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UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
O Ensino à Distância (EaD) na Universidade Eduardo Mondlane (UEM): situação actual e desafios Carlos Estrela Brito, Ana Maria Mondjana, Maida Abdulssatar Khan e Luisa Santos 3ª Conferência FORGES, Forum de Gestão do Ensino Superior Nos Países e Regiões de Língua Portuguesa RECIFE, 4,5 e 6 de Dezembro

2 Estrutura da apresentação
Introdução Objectivos A experiência de EaD na UEM Desafios do EaD na UEM Perspectivas para melhoria do EaD na UEM Conclusões

3 Introdução Moçambique
Área – km2 População 23 milhões 18 línguas nacionais 46 instituições ensino superior (18 públicas) estudantes no ensino superior

4 Ensino à distância em Moçambique
Introdução Ensino à distância em Moçambique O ensino à distância (EaD) em Moçambique reveste-se de fundamental importância pois constitui uma das estratégias de expansão do ensino superior, aumentando-se, por este meio, as oportunidades educativas aos cidadãos sem possibilidades de acesso aos cursos oferecidos em regime presencial nas Instituições de Ensino Superior no País.

5 Introdução Universidade Eduardo Mondlane Actualmente 35 000 estudantes
Fundada a 21 de Agosto de 1962, Estudos Gerais Universitários de Moçambique Em 1968 – Universidade de Lourenço Marques A partir de 1976 passa a designar-se por Universidade Eduardo Mondlane Actualmente estudantes 1650 professores 11 Faculdades 6 escolas superiores 8 Centros de Investigação Ensino à distância: Inicia em 2002 Actualmente 1000 estudantes

6 Objectivo Trazer a experiência do Ensino à Distância (EaD) na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), referenciando o papel do Centro de Ensino à Distância (CEND) como gestor dos cursos e programas oferecidos pelas Faculdades

7 A experiência de EaD na UEM
O programa de ensino a distância (EaD) da UEM enquadra-se na estratégia de ensino a distância preconizada pelo governo Centro de Ensino a Distância (CEND), criado em 2002, com o objetivo de promover e coordenar o ensino a distância na UEM Em 2007, o Curso de Licenciatura em Gestão de Negócios (LGN), numa ação conjunta entre a Faculdade de Economia e o Centro de Ensino a Distância (CEND), com o suporte tecnológico do Centro de Informática (CIUEM) da UEM

8 A experiência de EaD na UEM Situação actual - número de alunos
Licenciatura e Mestrado 944 estudantes

9 A experiência de EaD na UEM: Situação actual
Estudantes vivendo em diversos pontos do país, abrangendo todas as províncias

10 Estudantes nos centros de recursos

11 Estudantes nos centros de recursos

12 A experiência de EaD na UEM: O CEND
O CEND é unidade orgânica da UEM que se dedica à operacionalização da modalidade do ensino a distância. Atribuições do CEND: Coordenar todas as atividades do sistema de ensino a distância (EaD) da UEM; Fazer a supervisão do processo de ensino a distância, assegurando a sua qualidade e credibilidade; Promover a formação de docentes e outros atores em técnicas e metodologias de ensino à distância (EaD); Gerir a infraestrutura de suporte ao ensino a distância e avaliar a eficácia do sistema no seu todo.

13 A experiência de EaD na UEM: Funcionamento dos cursos
A oferta dos cursos se processa em dois níveis: o da disponibilização do material de estudo (plataforma e o CD-Room) e o da interação entre tutores e estudantes e entre estudantes. A interatividade é garantida através da plataforma, do skype, de sessões de televisão e de grupos colaborativos presenciais. Um trabalho conjunto de docentes das Faculdades e do Centro de Ensino a Distância (CEND) tem permitido o acompanhamento aos estudantes O Centro de Ensino a Distância (CEND), as Faculdade de Economia e O Centro de Informática (CIUEM) da UEM juntos coordenam e orientam metodologicamente (pedagógica, didática, tecnológica e administrativamente) todo o programa dos cursos

14 Desafios do EaD na UEM Inúmeros desafios detectados na avaliação:
Falta de domínio dos suportes tecnológicos por parte dos docentes e estudantes; Dificuldade na elaboração dos módulos de formação e outros materiais didácticos e no desenvolvimento de práticas pedagógicas específicas ao EaD; Elaboração e aplicação dos exames; Deficiente acesso à internet; Sustentabilidade financeira

15 Desafios do EaD na UEM Existe necessidade de:
Formação mais adequada dos docentes Selecção criteriosa dos estudantes Treinamento dos estudantes nas tecnologias digitais Melhoria da acessibilidade à internet Equipar os centros de recursos com base tecnológica Adopção de uma plataforma mais eficiente para a docência do ensino à distância Melhorar os regulamentos específicos O uso de um modelo de ensino semi-presencial pode constituir uma solução de curto e médios prazos para alguns dos problemas detectados

16 Perspectivas do EaD na UEM
Desenvolvimento do EaD irá ser focalizado em três áreas fundamentais: 1. Desenvolvimento da capacidade humana Garantir um corpo de docentes qualificado de modo a tornar a UEM uma instituição prestigiada na modalidade de EaD, com tutorias de qualidade; Promover formação contínua e permanente dos elaboradores de material, tutores e gestores dos centros de recursos; Incentivar os técnicos e outros profissionais para fazerem estudos de modo a proporem novas estratégias para melhorar a eficácia da modalidade EaD na UEM.

17 Perspectivas do EaD na UEM (cont.)
2. Implantação de Pólos de Apoio Presencial e/ou Melhoramento dos Centros de Recursos Criação de condições de reabilitação e apetrechamento dos Centros de Recurso com: biblioteca, kits de experiências, material audiovisual e computadores com acesso à Internet; Introdução gradual das novas tecnologias na modalidade de EaD.

18 3. Expansão dos cursos Perspectivas do EaD na UEM (cont.)
Expansão da modalidade de EaD para os professores em exercício a nível de todo o país Identificar a demanda dos cursos técnicos profissionais e de gestão Expandir os cursos técnicos profissionais nas províncias Desenvolvimento dos programas e materiais de ensino e revisão dos contextos pedagógicos

19 Conclusões O EaD é uma importante forma de expandir o acesso ao ensino superior no país e contribuir para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada capaz de contribuir e influenciar o desenvolvimento do país . A UEM enfrenta ainda muitos desafios no que se refere ao EaD nomeadamente o acesso às tecnologias de informática e à internet, a elaboração dos materiais didáticos e implementação dos cursos

20 Conclusões (cont.) O funcionamento do CEND, desde a sua criação, obedeceu a uma filosofia que optou por um modelo baseado na WEB, e pretende-se consolidar o modelo actual, reforçando principalmente os aspectos mais críticos O desenvolvimento do EaD na UEM centra-se em: Desenvolvimento da capacidade humana, Implantação de pólos de apoio presencial e/ou melhoramento dos centros de recursos e Expansão dos cursos

21 Obrigado pela atenção


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