregas
oikos = casa e logos = estudo Ocupa-se de estudar a casa (partes e todo) Tudo que a constitui e como ela funciona

5 Ecologia...

6 Ecossistema = casa Ecossistemas (casa) têm várias características fundamentais Primeira: tem uma estrutura (biótica e abiótica) Segunda: tem processos (ciclo de materiais e fluxo da energia) Terceira: muda no tempo através de um processo chamado sucessão.

7 1a O que constitui a casa (estrutura)

8 LAGOAS COSTEIRAS DO NORTE FLUMINENSE
Lagoa Peri-peri Lagoa Cabiúnas Lagoa Carapebus Lagoa Carapebus Lagoa Comprida Lagoa Paulista

9 2a A Cadeia Trófica (estrutura e função)

10 2a A Teia Trófica (estrutura e função)

11 2a Como funciona a casa... (estrutura e função = processos)
Amabis & Martho, 2004

12 3a Sucessão Ecológica Tudo sempre foi como é hoje? Ambiente muda!!!
Naturalmente Pelo ação do ser humano

13 Lagoa Cabiúnas, Parna Jurubatiba

14 Ecossistemas = Casa O objetivo maior da nossa casa é que ela mantenha a vida A manutenção da vida depende da manutenção da casa, com suas coisas, funções e mudanças Nossa casa é a Terra = biosfera

15 Vivemos em Sistemas ! o ambiente é nosso sistema básico de suporte da vida - ele proporciona o ar ..., a água..., etc... maior parte das atividades humanas afetam o ambiente de uma forma ou outra; danos ambientais (naturais ou antrópicos) normalmente têm outros danos como consequências: morte, prejuízos, destruição, etc... muitas partes do ambiente têm sido profundamente danificadas pelo excesso de uso ou pelo uso irracional = CONSUMO se continuamos neste ritmo, o dano ficará pior, os custos maiores e as consequências mais sérias.

16 As Nossas Necessidades
Necessidades “necessárias” Outras necessidades Recorremos à natureza Produtos e serviços Frequentemente gera problemas e riscos O que “precisamos” tem valor A disputa, o conflito

17 Loteamentos na Restinga de Massambaba
“Precisamos” morar... Loteamentos na Restinga de Massambaba

18 “Precisamos” de espaço...
INVASÃO EM MANGUEZAL Rio Macaé

19 “Precisamos” nos livrar dos restos...
ESGOTOS: CANAL MACAÉ-CAMPOS ESGOTOS: Lagoa Imboassica

20 Precisamos, precisamos, precisamos...

21 Os sistemas ecológicos sustentam todo tipo de vida...
Pelos Serviços que fornecem Purificação do ar e da água Diminuição de secas e enchentes Geração e preservação da fertilidade do solo Decomposição e desintoxicação de esgotos Polinização de colheitas Controle de pestes da agricultura Dispersão de sementes Descanso e relaxamento pela beleza cênica ...

22 com produtos... e serviços...

23 Os sistemas ecológicos sustentam todo tipo de vida...

24 Transformações Antrópicas e implicações

25 Lagoa Imboassica ESGOTO

26 Lagoa Imboassica ASSOREAMENTO

27 Lagoa Imboassica ATERRROS

28 Lagoa Imboassica Alterações na Bacia

29 Lagoa Imboassica POLUIÇÃO

30 Lagoa Imboassica Introdução espécies

31 Lagoa Imboassica Introdução espécies

32 DESEQUILÍBRIO!!!!!

33 Estamos Jogando em Excesso !

34 Estamos Extraindo em Excesso !

35 Então...

36 E TAMBÉM… AUMENTO DE DOENÇAS PERDA DE RECURSOS HÍDRICOS – ÁGUA!
PERDA DE RECURSOS ALIMENTARES – PEIXE! PERDA DE RECURSOS TURÍSTICOS – PAISAGEM! PERDA DE OPÇÕES DE LAZER – FELICIDADE! PERDA DE VALOR DAS MORADIAS – GRANA! ….. PERDA DE PRODUTOS E SERVIÇOS AMBIENTAIS!

37 Refletindo... Todos percebemos igualmente? Afeta a todos igualmente?
Somos todos igualmente responsáveis? Todos temos a mesma capacidade de interferir no processo?

38 Como Começar ? Evitando o desperdício

39 Como Começar? Evitando poluir a água

40 Como Começar? Evitando destruir ambientes no entorno das ambientes aquáticos

41 Como Começar? Estudando a água, os ambientes aquáticos

42 Como Começar? Evitando o desperdício Evitando poluir a água
Evitando destruir ambientes no entorno das ambientes aquáticos Estudando a água, os ambientes aquáticos Mas principalmente Organizando-nos e participando para cuidar da água e dos ambientes aquáticos

43 Obrigado! Fotos Fotos: E. Aniszewski, Alexandre JC, F Branco


Carregar ppt "Reinaldo Bozelli Universidade Federal do Rio de Janeiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google