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PublicouMaria das Dores Prada Martinho Alterado mais de 8 anos atrás
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TUDO QUE O RADIODIFUSOR PRECISA SABER
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O sistema IBOC (IBiquity tm), foi recomendado pela ITU (International Telecommunication Union) para a radiodifusão digital nas faixas de AM e FM. O comitê nacional de sistemas de rádio dos E.U.A. adotou por unanimidade a padronização técnica para Rádio Digital AM e FM.
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A iBiquity Digital é uma empresa americana de desenvolvimento e tecnologia HDRadio. Ela está transformando as emissoras de AM e FM analógicas em Rádio Digital, o que possibilita além de um som puro, novos serviços de dados. Entre os investidores da iBiquity, encontram-se 15 das principais redes de emissoras de rádio como a ABC, Beasley, Bonneville, Citatel, Clear Channel, Cox Radio, Cumulus, Emmis,Entercom, Gannett, Radio One, Regent, Saga, Susquehanna, Univision e Viacom. E ainda, instituições financeiras importantes como o Grotech Capital Group, J.P. Morgan Partners, New Venture Partners, Pequot Capital e J&W Seligman e os parceiros estratégicos como a Ford Motor, Harris, Texas Instruments e Visteon Co.
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O RÁDIO DIGITAL É UM SERVIÇO LIVRE E GRATUITO
O RÁDIO DIGITAL PERMITE TRANSMITIR COM ALTA QUALIDADE. Rádio FM com qualidade de CD; Tecnologia que permite à emissora de rádio, acrescentar mais informações e serviços, simultâneamente à programação; Economia expressiva de energia elétrica, No AM o sinal torna-se imune às interferências e outros problemas de recepção. O RÁDIO DIGITAL É UM SERVIÇO LIVRE E GRATUITO A TODO POVO BRASILEIRO
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IMPORTANTE! A implantação da tecnologia digital para o Radio não demandará o volume de investimento exigido para a implantação da TV Digital.
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Outro benefício do Rádio Digital, é a possibilidade da emissora transmitir informações e dados junto com a transmissão analógica. Isto quer dizer, texto em movimento no "display" do Rádio Digital. Podendo ser: título da música, intérprete e autores, informações de trânsito e clima, manchetes do dia, enfim mais serviços e de graça.
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COMO FUNCIONA: Basicamente, como no sistema atual, a emissora envia os sinais analógico e digital, junto com outras informações, no mesmo canal (1). O sinal digital é comprimido antes da transmissão (2). Os 3 sinais – analógico, digital e dados - são transmitidos pelo sistema irradiante (3). Interferências são superadas pelo Rádio Digital, graças a robustez do sinal. (4). O Rádio retransmitindo o som puro do estúdio. (5).
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RÁDIO DIGITAL nos E.U.A.. 700 emissoras no ar; 1.143 licenciadas
Sinal do Rádio disponível a 200 milhões de americanos; - dados de 03/06 -
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PERSPECTIVAS DA IBIQUITY NOS USA
3.000 estações já se converteram ao HD; Até 2008, os investimentos no Rádio Digital atingirão U$ 800 milhões; Até 2008 – 95% do território americano estará coberto pelo sinal digital; Vários fabricantes de receptores já estão produzindo, e Oito montadoras já incluem em seus modelos, como acessório, o Rádio Digital.
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O RÁDIO NO BRASIL 98% Domiciliar 45.500.000 de Domicílios 83% Veicular
aparelhos 83% Veicular de aparelhos
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RÁDIO DIGITAL NO BRASIL
Sistema Globo de Rádio Grupo Bandeirantes Rede Brasil Sul – RBS Rede CBS Rede Itatiaia Sistema Clube de Comunicação 25 emissoras instaladas ou em instalação
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PERSPECTIVAS DO RÁDIO DIGITAL NO BRASIL
O brasileiro adere rapidamente às novidades eletrônicas; 100 emissoras estarão no ar até dezembro 2006; Até 2008, os radiodifusores investirão no Rádio Digital Brasileiro U$ 100 milhões; Até 2008 – emissoras estarão transmitindo sinal Digital; Até 2012, a nova tecnologia abrangerá todo território brasileiro.
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Alguns fabricantes de Rádio Digital no mundo:
ALPINE, BECKER, CLARION, DAEWOO, FUJITSU-TEM, AUTONET, MITSUBISHI, PANASONIC
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Mais fabricantes de Rádio Digital no mundo:
PIONNER, SANYO, SIEMENS VDO, VISTEON, KENNWOOD e DELPHI.
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O HD RÁDIO É O ÚNICO SISTEMA PARA O RÁDIO BRASILEIRO ?
Não. Mas é o único que opera em AM e FM. É o único que preserva a ocupação do espectro das concessões analógicas já existentes no Brasil. É o único que permite a transmissão simultânea do analógico e digital. - É o único sistema disponível que satisfaz a configuração do Rádio brasileiro.
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IMPLANTAÇÃO DO RÁDIO DIGITAL NO BRASIL
Tratativas com ELETROS e com empresários brasileiros, visando a produção e comercialização de receptores de Rádio Digital no Brasil (Gradiente, Semp -Toshiba, Sony, Panasonic, Samsung, e entre outros). Aproximação entre SET, ABIRD e licenciadores para a produção de equipamentos de transmissão no Brasil. Estabelecimento de uma aliança entre as Associações Estaduais e a ABERT, para a adoção e viabilização imediata do sistema no Brasil. Desenvolvimento de esforço de comunicação, objetivando esclarecer os empresários, varejistas e formadores de opinião sobre as inequívocas vantagens do Rádio Digital para o Brasil.
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