A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Palavra Viva Filho DEUS Redenção Revelação Especial Palavra Escrita Bíblia Criação Revelação Geral FILOSOFIA CRISTÃ DE EDUCAÇÃO Visão Teocêntrica da Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Palavra Viva Filho DEUS Redenção Revelação Especial Palavra Escrita Bíblia Criação Revelação Geral FILOSOFIA CRISTÃ DE EDUCAÇÃO Visão Teocêntrica da Educação."— Transcrição da apresentação:

1

2 Palavra Viva Filho DEUS Redenção Revelação Especial Palavra Escrita Bíblia Criação Revelação Geral FILOSOFIA CRISTÃ DE EDUCAÇÃO Visão Teocêntrica da Educação José Iran Miguel

3 RELAÇÃO DA FÉ E EDUCAÇÃO CRISTÃ Conceito: O que representa a fé para o ser humano? Uma visão de mundo ou orientação de vida O entendimento da pessoa e seu senso daquilo que é sobrenatural O nível de confiança e compromisso da pessoa, seu relacionamento com o sobrenatural, seu comportamento ético e moral e seu relacionamento com os demais.

4 RELAÇÃO DA FÉ E EDUCAÇÃO CRISTÃ Para o Cristão: Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não vêem. Hebreus 11:01 Uma ativa comunhão pessoal com Deus através de Jesus e da iluminação do Espírito Santo. Meio para desenvolver o altruísmo, amor incondicional e sensibilidade pelas necessidades do próximo. Elo que liga os seres humanos com Deus, com outros seres humanos e com o mundo criado. A Fé não é algo estático, ela cresce e se desenvolve na medida em que estreitamos o nosso relacionamento com Deus através da oração, leitura da Palavra e contemplação das obras que revelam o poder criador de Deus.

5 RELAÇÃO DA FÉ E EDUCAÇÃO CRISTÃ A Bíblia como auto revelação de Deus através e Jesus Cristo. 1) A existência de um Deus Criador. 2) A criação perfeita do universo. 3) A criação do ser humano à imagem de Deus. 4) A invensão do pecado por Lúcifer. 5) A disseminação do pecado na terra por Lúcifer. 6) A inabilidade dos seres humanos de mudar a sua natureza sem o auxílio divino. 7) A iniciativa de Deus para salvar a humanidade. 8) A atividade do Espírito Santo no plano da restauração do homem. 9) O retorno de Cristo no final da história humana. 10) A restauração do mundo na Nova Terra.

6 A FILOSOFIA CRISTÃ DE EDUCAÇÃO E A REALIDADE A educação cristã deve ser baseada em uma visão cristã da realidade. Os sistemas cristãos foram criados porque Deus existe e dá forma e sentido às coisas. A crença na educação cristã motiva as pessoas a sacrificarem seu tempo, seus recursos para o estabelecimento de escolas cristãs. A educação cristã também explica a natureza e o potencial do aluno; sugere as melhores formas de relacionamento entre o aluno e o professor e entre o aluno e seus colegas. O curriculum da escola cristã trata todas as disciplinas de uma perspectiva cristã. Todos os assuntos são vistos em sua relação com a existência e propósitos do Deus Criador.

7 A FILOSOFIA CRISTÃ DE EDUCAÇÃO E A NATUREZA A natureza constitui-se na revelação geral de Deus. É uma fonte de inestimável importância. Ela é o nosso referencial diário. O mundo ao nosso redor é uma revelação do Deus Criador. À luz da Filosofia Cristã de Educação, percebe-se que a natureza nos ensina lições de amor e vida, embora por causa do pecado também revela ódio e morte. Aqui reside um grande perigo de uma filosofia não cristã de educação que faz a apologia do misticismo da Nova Era. Um dos mais significativos segredos da natureza é que ela é bela, ordenada, inteligível e aberta à investigação humana.

8 A FILOSOFIA CRISTÃ DE EDUCAÇÃO E O CONHECIMENTO De uma perspectiva cristã o conhecimento absoluto só pertence a Deus. O seres humanos só podem conhecer o absoluto apenas em sentido relativo. Nesse sentido os ser humano precisa ter a humildade de reconhecer suas limitações. O conhecimento para o cristão deve ser uma experiência dinâmica e útil, em vez de algo meramente passivo com fim em si mesmo.

9 A FILOSOFIA CRISTÃ DE EDUCAÇÃO E OS VALORES A base da Filosofia Cristã de educação são os seus valores que os sustentam. O mundo de um modo geral vive uma inversão de valores. As pessoas são inclinadas a chamar o mau de bem e o bem de mau, o feio de belo, e o belo de feio. Porque os seus pontos de referência falham em todos os aspectos: estético, moral e espiritual (...) Jesus confundiu seus próprios discípulos quando afirmou: Bem- aventurados os mansos ; Bem aventurados os que sofrem por causa da justiça. Os valores cristãos devem ser baseados em princípios cristãos.

10 PRINCIPAIS VALORES RELACIONADOS COM EDUCAÇÃO VALORES EMOCIONAIS MORAIS PRÁTICOS SOCIAIS VOCACIONAIS RELIGIOSOS ESTÉTICOS ACADÊMICOS VALORES ACADÊMICOS - clareza, flexibilidade, curiosidade, determinação lógica.

11 PRINCIPAIS VALORES RELACIONADOS COM EDUCAÇÃO VALORES EMOCIONAIS MORAIS PRÁTICOS SOCIAIS VOCACIONAIS RELIGIOSOS ESTÉTICOS ACADÊMICOS VALORES ESTÉTICOS - beleza, equilíbrio, simetria, harmonia.

12 PRINCIPAIS VALORES RELACIONADOS COM EDUCAÇÃO VALORES EMOCIONAIS MORAIS PRÁTICOS SOCIAIS VOCACIONAIS RELIGIOSOS ESTÉTICOS ACADÊMICOS VALORES EMOCIONAIS - empatia, controle, sensibilidade, gratidão, remorso

13 PRINCIPAIS VALORES RELACIONADOS COM EDUCAÇÃO VALORES EMOCIONAIS MORAIS PRÁTICOS SOCIAIS VOCACIONAIS RELIGIOSOS ESTÉTICOS ACADÊMICOS VALORES MORAIS - compaixão, justiça, integridade, igualdade, tolerância.

14 PRINCIPAIS VALORES RELACIONADOS COM EDUCAÇÃO VALORES EMOCIONAIS MORAIS PRÁTICOS SOCIAIS VOCACIONAIS RELIGIOSOS ESTÉTICOS ACADÊMICOS VALORES RELIGIOSOS - fé, amor, alegria, paz, bondade, lealdade.

15 PRINCIPAIS VALORES RELACIONADOS COM EDUCAÇÃO VALORES EMOCIONAIS MORAIS PRÁTICOS SOCIAIS VOCACIONAIS RELIGIOSOS ESTÉTICOS ACADÊMICOS VALORES PRÁTICOS - destreza, produtividade, ordem, autodisciplina.

16 PRINCIPAIS VALORES RELACIONADOS COM EDUCAÇÃO VALORES EMOCIONAIS MORAIS PRÁTICOS SOCIAIS VOCACIONAIS RELIGIOSOS ESTÉTICOS ACADÊMICOS VALORES SOCIAIS - cooperação, amizade, liderança, tato.

17 PRINCIPAIS VALORES RELACIONADOS COM EDUCAÇÃO VALORES EMOCIONAIS MORAIS PRÁTICOS SOCIAIS VOCACIONAIS RELIGIOSOS ESTÉTICOS ACADÊMICOS VALORES VOCACIONAIS - segurança, asseio, pontualidade, assiduidade.

18 A FILOSOFIA CRISTÃ E O DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER A base absoluta para o desenvolvimento do caráter é Deus. Além de Deus não existe lei ou padrão, embora estejamos distantes da perfeição de Deus, devemos estar em constante busca de Deus. Os maiores atributos do caráter de Deus são Amor e Justiça. A essência do amor divino é compreender que o verdadeiro amor é dar ao invés de receber, e a alavanca que impulsiona o desenvolvimento do caráter é o ato de servir.

19 A FILOSOFIA CRISTÃ E O DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER Conhecimento Moral 1) Consciência dos Valores 2) Conhecimento dos Valores 3) Prática dos Valores 4) Arrazoamento Moral 5) Capacidade de tomar decisões 6) Conhecimento Próprio Sentimento Moral 1) Consciência 2) Amor Próprio 3) Empatia 4) Amor ao Bem 5) Domínio Próprio 6) Humildade Ação Moral 1) Competência 2) Livre arbítrio 3) Hábitos Corretos

20 A FILOSOFIA CRISTÃ DE EDUCAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA A educação não se limita a apenas planos teóricos. Ela visualiza os aspectos práticos da vida. Visualiza o potencial do educando, o papel do professor, o conteúdo do curriculum e a função social da escola à luz dos princípios bíblicos. A educação é vista como uma atividade redentora. O principal objetivo é restaurar no homem a imagem de Seu Criador. Como isso é possível? Primeiramente através da atuação do Espírito Santo na vida dos pais e dos professores e depois, também, a importância da Igreja na tarefa de educar. Ellen White afirmou que no que tange à educação os pais e os professores estão no lugar de Deus aqui na terra. Para que a educação cristã tenha pleno êxito, é preciso criar-se num contexto favorável envolvendo esse trinômio: Lar - Escola - Igreja incluindo locais apropriados e currículos apropriados e metodologias de instrução apropriadas.

21 EDUCAÇÃO CRISTÃ DE QUALIDADE ESCOLA LARIGREJA EDUCAÇÃO CRISTÃ

22 FILOSOFIA CRISTÃ DE EDUCAÇÃO E A NOSSA RESPONSABILIDADE O que precisamos em escolas cristãs são de homens e mulheres, meninos e meninas, que vivam exemplos daquilo que a Bíblia ensina. Isto significa conclamar administradores, professores, estudantes, pais para colocar em prática nosso conhecimento bíblico referente ao que o Novo Testamento chama de serviço. Amar a Deus com nossas almas não é a forma vazia de piedade; ela se mostra como uma ação concreta. A maneira como tratamos os outros é a mesma maneira como tratamos a Deus. EDWARD M. NORTON

23 FILOSOFIA CRISTÃ DE EDUCAÇÃO E A MISSÃO Excelência Serviço Relacionamento Espiritualidade Influência Discipulado Individualidade Outros DEUS Eu


Carregar ppt "Palavra Viva Filho DEUS Redenção Revelação Especial Palavra Escrita Bíblia Criação Revelação Geral FILOSOFIA CRISTÃ DE EDUCAÇÃO Visão Teocêntrica da Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google