A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Amor: O Dom Supremo! Clicar para passar slides

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Amor: O Dom Supremo! Clicar para passar slides"— Transcrição da apresentação:

1 Amor: O Dom Supremo! Clicar para passar slides
Argumento e Formatação: Mirtzi Lima Ribeiro João Pessoa/Paraíba/Brasil Clicar para passar slides

2 (Bíblia, Colossenses 3:14)
“Acima de tudo, porém, revistam-se do AMOR, que é o perfeito vínculo de UNIÃO”. (Bíblia, Colossenses 3:14)

3 O que é o AMOR? Cada pessoa terá seu conceito, de acordo com a experiência de vida. Mas, qual é a verdadeira ESSÊNCIA do AMOR ?

4 O AMOR como DOM SUPREMO, é o mandamento ensinado por CRISTO:
“Tens de AMAR a DEUS sobre todas as coisas e ao próximo como a TI MESMO.” (Bíblia, Mateus 22: 37/40)

5 Ressalva: não podemos dar aos outros aquilo que não possuímos.
Portanto, primeiro, precisamos aprender a amar a si mesmo de forma adequada e equilibrada.

6 Quando aprender a se AMAR, AME ao semelhante!
“Faze como DEUS age conosco, ele nos AMA para que o amemos mediante o amor que nos dedica.” (São João da Cruz)

7 “Todo relacionamento DEPENDE de dar e receber...
O que sai tem de voltar”. “Toda semente traz em si a promessa de muitas flores. Mas a semente não pode ser GUARDADA”. “Assim quanto mais você dá, mais recebe, porque mantém a abundância do universo circulando em sua vida”. Deepak Chopra, médico e filósofo.

8 Todos falam em ‘Amor’: Poetas, escritores, terapeutas, enamorados, pais, filhos e santos... mas, nem todos vivenciam o verdadeiro significado do Amor Em ‘Canção de Protesto’, Caetano Veloso diz que não pode viver sem amor e música, mas protesta contra o ‘ciúme’, as ‘queixas’, as ‘dores’ do ‘Amor’, dizendo: “É o abusar de um santo nome em vão ou a santificação de uma banalidade”.

9 Você tem amado e aceitado a si mesmo? Reavalie seus CONCEITOS

10 Considerações sobre os conceitos de AMOR

11 PLATÃO e a essência do Amor
No diálogo ‘O banquete’, junto com outros filósofos, Platão busca evidenciar a essência do AMOR. Um deles diz que o AMOR é o mais bondoso dos deuses, pois sacrifica-se pelo amado e só deseja fazer o bem, assim, amar é se doar.

12 Outro fala da diferença que existe entre o amor sexual e passageiro daquele amor espiritual e eterno entre as almas. Um terceiro afirma que o AMOR é a energia que organiza e orienta o mundo. Desse modo, o AMOR é uma força que traz ordem e harmonia a todo o universo.

13 Já outro narra um mito, de seres perfeitos que moravam no Olimpo e que, por isso, despertaram os ciúmes do deus Zeus. Enlouquecido de ciúmes, em ato extremo, Zeus os corta ao meio e os joga na Terra, lançando-os a uma jornada em busca de sua metade. Zeus continuaria a ser o maior e o mais perfeito no panteão dos deuses. Assim, amar verdadeiramente, seria ter capacidade para encontrar a outra metade perdida de si mesmo (alma gêmea).

14 Outro filósofo narra mais um mito, que retrata a concepção de Eros o deus do amor.
Esse mito indica um outro tipo de amor, que é caracterizado pela carência e astúcia, e pelo desejo de saciar a fome e a sede.

15 Depois de trocarem muitas idéias e histórias mitológicas, concluem que o verdadeiro AMOR é plenitude, ou seja, é o desejo de externar a perfeição da essência ou espírito, que é eterno.

16 O AMOR que é plenitude, como desenvolvê-lo?
– eliminando idéias preconcebidas; – resgatando a essência do AMOR; – dando rumos saudáveis à vida (dia-a-dia); – ficando atento e percebendo os milagres que o AMOR é capaz de realizar; - aprendendo a compartilhar e perdoar.

17 O que é o Amor? Uma CHAVE universal que nos permite abrir a própria visão, eliminando bloqueios emocionais e expandindo a consciência.

18 Atenção!!! O quê esse AMOR não é ? – nem permissivo e nem ciumento
– nem submisso e nem prepotente – nem desatencioso e nem precipitado – nem indiferente e nem absorvedor – nem pretensioso e nem simplista – nem covarde e nem intransigente – nem injusto e nem inconveniente – nem preguiçoso e nem agitado - não tira proveito do outro e nem é egoísta - não desnorteia e nem é tábua de salvação

19 O AMOR que é plenitude traz em si a semente do equilíbrio, da lucidez, da ética, da responsabilidade, da dimensão correta das situações e da nobreza de propósitos.

20 O Apóstolo PAULO diz: O AMOR é
benigno; paciente; decente; humilde mas que conhece seu real valor; conveniente; altruísta; nobre; positivo; equilibrado; justo; sincero; verdadeiro e íntegro. (Bíblia, 1ª Coríntios, 13)

21 Aspectos deste Amor Uma Ética da Virtude É Deus em manifestação
É Uma Meditação É Um aprendizado Uma energia que liberta, cura e conduz o ser humano à sua essência

22 Amor: ética da virtude citação do Dalai Lama
“Para que nos TRANSFORMEMOS, modificando nossos hábitos e nossa índole para que nossas ações expressem compaixão, é necessário desenvolver... uma Ética da Virtude:” “Como princípio básico, é essencial evitar os extremos.” Em ‘Uma Ética para o Novo Milênio’ ele sugere: A disciplina do comportamento, do amor, o autocontrole, a estabilidade emocional, a compaixão, tolerância, calma, perdão e a perspectiva adequada da situação.

23 Amor: Deus em manifestação
“Deus é Amor.” (Bíblia, 1ª João 4:8) Pelo Amor, DEUS sempre nos acolhe e nos guia.

24 Amor: Uma Meditação citação de Osho
“Se amas, simplesmente existes sob uma forma mais amorosa – tem amor ... por tudo quanto existe em torno de ti. Pelas árvores e pelas pedras, pelo céu e pela terra. Tu, o teu ser, a tua própria qualidade de ser tornam-se um fenômeno de AMOR”

25 Amor: um aprendizado citação: Tobias Brocher, no livro ‘Da dificuldade de Amar’
“O fato de o amor ser um processo de aprendizado que tem anos de duração, fica claro e visível...” “A mudança requer uma decisão e uma tomada de posição de nossa parte.” “O amor é a tentativa de mudar a própria pessoa, e não o outro.” “O amor não é possível sem fé e esperança...”

26 Amor: energia que liberta e cura
O AMOR tem o poder de libertar do medo, da mágoa, da insegurança, do ressentimento, da depressão ou de quaisquer emoções negativas guardadas, é só permitir que ele flua através de nós. Agir desprendidamente em AMOR, traz a CURA que nos abrirá à realidade interior. Na seqüência, estando livres e curados, viabilizamos o auto-conhecimento, que nos conduz à nossa essência, que é divina. Como resultado, experimentamos a verdadeira felicidade que vem de dentro de nós e nos faz enxergar tudo à nossa volta com novos olhos. Enfim, entenderemos que todo acontecimento é oportunidade para crescimento. Mirtzi

27 Amor: Uma luz para o mundo
Um lugar pode passar anos na escuridão, mas quando uma luz é acendida sobre ele, no mesmo instante, tudo se ilumina. Na vida, compreender e viver a essência do Amor, se assemelha à luz que ilumina imediatamente abrindo nosso horizonte e mostrando o todo. Mirtzi

28 Amor: uma iniciação citação de Lourenço Prado
“ Assim disse o Cristo: ’Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros.’ “... o amor é um fenômeno cósmico que abre ao ser humano o mundo da quarta dimensão,o Mundo das Maravilhas.”

29 Amar é ter Fé “Fé não é crença, é amor.
citação de Osho “Fé não é crença, é amor. Fé não é crença, porque não é a metade, É TOTAL.” “não é contra, nem a favor disto ou daquilo.” “TER CONFIANÇA, UMA CONFIANÇA PROFUNDA, AMOR.” “Não cries crenças contra a fé. Sê indiferente a ambas, crença e dúvida, e leva tuas energias em direção AO AMOR: ama mais, AMA INCONDICIONALMENTE.”

30 Como desenvolver este AMOR? ADOTANDO este PROCESSO DE CRESCIMENTO.
APRENDENDO a AMAR e ADOTANDO este PROCESSO DE CRESCIMENTO. Isso requer um desejo sincero de mudar, além de uma vontade firme para se manter neste aprendizado diário.

31 Como se pratica o AMOR? Aprendendo a Amar a si mesmo e ao semelhante
Abrindo espaço para o Amor se expressar, curar e fluir Mudando padrões de pensamento, emoção e conduta Eliminando, passo a passo, bloqueios interiores Erradicando repressão, dúvidas, emoções negativas (fazendo triagem diária e contínua em si mesmo) Rompendo com condicionamentos Perdoando a si mesmo e aos outros Sendo altruísta (jamais egoísta)

32 Exercícios que ajudam Uso de AFIRMAÇÕES para programação mental, visando uma mudança de atitude Uso de SÍMBOLOS espirituais, visando trabalhar os corpos interiores Diariamente DISCIPLINAR-SE, com o fim de agir construtivamente

33 Exemplos de AFIRMAÇÕES
Citação de Jasmuheen “Estou livre de limitações passadas. Crio minha própria realidade.” “É minha intenção que eu receba AMOR e coloque AMOR em tudo quanto faço.” “AMOR e LUZ é o que sou. Aceitação é a chave de minha felicidade.”

34 “No meu ser real sou forte, feliz e sereno.”
Exemplos de AFIRMAÇÕES Citações de Paul Brunton, Ph D “No meu ser real sou forte, feliz e sereno.” “Amor infinito, enobrece-me.” “EU SOU um ser radiante e revivificado. Expresso no mundo o que sinto no meu ser.”

35 Uso de símbolos “É mais fácil meditar sobre a Realidade através de um símbolo do que diretamente.” Paul Brunton (Ph D) Durante cerca de sete minutos: Visualize uma cruz azul-clara, para obter uma mudança psicológica Visualize um triângulo de cor dourada, para obter equilíbrio intelectual e harmonia Visualize uma Estrela de cinco pontas de cor prateada, como um símbolo do homem perfeito

36 Acompanhamento diário “TERMINE O DIA COM AMOR”
Richard Carlson, Ph D “COMECE O DIA COM AMOR” “... ao se erguer da cama você abre seu coração e se lembra de sua intenção de amar em todos os sentidos de sua vida.” “VIVA O DIA COM AMOR” “... suas escolhas e ações derivam de sua decisão de ser amoroso ... que manterá as coisas na perspectiva correta...que aceitará as imperfeições dos outros e as suas... que fará esforço para ser generoso, cooperativo, humilde e sincero...” “TERMINE O DIA COM AMOR” “... reservará um momento no final do seu dia para refletir e agradecer.”

37 AMOR: O Dom Supremo O verdadeiro Amor, o Dom Supremo, nos traz:
Profunda transformação Visão e Compreensão amplas Empatia e Solidariedade sinceras Compaixão (amor puro à criatura) Comportamento Ético Refinamento nas atitudes (civilidade como hábito) Paz e Felicidade interiores Serviço altruísta (desapegado aos resultados) Vida harmoniosa e alegre

38 !!!!!! ATENÇÃO !!!!!! AMAR requer CORAGEM e AÇÃO!!!
Vejam alguns exemplos em JESUS: “Coragem, eu venci o mundo” (Bíblia, João 16:33); “Ninguém tem maior AMOR do que quem dá sua vida pelos amigos” (Bíblia, João 15:13); - Na Páscoa, vendo o TEMPLO de DEUS virar comércio, Jesus foi firme expulsando mercadores, dizendo: “Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu PAI um mercado!” (Bíblia, João 2: 13/17)

39 Então, que fazer? AMA! “Ama, e tudo virá a ti.” Ramakrishna

40 Argumento e Formatação: Mirtzi Lima Ribeiro
João Pessoa/Paraíba/Brasil Esse tema foi apresentado em workshops, clínicas de tratamento e terapias alternativas, seminários e fóruns de estudo.

41 Bibliografia: - Bíblia Sagrada, versões: Edições Paulinas usada pela Igreja Católica Apostólica Romana; e, Nova versão Internacional da Igreja Batista de João Pessoa; - BROCHER, Tobias. Da Dificuldade de Amar. S. Paulo: Pensamento, 1998, 149 páginas; - BRUNTON, Paul. Idéias em Perspectiva. S. Paulo: Pensamento, 1990, 372 páginas; - CARLSON, Richard. Não faça tempestade em copo d’água com a família. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 2000, 310 páginas; - CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. S. Paulo: Ed. Ática, 2001, 440 páginas; - CHOPRA, Deepak. As sete leis espirituais do sucesso – um guia prático para a realização de seus sonhos. S. Paulo: Ed. Best Seller, 2000, 103 páginas; - CHOPRA, Deepak. Como conhecer DEUS – a jornada da alma ao mistério dos mistérios. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 2001, 383 páginas; - DALAI LAMA. Uma Ética para o Novo Milênio. Rio de Janeiro: Sextante, 2000, 256 páginas; - DRUMOND, Henry. O DOM SUPREMO. Tradução de Paulo Coelho. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1992, 78 páginas; - FRANÇA, Núbia Maciel; RAHM, Padre Hardold J. Relaxe ... e Viva Feliz. S. Paulo: Ed. Loyola, 1992, 163 páginas; - HAY, Louise L. Meditações para a Manhã e para a Noite. Rio de Janeiro: Sextante, 1999, 76 páginas;

42 Continuação da Bibliografia:
- HAY, Louise L. Meditações para Saúde do Corpo e da Mente. Rio de Janeiro: Sextante, 2000, 80 páginas; - HAY, Louise L. Você Pode Curar sua Vida – como despertar idéias positivas, superar doenças e viver plenamente. S. Paulo: Ed. Cultural Ltda, 2002, 251 páginas; - JASMUHEEN. Em sintonia: a arte da ressonância. S. Paulo: Ed. Aquariana, 2001, 378 páginas; - LINN, Mathew. LINN, Sheila Fabricant. LINN, Dennis. Não Perdoe cedo demais – estendendo as duas mãos que curam. Tradução de Sabino F. Affonso. Campinas-SP: 1996, 138 páginas; - MCNALLY, David. Até as águias precisam de um empurrão – aprendendo a voar num mundo em mudança. S. Paulo: PRONET, 1990, 181 páginas; - OSHO. Tantra: a Suprema Compreensão. S. Paulo: Ed. Cultrix, 1992, 243 páginas; - PRADO, Lourenço. Alegria e Triunfo. S. Paulo: Pensamento, 2000, 149 páginas; - PRADO, Lourenço. Equilíbrio e Recompensa. S. Paulo: Pensamento, 1995, 149 páginas; - RIBEIRO, Lair. Pés no Chão e Cabeça nas Estrelas. Rio de Janeiro, Objetiva, 1993, 111 páginas; - SHINYASSHIKI, Roberto. A Carícia Essencial – uma psicologia do afeto. S. Paulo: Ed. Gente, 1991, 132 páginas; - SHINYASSHIKI, Roberto. O Poder da Solução. S. Paulo: Ed. Gente, 2003, 198 páginas; - SHINYASSHIKI, Roberto. Sem Medo de Vencer/Ser. S. Paulo: Ed. Gente, 1993, 138 páginas;


Carregar ppt "Amor: O Dom Supremo! Clicar para passar slides"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google