A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Professor como Sujeito de Transformação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Professor como Sujeito de Transformação"— Transcrição da apresentação:

1 O Professor como Sujeito de Transformação
Celso dos S. Vasconcellos Libertad: (11)

2 A escola depende, mais que de leis, mais que do aluno, mais que da própria família deste, de um elemento capaz de modificar todos estes pela sua ação consciente, pela sua visão geral da vida, pela sua disposição de constante devotamento a um ideal, ainda sabendo-o de realização tardia, sentindo-o cumprir-se muito depois da sua ansiedade e do seu labor. A escola depende, antes de tudo, do mestre. Cecília Meireles, 1930

3 Possibilidades

4 O que podemos fazer já

5 Trabalhar com: Grupos Seminários Jogos Estudo do Meio Experimentação Problematização Complexos Temáticos Temas Geradores Projetos Rever os Conteúdos Considerar Conhecimento Prévio dos alunos Escolher bem Material Didático Metodologia Interativa Incentivar que aluno “diga com as suas palavras” Abordar conteúdo de Forma Diferente Retomar os assuntos Dialogar sobre dificuldades (investigação) Atender aluno durante atividades em sala Adequar Nível de Dificuldade (sucesso  auto-estima) Fazer Contrato de Trabalho com alunos Fazer Assembléia de Classe periódica

6 Montar Cantinhos Temáticos na sala Atividades Diversificadas em sala Roteiro de Orientação de Estudo Horário de Estudo em Sala Exercícios, tarefas significativas Trabalho de Monitoria Grupos Operativos em sala Atendimento ao aluno fora da sala de aula Desenvolver em aula Responsabilidade Coletiva pela aprendizagem e disciplina Não tratar aluno por apelido Garantir clima de Respeito Avaliação com Consulta Elaboração de questões pelos alunos Questões a mais para escolha Não ter momentos especiais de avaliação Combater a competição Leitura de livro sem valer nota Aluno escolher o momento para ser avaliado

7 Avaliação em grupo Conselhos de Classe Participativos Trabalhar com Representantes de Classe Mesmo Professor Acompanhar a turma Manter mesma Turma Organizar turmas sem critérios discriminatórios Aulas no contraturno Dispensa de parte dos alunos Comprometer-se com a aprendizagem e desenvolvimento de todos Aula dupla Postura pedagógica: Acolher Provocar Subsidiar Interagir Ciclos de Formação Currículo por Projetos/ Temas Montar Biblioteca Pedagógica na escola Conhecer melhor a Realidade dos Alunos Conviver com alunos no recreio Dialogar com Pais Planejamento Conjunto com colegas

8 Cultivar: Humildade Respeito Alegria/Entusiasmo Não participar de fofocas Pesquisar/Estudar Participar de Grupo de Estudo Utilizar Bibliotecas públicas Rever crenças Superar preconceitos Acreditar que todo aluno pode aprender Trabalho Coletivo constante na escola (RPS) Cultivar amizades Partilhar dúvidas, angústias, descobertas com colegas Escrever para jornais Valorizar colegas e funcionários Escolher melhor programas de TV Diminuir tempo diante da TV Ter melhores critérios para gastos pessoais Não mudar de escola (Não à Rotatividade) Participar da construção do PPP Participar Conselho Escola

9 Professor elaborar o próprio material didático Usar livros didáticos como material de consulta Romper com arquitetura fabril das escolas Utilizar música para aviso de mudança de aulas Valorizar os organizações dos alunos (Grêmio, Rádio, Clube de Ciências, Comunidade de Jovens, Informática, Teatro, etc.) Trabalhar com Salas- Ambiente Trabalhar com Dupla Docência em sala Postura crítica frente aos Exames e Vestibulares Estabelecer número máximo de alunos por professor Superar discurso de vítima Superar faltas e atrasos Ajudar pais a elevarem nível de expectativa em relação à escola Lutar por Plano de Carreira Participar de Sindicatos e Associações profissionais Participar de Movimentos Sociais Votar conscientemente Exercitar a autocrítica...

10 O que podemos fazer já —Acha pouco? É só um começo... Lembrar:
Não há neutralidade O sistema se concretiza por nossas práticas Salto qualitativo

11 Referências Bibliográficas
VASCONCELLOS, Celso dos S. (In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola, 14a ed. São Paulo: Libertad, 2004. VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança - por uma práxis transformadora, 7a ed. São Paulo: Libertad, 2005. VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar, 15ª ed. São Paulo: Libertad, 2005. VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação: Superação da Lógica Classificatória e Excludente: do “é proibido reprovar” ao é preciso garantir a aprendizagem, 4a ed. São Paulo: Libertad, 2002. VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do Conhecimento em Sala de Aula, 14a ed. São Paulo: Libertad, 2004. VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-6pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 5a ed. São Paulo: Libertad, 2004. VASCONCELLOS, Celso dos S. Disciplina Escolar: Fundamentos para o Trabalho Docente. São Paulo: Cortez, 2005 (no prelo). VASCONCELLOS, Celso dos S. Para onde vai o Professor - Resgate do Professor como Sujeito de Transformação, 12a ed. São Paulo: Libertad, 2004. VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico, 13ª ed. São Paulo: Libertad, 2004. Prof. Celso Vasconcellos Libertad: (11)


Carregar ppt "O Professor como Sujeito de Transformação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google