A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros."— Transcrição da apresentação:

1 Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros

2 Como formar um engenheiro? Sobre a alternativa generalistas x especialistas: Especialista é uma pessoa que sabe cada vez mais sobre cada vez menos. (Dr. W. J. Mayo) Historicamente o (bom) engenheiro é formado de acordo com as necessidades do seu tempo e do futuro próximo. Quais são estas necessidades hoje?

3 Como formar um engenheiro? A carreira típica em engenharia implica passagem por várias funções e às vezes por várias especialidades. Como preparar uma pessoa para isto? Ultimamente é freqüente haver várias mudanças de profissão ao longo de uma vida no trabalho. Como preparar uma pessoa para isto?

4 Como formar um engenheiro? Para usar as palavras propostas como motivo desta reunião, e apresentando uma indicação de solução geral do problema, é preciso formar generalistas capazes de se tornarem diferentes especialistas em diferentes fases da carreira. Como se faz isto?

5 Como formar um engenheiro? Sugestão: procurar o que há de comum nas várias especialidades da profissão de engenheiro e fortalecer, até o limite do possível, esta base. O que é esta base?

6 Como formar um engenheiro? A base pode ser dividida em três níveis: 1) Ciências gerais Matemática, Física, Química e Ciência dos Materiais 2) Ciências da engenharia Resistência dos materiais, Mecânica dos fluidos, Termodinâmica, Eletrotécnica e eletrônica, Interação de radiação com a matéria 3) Disciplinas básicas da especialidade Exemplos da nossa área: Fenômenos de transporte, Transformações de fases, Comportamento mecânico

7 Organização dos cursos da POLI Ciclo básico: quatro semestres Ingressantes: engenheiros (dois semestres iniciais, e opção por uma grande área) Grandes áreas: Civil, Elétrica, Mecânica e Química (mais dois semestres, e opção por uma habilitação) Habilitações Eng. de Materiais e Eng. Metalúrgica (dois semestres em comum)

8 O que a sociedade espera? Postura ética Comprometimento cultural e social com o Brasil Atenção com e respeito ao ambiente Como se educa para isto?

9 O que o mercado espera? Um(a) gênio(a) que fale, escreva e leia correntemente inglês e mais umas duas línguas, além do português; que seja um grande comunicador; que esteja sempre atualizado; que seja empreendedor; que seja excelente em economia e finanças, em gestão de recursos humanos, em marketing, em exportação, etc....

10 Conclusões Considerando as perguntas de trás para frente: 1)O mercado, ao não pedir competência técnica, está dizendo que este requisito é bem atendido pelas escolas de engenharia. 2)O que a sociedade espera não pode ser ensinado e nem aprendido só na escola; é boa parte de um objetivo de vida-cidadã. 3)O engenheiro se forma com uma base científica desejavelmente muito forte. Isto é, muito forte nas ciências básicas, nas ciências da engenharia e nas disciplinas fundamentais de cada habilitação. Esta é a formação generalista que sustenta as várias fases especialistas ao longo de uma carreira.


Carregar ppt "Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google