A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O desenvolvimento da linguagem da criança

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O desenvolvimento da linguagem da criança"— Transcrição da apresentação:

1 O desenvolvimento da linguagem da criança
Adriana Lemes

2 Linguagem e fala Embora seja a mais complexa, e a que coloca-nos em condição de superioridade em relação aos outros animais, a linguagem verbal não é a única forma de comunicação. Podemos transmitir (comunicar) a outro indivíduo, nossos pensamentos, emoções, etc, através de gestos (linguagem gestual), através do corpo (linguagem corporal) e provavelmente através de muitos códigos que sejam comuns a locutor e interlocutor.

3 Linguagem e fala Linguagem = processo simbólico da comunicação
Fala = instrumento de expressão da linguagem. Linguagem ≠ fala Muito antes do bebê emitir suas primeiras palavras (fala), já é capaz de utilizar-se de codificação (linguagem) para inter-relacionar-se com o meio e seus semelhantes (mãe, pai, irmãos, etc). Ainda assim, acreditamos que o desenvolvimento da linguagem e da fala não precisam ser considerados separadamente, pois um tem muita relação com o outro.

4 Linguagem e Pensamento
A linguagem é um processo mental de manifestação do pensamento e de natureza essencialmente consciente. É um sistema constituído por elementos que podem ser gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, que são usados para representar conceitos de comunicação, ideias, significados e pensamentos.

5 Quando a criança começa a falar?
Felizmente, por volta dos 2 anos a maioria das crianças já tem um número de vocábulos que lhes permite expressar-se verbalmente com facilidade. Algumas, nessa idade, e até um pouco antes, já utilizam frases simples, com verbos, adjetivos e preposições, relatam fatos e criam seus próprios vocábulos.

6 Contudo, além das diferenças individuais, que devem ser respeitadas, precisamos estar atentos a fatores determinantes na aquisição que, quando alterados, podem interferir no desenvolvimento normal da linguagem. Esses fatores podem ser subdivididos em biológicos, psicológicos e sociais.

7 Fatores biológicos Integridade de S.N.C. (Sistema Nervoso Central): crianças com anoxia neonatal deveriam ter seu desenvolvimento de linguagem observado mais atentamente; Desenvolvimento intelectual normal: atraso significativo no desenvolvimento neuropsicomotor junto com atraso na aquisição de linguagem, podem ser indicativos de deficiência mental;

8 Fatores biológicos Integridade do sistema auditivo: importância da triagem auditiva ao nascimento para a detecção precoce da deficiência auditiva; Integridade dos órgãos periféricos da fala (lábios, língua, palato, bochechas): além das propriedades nutricionais do leite materno, sugar no seio, propicia a criança a exercitação da musculatura intraoral, evitando ou minimizando problemas ortodônticos e articulatórios. Crianças com fissuras lábio-palatais podem apresentar alterações de linguagem e articulatórios.

9 Fatores psicológicos Vínculo afetivo entre mãe-criança contribui efetivamente para uma evolução de linguagem muito satisfatória.

10 Fatores sociais Ambientes tensos, de brigas frequentes entre familiares, superproteção (pais que não dão à criança oportunidade de aprendizagem, fazem tudo por ela) são modelos de linguagem pobres, tanto em quantidade quanto em qualidade, e também podem prejudicar não só a linguagem, mas o desenvolvimento global da criança.

11 Fatores sociais Descartando-se a possibilidade de lesões (fatores biológicos), os pais e o meio ambiente têm importância fundamental no desenvolvimento global adequado, na aprendizagem e sobretudo na aquisição de linguagem infantil.

12 A língua e os sentidos A apreensão de uma linguagem requer a imersão nessa mesma língua, ou seja, a exposição passiva (ouvir os outros falarem) e ativa (interagir com eles). Se a tal imersão ocorrer durante um determinado período, a criança tornar-se-á um falante competente. Às alterações no conhecimento da língua que ocorre durante um período de aquisição da linguagem chamamos desenvolvimento da linguagem.

13 A língua e os sentidos Os sentidos desempenham um papel fundamental nesse desenvolvimento, através da: Audição – escuta da comunicação oral e entoação; Visão – aspectos não-verbais da comunicação; Tato – transmite sentimentos de segurança, tranquilidade ou agressividade; Olfato – recebe a informação nem sempre consciente.

14 A língua e os sentidos O homem, "por meio dos sentidos, suspeita o mundo", simboliza, se expressa, diz para si mesmo e para o outro. Nossos sentidos não apenas percebem e enviam sinais nervosos para o cérebro, mas dão significado ao que nos cerca, criam, transformam, estabelecem relações, revelam, mostram e se comunicam.

15 Com os olhos... olhamos a vida, imaginamos, acordamos sentimentos, criamos imagens; o olfato e o sabor despertam a memória, fazem o pensamento ir longe entre cheiros e sabores da história individual e coletiva;

16 Com os ouvidos... escutamos os sons e os silêncios dos nossos interlocutores e do mundo, nos encantamos e inventamos novos ritmos e melodias;

17 Com a pele... a pele, envolvendo o corpo inteiro, estremece, se arrepia, toca e é tocada, dança, chora, ri, registra e se deixa registrar.

18 Os sentidos Por meio dos sentidos “suspeitamos o mundo", o recriamos e o damos à compreensão do outro. Por meio dos sentidos produzimos linguagem, indo além da sensação imediata.

19 Linguagem e choro Após o nascimento do bebê, o equipamento sensorial e motor encontram-se em funcionamento. A linguagem restringe-se ao choro, indiferenciado, mas com o passar do tempo o bebê começa a comunicar desconforto ou descontentamento, através do choro em diferentes tons. De todos os fatores, a linguagem é o fator de desenvolvimento mais influenciado pela aprendizagem.

20 O processo linguístico é influenciado por três fatores:
Temperamento: um temperamento triste e desinteressado dificulta a aprendizagem e compreensão da linguagem pelas crianças; - Interação social: novas palavras, estruturas de frases e regras de conversas ensinadas pelos adultos; - Características familiares: o nível socioeconômico influencia a interacção verbal entre os pais e as crianças (o tempo despendido no diálogo, o vocabulário utilizado e a formulação de questões).

21 Linguagem e ação Qualquer tarefa de desenvolvimento obriga a que se use a linguagem. Na maior parte das vezes, usa-se a linguagem oral, porém a linguagem escrita é, sem dúvida, aquela que apresenta, no contexto escolar, uma complexidade maior.

22 Linguagem e desenvolvimento
O desenvolvimento da linguagem implica que o sujeito viva e se desenvolva num meio linguístico. Segundo Rebelo (1993, p. 25), "a fase em que o bebê desenvolve anatômica, neurofisiológica, cognitiva e socialmente, produz formas linguísticas próprias, não convencionais para o grupo linguístico a que pertence."

23 Fases do desenvolvimento

24 Os períodos dividem-se em:
Idade Período 0 aos 12 meses Pré-verbal/Pré-linguístico 1 aos Verbal básico 5 anos Desenvolvimento linguístico

25 Tarefa Montar um quadro empírico sobre a evolução/o desenvolvimento da linguagem da criança, de acordo com o quadro anterior.

26 Fases do desenvolvimento da linguagem:
Idade Ação Linguagem 0-6 semanas Até os 3 meses Até os 6 meses Até os 9 meses Até os 12 meses

27 Fases do desenvolvimento da linguagem:
Idade Ação Linguagem Até os 18 meses Até os 24 meses Até 30 meses Até 36 meses Até 48 meses

28 Assista ao vídeo a seguir e reflita sobre o desenvolvimento da linguagem da criança...

29 Interação da família

30 Discussão do texto Aquisição da linguagem: considerações da perspectiva da interação social

31 Estratégia de leitura PROBLEMAS DE DESENVOLVIMENTO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM


Carregar ppt "O desenvolvimento da linguagem da criança"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google