A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA Uma reduzida síntese desta filosofia inclui pelo menos os seguintes quatro pontos: a origem do homem; a alteração introduzida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA Uma reduzida síntese desta filosofia inclui pelo menos os seguintes quatro pontos: a origem do homem; a alteração introduzida."— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA Uma reduzida síntese desta filosofia inclui pelo menos os seguintes quatro pontos: a origem do homem; a alteração introduzida pelo pecado; o que significa a educação e o seu objetivo final. Uma reduzida síntese desta filosofia inclui pelo menos os seguintes quatro pontos: a origem do homem; a alteração introduzida pelo pecado; o que significa a educação e o seu objetivo final.

2 Deus criou, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou... (Gen.1;27).Deus criou, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou... (Gen.1;27). FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA

3 O homem não chegou a existência através de um processo de evolução. Foi criado por Deus. Esta origem demonstra que o homem deveria viver em perfeita relação com Deus, pois de outro modo não poderá expressar-se com a plenitude do seu ser. Este conhecimento da origem do homem é indispensável para a pedagogia, pois ao educar a criança ou o jovem, o professor deverá realizar um esforço consciente e constante para restaurá-lo ao seu estado original. O homem não chegou a existência através de um processo de evolução. Foi criado por Deus. Esta origem demonstra que o homem deveria viver em perfeita relação com Deus, pois de outro modo não poderá expressar-se com a plenitude do seu ser. Este conhecimento da origem do homem é indispensável para a pedagogia, pois ao educar a criança ou o jovem, o professor deverá realizar um esforço consciente e constante para restaurá-lo ao seu estado original.

4 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA O homem deveria ter a imagem de Deus, tanto na aparência exterior como no caráter. Cristo somente é a expressa imagem do Pai; mas o homem foi formado à semelhança de Deus. Sua natureza estava em harmonia com a vontade de Deus. A mente era capaz de compreender as coisas divinas. As afeições eram puras; os apetites e paixões estavam sob o domínio da razão. Ele era santo e feliz, tendo a imagem de Deus, e estando em perfeita obediência à Sua vontade. (White, Patriarcas e Profetas, p.28). O homem deveria ter a imagem de Deus, tanto na aparência exterior como no caráter. Cristo somente é a expressa imagem do Pai; mas o homem foi formado à semelhança de Deus. Sua natureza estava em harmonia com a vontade de Deus. A mente era capaz de compreender as coisas divinas. As afeições eram puras; os apetites e paixões estavam sob o domínio da razão. Ele era santo e feliz, tendo a imagem de Deus, e estando em perfeita obediência à Sua vontade. (White, Patriarcas e Profetas, p.28).

5 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA Nesta vida de perfeita relação e harmonia do homem com Deus, se introduziu o pecado. O pecado é uma separação de Deus que destrói o homem no seu todo. Desmorona seus aspectos intelectual, físico, espiritual e social. Este é o caminho do pecado. Nesta vida de perfeita relação e harmonia do homem com Deus, se introduziu o pecado. O pecado é uma separação de Deus que destrói o homem no seu todo. Desmorona seus aspectos intelectual, físico, espiritual e social. Este é o caminho do pecado.

6 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA A educação deve trabalhar para restaurar o homem à sua condição original, naquela em que todas as suas faculdades se desenvolviam harmoniosamente e sua relação com Deus lhe assegura completa felicidade e a satisfação de viver uma vida plena de sentido. A educação deve trabalhar para restaurar o homem à sua condição original, naquela em que todas as suas faculdades se desenvolviam harmoniosamente e sua relação com Deus lhe assegura completa felicidade e a satisfação de viver uma vida plena de sentido.

7 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA Restaurar o homem a imagem do seu Autor, leva-lo à perfeição em que fora criado, promover o desenvolvimento do corpo, espírito e alma para que se pudesse realizar o propósito divino da sua criação – tal deveria ser a obra da redenção. Este é o objetivo da educação, o grande objetivo da vida. (White, Educação, p.16). Restaurar o homem a imagem do seu Autor, leva-lo à perfeição em que fora criado, promover o desenvolvimento do corpo, espírito e alma para que se pudesse realizar o propósito divino da sua criação – tal deveria ser a obra da redenção. Este é o objetivo da educação, o grande objetivo da vida. (White, Educação, p.16).

8 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA A verdadeira educação preparará as crianças e jovens para a vida presente,e, com referência a vida futura, para uma herança na pátria melhor, isto é, a celestial. (Fundamentos da educação cristã, p. 328).A verdadeira educação preparará as crianças e jovens para a vida presente,e, com referência a vida futura, para uma herança na pátria melhor, isto é, a celestial. (Fundamentos da educação cristã, p. 328).

9 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA Não estamos na liberdade de ensinar o que se coaduna com as normas do mundo ou da igreja, simplesmente por ser de costume assim fazer. As lições ensinadas por Cristo devem servir de norma. O que o Senhor ensinou relativamente à instrução a ser ministrada nas nossas escolas, deve ser rigorosamente observado; pois caso não haja a alguns respeitos uma espécie de educação inteiramente diversa da que tem sido seguida em algumas de nossas escolas, não valeria a pena termos incorrido no ônus de compra de terras e construção de edifícios escolares. (White, Testemunhos seletos, Vol.II, p. 420). Não estamos na liberdade de ensinar o que se coaduna com as normas do mundo ou da igreja, simplesmente por ser de costume assim fazer. As lições ensinadas por Cristo devem servir de norma. O que o Senhor ensinou relativamente à instrução a ser ministrada nas nossas escolas, deve ser rigorosamente observado; pois caso não haja a alguns respeitos uma espécie de educação inteiramente diversa da que tem sido seguida em algumas de nossas escolas, não valeria a pena termos incorrido no ônus de compra de terras e construção de edifícios escolares. (White, Testemunhos seletos, Vol.II, p. 420).

10 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA O sentido desta filosofia está em promover os princípios da verdadeira educação estabelecidos por Deus, através das Escrituras sagradas e dos escritos de Ellen G. White, tendo em vista uma educação integral. (Manual de procedimentos do departamento de educação da Divisão Sul Americana da IASD, p.9).O sentido desta filosofia está em promover os princípios da verdadeira educação estabelecidos por Deus, através das Escrituras sagradas e dos escritos de Ellen G. White, tendo em vista uma educação integral. (Manual de procedimentos do departamento de educação da Divisão Sul Americana da IASD, p.9).

11 B – As Evidências de uma Nova Abordagem à Educação Cristã 1 – Dos Críticos A educação moderna está debaixo de fogo e tem estado agora pelos vários anos passados. Muita gente está exigindo uma nova abordagem à educação. A questão surge sempre quando se procura saber como os advogados da educação cristã se colocam à luz do presente (criticismo pesquisador).

12 Evidência de insatisfação está vindo de um bom número de fontes. Principalmente entre estes estão os pais. Estão claramente insatisfeitos com o calibre de instrução que seus filhos estão recebendo nestes dias. Mesmo em escolas cristãs, os pais estão cansados de seguirem padrões antigos.

13 Natureza Homem Ciências Sociais Ciências Naturais Filosofia e Religião Deus Torna-se evidente que as filosofias acima colocam ou o homem ou a natureza no centro da educação. O propósito em qualquer caso é sociabilidade ou um indivíduo eficientemente preparado para a sociedade. Para o cristão estes pontos de vista são fragmentários.

14 A cosmo-visão cristã inclui uma definição de educação cristã. O centro deste ponto de vista é o Deus Triúno. Homem Deus Triúno Religião Ciências Sociais Ciências Naturais Natureza

15 Conclusão: O homem é um produto do poder criador de Deus e da regeneração do Espírito Santo. Deus está no centro, não na periferia. A natureza está na periferia. Homem Deus Triúno Religião Ciências Sociais Ciências Naturais Natureza

16 Ellen White escreveu que a coisa de maior importância em educação deve ser a conversão dos estudantes (FEC, p. 436). É sobre o fundamento da experiência do novo nascimento que a educação cristã pode prosseguir com seus outros alvos e propósitos. Se ela falha neste ponto primário e fundamental tem falhado completamente.

17 O Alvo Último da Educação Cristã Ellen White escreveu que a verdadeira educação é a preparação dos poderes metal, moral e físico para a realização de cada dever, agradável ou não, o treinamento de cada hábito e prática, de coração, mente, e alma para o serviço divino (3SM, p. 228; cf. CT, p. 493; Ed. P. 13). Nesta mesma linha Herbert Welch concluiu que o caráter cristão que não se expressa em serviço não é digno do nome.

18 PERSP BÍBLICAPERSP BÍBLICA PERSP BÍBLICAPERSP BÍBLICA PERSPECTIVA BÍBLICA M A T E M A T. HISTÓRIAHISTÓRIA L I T E R A T. CIÊNCIACIÊNCIA ETC...ETC...


Carregar ppt "FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA Uma reduzida síntese desta filosofia inclui pelo menos os seguintes quatro pontos: a origem do homem; a alteração introduzida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google