A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO"— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO
Óptica ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO

2 Estudo da Reflexão da Luz
Leis da reflexão: 1ª Lei da reflexão – a reta normal, os raios incidentes e refletidos são cooplanares (estão no mesmo plano).

3 2ª Lei da Reflexão: o ângulo de incidência (i) é igual ao ângulo de reflexão (r).
Obs: os ângulos são medidos em relação a reta normal (N), sendo uma reta imaginária que forma um ângulo de 90° com a superfície.

4 Espelhos Planos Os espelhos são formados por uma película de metal polido (prata, zinco) e por uma camada de vidro.

5 Espelhos planos Na primeira foto, o observador está 1m do espelho.
Na segunda foto, o observador está 0,5m do espelho.

6 Na terceira foto, o observador está 2m do espelho
Na terceira foto, o observador está 2m do espelho. Nas duas últimas, as imagens que se formam também se aproximam e se afastam, respectivamente do espelho.

7 Formação de Imagens em espelhos planos

8 Espelho Plano Características da Imagem Virtual Direita Revertida
Formada pelo cruzamento dos prolongamentos dos raios refletidos. Direita Os pontos do objetos estão na mesma posição vertical que os pontos da imagem. Revertida O lado esquerdo do objeto corresponde ao lado direito da imagem. Simétrica A distância entre a imagem e o objeto do espelho são iguais. Tamanho O tamanho da imagem e do objeto são iguais.

9 Formação de Imagens em espelhos planos
Imagem e seu respectivo objeto serão sempre simétricos; Espelho é o eixo simétrico; A imagem e o objeto apresentam a mesma orientação (imagem e objeto voltados ambos para cima ou para baixo) e o mesmo tamanho.

10 Formação de imagem em um espelho plano
Para espelhos planos, dizemos que a imagem conjugada de um objeto real é sempre virtual, direita (mesma orientação) e de mesmo tamanho do objeto.

11 Reversão de imagem Para qualquer objeto colocado em frente a um espelho plano, a imagem formada será sempre direita, ou seja, ela não sofrerá inversão. Um espelho plano sempre promoverá o que é chamado de reversão de imagem (o lado direito do objeto passa a ser o esquerdo da imagem e vice-versa).

12 Reversão de imagem

13 Reversão de imagem Para qualquer objeto colocado em frente a um espelho plano, a imagem formada será sempre direita, ou seja, ela não sofrerá inversão. Um espelho plano sempre promoverá o que é chamado de reversão de imagem (o lado direito do objeto passa a ser o esquerdo da imagem e vice-versa).

14 Reversão de imagem Devido a esse fenômeno, a palavra AMBULÂNCIA, é escrita ao contrário para que o motorista que está na frente leia pelo retrovisor de seu veículo e dê passagem.

15 ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS
O número de imagens pela associação dos espelhos depende do ângulo entre eles e é dado pela expressão:

16 Qual é o número de imagens formadas por uma associação de 2 espelhos planos que formam entre suas faces refletoras os ângulos de: 90º 45º

17 Uma consideração importante:
A distância entre imagem (p’) ao espelho é a mesma distância do objeto (p) e o espelho. As dimensões da imagem são as mesmas do objeto (altura, largura). As características da Imagem sempre são: Natureza – virtual (formada pelo cruzamento dos prolongamentos dos raios). Tamanho – igual o objeto. Posição – a mesma distância do objeto ao espelho. Orientação – direita em relação ao objeto (nunca estará invertida).

18 Importante: Há simetria entre o ponto objeto (P) e o ponto imagem (P’) em relação ao espelho plano, isto é, as distâncias do objeto e da imagem em relação ao espelho são iguais.

19 Devido à simetria entre o objeto e a imagem em relação a um espelho plano, podemos verificar que a imagem de um objeto real conjugada pelo espelho plano apresenta as seguintes características: a) é enantiomorfa, isto é, tem a mesma forma e dimensões do objeto, porem não é superponível a ele; b) é direta, pois a imagem não fica de cabeça para baixo; c) é virtual, porque a imagem forma-se atrás do espelho; d) é do mesmo tamanho do objeto.

20 Na figura tem-se um espelho plano E, um ponto luminoso P e um observador. Desenhe um raio de luz que parte de P e atinge o observador.

21 Desenhe a imagem da palavra FÍSICA conjugada por um espelho plano.

22 Um ponto objeto real está colocado a 10 cm de um espelho pano
Um ponto objeto real está colocado a 10 cm de um espelho pano. Qual é a distância entre o objeto e sua imagem?

23 Dois espelhos panos formam entre suas superfícies refletoras um ângulo de 90. Se um raio de luz incide num espelho com ângulo de incidência de 30°, qual será o ângulo de reflexão da luz refletida no segundo espelho?

24 Portanto, o observador só poderá ver os objetos B, C e D.
Quais dos objetos A, B, C, D e E podem ser vistos pelo observador ao olhar para o espelho plano? Para descobrir a resposta é necessário desenhar a seção plana do campo do espelho, como é feito na figura adiante. Portanto, o observador só poderá ver os objetos B, C e D.

25 (Cesgranrio-RJ) Sentado na cadeira da barbearia, um rapaz olha no espelho a imagem do barbeiro, em pé atrás dele. As dimensões relevantes são dadas na figura. A que distância (horizontal) dos olhos do rapaz fica a imagem do barbeiro? a) 0,5 m b) 1,3 m c) 0,8 m d) 1,8m e) 2,1 m

26 Saiba que é difícil encontrar um bom amigo, como também é duro de abandoná-lo e impossível de esquecê-lo!


Carregar ppt "ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google