A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Minas Gerais é um dos estados brasileiro mais rico em grutas, lapas, e cavernas. Permeando municípios de grande beleza com cachoeiras, cerrados, campos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Minas Gerais é um dos estados brasileiro mais rico em grutas, lapas, e cavernas. Permeando municípios de grande beleza com cachoeiras, cerrados, campos."— Transcrição da apresentação:

1 Minas Gerais é um dos estados brasileiro mais rico em grutas, lapas, e cavernas. Permeando municípios de grande beleza com cachoeiras, cerrados, campos rupestres ou montanhas – entre tantas outras paisagens naturais – estão cerca de duas mil cavernas. Esses ambientes ainda são pouco conhecidos pela população, mas continuam a despertar atenção aos turistas, pesquisadores e estudiosos, que buscam em suas entranhas um pouco da história da vida na terra.

2 A origem do Peruaçu começou milhões de anos atrás, época em que parte do Brasil estava submersa pelas águas de um mar interior e que com a elevação do nível da Terra fez secar esta água. Este processo deixou inteiros grandes maciços de calcário que hoje abrigam milhares de cavernas espalhadas por várias regiões do país. Por aqui o Rio Peruaçu, um dos afluentes do Rio São Francisco, teve seu curso natural fechado por um desses maciços e com o tempo a ação erosiva das águas foi esculpindo o calcário, em busca de uma saída. Este trabalho milenar resultou neste conjunto deslumbrante de cavernas, muitas ainda virgens e que tem atraído uma legião de espeleólogos sempre em busca de grutas ainda não catalogadas. Roberto Barrio, espeléologo do Grupo Bambuí, diz que o Vale do Peruaçu é riquíssimo em formações e tem dezenas de cavernas ainda desconhecidas. Para Barrio a abertura das cavernas para visitação pública deve ser feita com muito cuidado para que os visitantes não danifiquem os espeleotemas que levaram milhões de anos para se formarem.

3 A Gruta do Caboclo tem belas pinturas na entrada, a `Bonita` tem o maior número de espeleotemas, `Índios` um grande salão vermelho, agora para observar pinturas rupestres à parede de `Desenhos` é impressionante, um imenso painel com riqueza de cores, traços e detalhes. Para os mais preparados, a longa travessia do Arco do André vai te transportar para o passado, uma espécie de túnel do tempo, cruzando rios, escalando rochas caídas, trechos ainda perigosos e selvagens onde às vezes é preciso desvendar o caminho. Algumas lendas ainda rondam as mentes de moradores locais, uma delas se refere a serpentes gigantescas escondidas entre as rochas das cavernas. Lendas que habitam o imaginário e faz do Peruaçu um cenário ainda mais intrigante e sinistro.

4 Gruta do Janelão

5 Grutas do Peruaçu (MG) Gruta Bonita

6 Gruta Bonita é a entrada para um mundo de formas e cores ocultas na escuridão. A sensação é de estar em uma imensa geleira. São salões majestosos de calcário. Do teto descem as estalactites. Elas se parecem com lanças de pedra, formadas ao longo de milhões de anos. E as cores - branco, vermelho, verde - parecem tintas jogadas sobre a rocha. “O verde está todo voltado para a frente da gruta porque tem influência da luz, então desenvolve musgo. O vermelho é influência do óxido de ferro, contido no calcário que a água traz. Luz e água são os dois responsáveis por essa aparência”, revela o espeleólogo Nivaldo Colzato. As rochas crescem como talos finos de uma planta. São detalhes de uma arquitetura grandiosa. O brilho é o efeito da calcita, lapidada como uma jóia antiga. Um oceano de formas diferentes A Gruta Olhos D'Água tem sete quilômetros de um labirinto subterrâneo. "Todos esses condutos foram formados pela água. A água veio lentamente dissolvendo e esculpindo a rocha", explica o biólogo Rodrigo Ferreira.

7 Gruta do Janelão – Vedete do Parque, esta gruta é percorrida pelo Rio Peruaçu, com 4 quilômetros de extensão, intercalando trechos escuros e clarabóias gigantescas por onde entra a luz solar. Sob os tetos desmoronados se desenvolve a mata que, muitas vezes, fica ao lado dos diversos espeleotemas. No Janelão tudo é grandioso, desde o pé direito que ultrapassa 100 metros de altura, proporcionando uma das mais belas visões do Brasil subterrâneo, até uma estalactite medindo 28 metros, a maior do mundo, segundo a SBE

8 As pequenas ondas que se encontra na parede, chamadas escalopes, que são feitas somente quando existe um turbilhão de água bastante intenso passando pela caverna. “A água passa com pressão e vai abrindo caminho”, continua o biólogo. As marcas na parede mostram o que vem acontecendo há milhões de anos: o rio invadindo os túneis de pedra, levando para baixo da terra muitas formas de vida. Foi o que aconteceu com o bagre, um peixe comum do lado de fora, que acabou se transformando em um novo ser das trevas. Ele não tem olhos e é albino. "Ele é totalmente cego e esse tom cor-de-rosa é do próprio sangue, porque ele não tem pigmento", revela Rodrigo. Fragilidade apenas aparente. "Essa espécie vive o dobro que os outros bagres, porque come menos, se movimenta menos. Por terem pouca comida, eles têm o metabolismo menos acelerado, menos intenso. Acabam se desgastando menos. O peixe é exclusivo desse ambiente e evoluiu aqui, nessas condições - ficou cego e sem pigmentação por falta de luz e escassez de alimento". Um exemplo de resistência. Uma criatura super-evoluída, que mudou o corpo para se adaptar à nova casa, um lugar de bichos ESQUESITOS ONDE POUCOS SE ATREVEM A ENTRAR

9 o Vapor Benjamim Guimarães
Construído em 1913, nos Estados Unidos, o vapor de 60 metros de comprimento começou prestando serviço no Rio Mississipi, até ser adquirido pela Amazon Corporation, na década de 20, que o trouxe para navegar no Rio Amazonas. A empresa norte-americana logo faliu, porém, e o barco foi comprado pelo brasileiro Júlio Mourão Guimarães e desviado para as águas do São Francisco. Restaurado em 2004, o Benjamin acaba de ser liberado pela Marinha para navegar novamente - e numa condição muito especial, já que passa a ser a única embarcação de grande porte, em todo o mundo, movida a lenha. Uma verdadeira raridade, que percorrerá dessa vez um trecho bem mais curto, os 169 quilômetros entre Pirapora e São Romão, também no norte mineiro, mas com a promessa de fazer muitas escalas num passado glorioso.

10 Gruta do Janelão

11 Lugar onde Deus se tornou menino - brincou sem se preocupar com o tempo e não se cansou de fazer tantas belezas naturais. Assim pode-se dizer que é o Vale do Peruaçu

12

13

14

15

16

17

18

19 Gruta do Janelão

20

21

22

23

24

25

26

27 Estalactites da Gruta Bonita
Gruta do Janelão

28

29 Lima Duarte – Gruta três Arcos

30 Gruta do Janelão

31 Gruta do Janelão

32 Gruta Bonita

33 Caverna da Lapa Vermelha, onde foi encontrada a Luzia,
representante dos primeiros habitante do sertão mineiro.

34 Caverna do Janelão, em Januária-MG, Parque Nacional

35

36

37 Caverna dos Anjos

38 Gruta DO Janelão

39 GRUTA DO JANELÃO

40 A GRUTA DO JANELÃO é considerada a maior caverna em volume do mundo, com 3km de extensão e pé direito que ultrapassa 100m de altura!

41 Formatação – Marília Mourão de Carvalho. Pesquisa – Internet.
Mata ciliar e várzea inundada do Rio Mogiguaçu em Jacutinga (MG) Formatação – Marília Mourão de Carvalho. Pesquisa – Internet.


Carregar ppt "Minas Gerais é um dos estados brasileiro mais rico em grutas, lapas, e cavernas. Permeando municípios de grande beleza com cachoeiras, cerrados, campos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google