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Engenheiros de MENOS Escolas de MAIS. José Roberto Cardoso 15a. Reunião Intermediária dos Comitês Técnicos da ALAMYS São Paulo, Junho 2010 Escola Politécnica.

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1 Engenheiros de MENOS Escolas de MAIS. José Roberto Cardoso 15a. Reunião Intermediária dos Comitês Técnicos da ALAMYS São Paulo, Junho 2010 Escola Politécnica Universidade de São Paulo

2 Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 22/05/2010 Números do último concurso para Professores de Física no Estado de São Paulo Escola Politécnica Universidade de São Paulo Vagas p/ Profs. FÍSICAAprovados 931304

3 Rendimento das Escolas de Engenharia Escola Politécnica Universidade de São Paulo IngressantesConcluintes ~150.000~30.000

4 Números da Engenharia Escola Politécnica Universidade de São Paulo PaísEngos./ano% Jovens Universitários China~400.00035% Índia~250.00021% Coréia do Sul80.00030% Brasil30.00010%

5 Escola Politécnica Universidade de São Paulo

6 Números da Engenharia Brasil Escola Politécnica Universidade de São Paulo CNI – 150.000 vagas não preenchidas em 2012 Evasão: 80% Salario inicial: R$.1500,00 em 2006 – R$.4.500,00 em 2010 78% dos cursos na área de humanidades 8,8% das engenharias Apenas 1 em cada 4 concluintes tem formação adequada

7 Números da Pesquisa em Engenharia no Brasil Escola Politécnica Universidade de São Paulo ~de 2.500 a 3.000 artigos científicos/ano 15% da produção científica nacional ~5.000 pesquisadores e aumentando ~80% dos doutores na academia Patentes 397 em 2007 (Rússia 28.000-China 5200 Índia 2800)

8 8 Cursos de Engenharia

9 9 Vagas Oferecidas

10 10 Concluintes

11 11 Vagas Oferecidas e Concluintes

12 12 Matrículas

13 13 Propostas 1. Permitir que alunos de engenharia e engenheiros ministrem cursos de física, química e matemática no ensino médio; 1. Permitir que alunos de engenharia e engenheiros ministrem cursos de física, química e matemática no ensino médio; 2. Maior teor tecnológico no Ensino Médio com bastante prática laboratorial; 3. Programas de atração do sexo feminino e minorias para a engenharia; 4. Bolsas de estudos para alunos das carreiras tecnológicas em larga escala;

14 14 Propostas 5. Financiamento das escolas de engenharia para melhoria da base laboratorial e de T,I&C aliado a programas de melhoria do rendimento (p.ex.acompanhamento do aluno); 5. Financiamento das escolas de engenharia para melhoria da base laboratorial e de T,I&C aliado a programas de melhoria do rendimento (p.ex.acompanhamento do aluno); 6. “Mão na massa” desde o primeiro ano 7. Dignidade da profissão

15 15 O B R I G A D O jose.cardoso@poli.usp.br Twitter: @profcardoso


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