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Critérios de Avaliação EMRC Uma Marca Na Tua Vida.

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Apresentação em tema: "Critérios de Avaliação EMRC Uma Marca Na Tua Vida."— Transcrição da apresentação:

1 Critérios de Avaliação EMRC Uma Marca Na Tua Vida

2 A avaliação deve ter um carácter sistemático e contínuo permitindo a recolha de informações e a tomada de decisões adequadas às necessidades e capacidade do aluno. Esta recolha de informações permite formar um juízo globalizante sobre o desenvolvimento do aluno, os seus conhecimentos e competências, capacidades e atitudes.

3 SABER 40% SABER FAZER SER60%

4 SABER – 20% Conhecimentos e competências adquiridas Domínio da aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências relacionando-as com o seu modo de vida, numa atitude solidária e altruísta.

5 SABER FAZER – 20% Capacidades científicas Todo e qualquer aspecto da vida necessita de um certo “saber fazer”. Também o aspecto ético e moral dele necessitam assente no nível de autonomia e segurança nas várias opções e na resolução de situações críticas e problemáticas.

6 SER – 60% Pessoalidade / Axiologia Atitudes e Valores “A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa – espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade” (UNESCO). É neste sentido que se enquadra a Educação Moral e Religiosa Católica pelo que, a sua avaliação incidirá mais nesta perspectiva do SER e a sua vivência ao nível axiológico.

7 C RITÉRIOS DE AVALIAÇÃO P ERCENTAGEM (%) C OMPORTAMENTO 30 I NTERESSE / E MPENHO 15 F ICHA DE T RABALHO 15 P ARTICIPAÇÃO 10 H ÁBITOS DE TRABALHO 5 T RABALHOS PRODUZIDOS LIVREMENTE 5 M ATERIAL DIDÁTICO 5 A SSIDUIDADE / P ONTUALIDADE 5 O RGANIZAÇÃO / M ÉTODO 5 A UTONOMIA / C RIATIVIDADE 5

8 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS. (Nível das competências ― certamente mais estruturante ― desdobra-se nos domínios em que as competências se incluem. ) O ALUNO É CAPAZ DE: Cultura e Visão Cristã Interpretar a realidade (histórica, cultural, social, científica) e relacioná-la com a visão cristã Construir um sentido para a realidade pessoal e social Ética e Moral Identificar o fundamento religioso da moral cristã Mobilizar valores e princípios éticos em situações diversificadas Relacionar-se com os outros de forma cooperante e solidária

9 Religião e Experiência Religiosa Identificar o núcleo central do Catolicismo Identificar o núcleo central de diversas confissões religiosas Promover o diálogo ecuménico e inter-religioso Cultura Bíblica Usar a Bíblia e interpretar textos bíblicos Património e Arte Cristã Interpretar e apreciar produções estéticas cristãs

10 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS (Nível dos conteúdos ― desdobra-se nas áreas temáticas selecionadas no programa). O ALUNO REVELA CONHECER: Mensagemcristã Deus (amor, encontro, mistério) Jesus Cristo (nascimento, vida, mensagem, morte, ressurreição...) Personagens bíblicas: Profetas, Maria, José, João Baptista, Modelos pessoais e institucionais de referência ético-religiosa,... A Igreja Os sacramentos (Eucaristia, Baptismo...) A Bíblia (estrutura e cultura bíblicas; signos, códigos e convenções adoptados pelos textos)

11 Questõessociais As questões da diversidade/multiculturalidade O problema da alimentação/fome/consumo A relação política/religião Os mecanismos de funcionamento dos Meios de Comunicação Social Elementos sobre a relação economia/pobreza As questões do emprego/ocupação Os conflitos sociais e pacificação global Direitoshumanos A dignidade do ser humano A fraternidade A paz universal A liberdade O direito à vida A igualdade de oportunidades/discriminação (género, raça, cor, etnia, origem nacional, idade, deficiência, religião/crença...) As questões do trabalho

12 Ética e valores Princípios e valores cristãos fundamentais A pessoa humana Elementos da Doutrina Social da Igreja A consciência e o juízo moral A cooperação e a solidariedade A opção fundamental e as escolhas ético morais Amor, amizade e sexualidade Os mecanismos das relações interpessoais O egocentrismo e o altruísmo Modos de construção das amizades O amor humano A sexualidade e a afectividade O erotismo e o impulso sexual O namoro e o casamento O planeamento familiar

13 Ecologia e ambiente A Natureza como Criação Elementos de ecologia A noção de salvaguarda do ambiente O respeito pela Natureza As questões da água e dos animais Diálogo ecuménico e inter-religioso A procura do Transcendente Elementos centrais das religiões Abraâmicas Elementos centrais das religiões orientais A noção de ecumenismo e elementos centrais das confissões religiosas Alguns dos novos movimentos religiosos/espiritualidades A relação entre verdade/tolerância Os modos, os momentos e as práticas de diálogo Os signos, códigos e convenções adoptados pelas confissões religiosas

14 Vocação e Projeto de vida A vivência em Família/Grupo/Comunidade/Sociedade... O conceito de projeto/sentido para a vida O conceito de projeto cristão de vida A variedade de opções vocacionais O conceito de opções fundamentais Relaçãofé-cultura Os elementos centrais sobre a origem do universo/ser humano A relação Ciência/Religião/Tecnologia Algumas produções estéticas e culturais Os elementos centrais da arte cristã Os signos, códigos e convenções das realidades (históricas, culturais, sociais e científicas)

15 DIVIRTAM-SE E SEJAM FELIZES…


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