A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jubileu da Misericórdia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jubileu da Misericórdia"— Transcrição da apresentação:

1 Jubileu da Misericórdia
Um verdadeiro encontro com a Misericórdia de Deus

2 Um pouco de história… A tradição judaica: yobel…
A tradição cristã: O Espírito do Senhor está sobre mim, por isso ele me ungiu e me mandou anunciar aos pobres uma mensagem, para proclamar aos prisioneiros a libertação e aos cegos a recuperação da vista, para colocar em liberdade os oprimidos e proclamar um ano da graça do Senhor. (Lc 4, 18-20) 1300; 1350; 1390; 1400; 1423; 1450; 1475; 1500; 1525; 1550; 1575; 1600; 1625; 1650; 1675; 1700; 1725; 1750; 1775; 1825; 1900; 1925;1950; 1975; 1983; 2000,

3 Bula e Site

4 Logotipo do Jubileu "Decidi convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia." Foi com estas palavras que o Papa Francisco anunciou o Jubileu da Misericórdia, no dia 13 de Março, segundo aniversário da sua eleição ao Pontificado, durante a celebração da penitência presidida na basílica vaticana.

5 Explicação do Logo

6 DATAS TEM INÍCIO NO DIA 8 DE DEZEMBRO DE 2015 – Solenidade da Imaculada Conceição ENCERRA NO DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2016 – Cristo Rei do Universo.

7 MISERICORDIOSOS COMO O PAI
TEMA GERAL MISERICORDIOSOS COMO O PAI

8 JUBILEU???ANO SANTO Jubileu provém também da palavra latina "iubilum" que significa "grito de alegria“; “yobel”, corno para convocar. Ano Santo. De quanto em quanto tempo se realiza um Jubileu? O Jubileu pode ser ordinário ou extraordinário. Se a celebração de um Ano Santo ordinário ocorre a cada 25 anos, o Ano Santo extraordinário é proclamado pelo Papa sempre que pretenda celebrar algum facto de forma especial.

9 ABERTURA DA PORTA SANTA
8 de Dezembro – o Papa abre a Porta Santa em São Pedro. 13 dez. - 3º Domingo do Advento – São João Latrão e os Bispos nas catedrais. Santa Maria Maior (1 jan.) e São Paulo (25 jan). 18 dez. Porta Santa da Caridade num albergue da Cáritas de Roma.

10

11 «Pensei muitas vezes no modo como a Igreja pode tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia. É um caminho que começa com uma conversão espiritual; e devemos fazer este caminho." – justificou o Papa Francisco aquando do anúncio oficial do 29º Jubileu da história da Igreja, defendendo que «ninguém pode ser excluído da misericórdia de Deus» e que a Igreja «é a casa que acolhe todos e não recusa ninguém». «As suas portas estão escancaradas para que todos os que são tocados pela graça possam encontrar a certeza do perdão. Quanto maior é o pecado, maior deve ser o amor que a Igreja manifesta aos que se convertem», realçou.

12 Cinquentenário do encerramento do CONCÍLIO VATICANO II
50 Anos Cinquentenário do encerramento do CONCÍLIO VATICANO II Manter vivo este acontecimento: Falar aos homens de forma mais compreensível; Derrubar as muralhas da Igreja Uma nova etapa de evangelização, com mais entusiasmado e convição Ser sinal vivo do amor de Deus

13 Descobrir a Misericórdia
CENTRADOS NO ESSENCIAL: a primeira verdade é o Amor de Cristo Sentir pessoalmente a ternura de Deus Experiência viva de proximidade com Deus Oportunidade para revigorar a Fé Testemunho mais eficaz Perdão e misericórdia nas atitudes, intenções e comportamentos quotidianos Abrir os olhos para ver as misérias do mundo e do homem

14 Missão da Igreja A Igreja assume o comportamento do Filho de Deus, que vai ao encontro de todos sem excluir ninguém O tema da misericórdia exige ser reproposto com novo entusiasmo e uma ação pastoral renovada. É determinante para a Igreja e para a credibilidade do seu anúncio que viva e testemunhe, ela mesma, a misericórdia Onde a Igreja estiver presente, aí deve ser evidente a misericórdia do Pai.

15 AÇÃO ENTRAR PELA PORTA SANTA DA MISERICÓRDIA

16 Viver o Jubileu à luz da Palavra de Deus
Devemos primeiro pôr-nos à escuta da Palavra de Deus. Recuperar o valor do Silêncio, para meditar a Palavra. Contemplar a misericórdia de Deus e assumi-la como próprio estilo de vida.

17 Peregrinação A peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo. Também para chegar à Porta Santa, cada pessoa deverá fazer, segundo as próprias forças, uma peregrinação. A PEREGRINAÇÃO há-de servir de estímulo à conversão. Ser misericordiosos uns para com os outros.

18 Igrejas Jubilares - Diocese
Catedral. Outras igrejas e santuários (em breve será anunciado).

19 Missionários da Misericórdia
Enviados na quarta-feira de cinzas.

20 INDULGÊNCIAS O PAPA concede indulgências para quem:
Realizar uma peregrinação rumo à Porta Santa nas 4 Basílicas em Roma, Sé das dioceses, igrejas jubilares. Celebrar o Sacramento da Reconciliação. Celebrar a Eucaristia. Rezar pelas intenções do Papa e pelo Papa.

21 Indulgência tb para os falecidos
Celebrar missa pelos falecidos e oração particular pela sua salvação.

22 Absolvição - Aborto O PAPA concedeu a todos os padres a faculdade de absolver do pecado de aborto quantos o cometeram e, arrependidos de coração, pedirem que lhes seja perdoado.

23 Para os idosos, doentes e presos
Para aqueles que estão impossibilitados de sair de casa, dos hospitais, da prisão; Viver a enfermidade como experiência de proximidade ao Senhor. Viver com fé e esperança o momento de provação. Receber a comunhão ou celebrar missa através dos meios de comunicação. Passar pela porta da sua cela dirigindo o seu pensamento a Deus.

24 Redescrobrir as obras da Misericórdia
Redescobrir a riqueza contida nas obras de misericórdia corporais e espirituais. Tornar visível a experiência da misericórdia com sinais e gestos concretos.

25

26 Viver a Quaresma A Quaresma deste Ano seja vivida mais intensamente para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus. 24 HORAS PARA O SENHOR Esta iniciativa, que será celebrada na sexta-feira e no sábado anteriores ao IV Domingo, deve ser incrementada nas dioceses (4 e 5 de março numa igreja paroquial). Os confessores sejam um verdadeiro sinal da misericórdia do Pai Ser confessor é participar da mesma missão de Jesus e ser sinal da continuidade de um amor divino que perdoa e salva.

27 Reconciliação Aproximar-se do Sacramento da Reconciliação.

28 Missões populares Organizar missões populares. Anunciar a alegria do perdão.

29 Receber Nossa Senhora De 13 de fevereiro a 6 de março de 2016.
Quaresma: 10 de fevereiro a 27 de março. Arciprestados 1 e 2 de março: Porto Santo

30 Jornada Mundial da Juventude
Cracóvia 26 a 31 de julho de 2016. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5:7).

31 Jubileu - Outras datas 3 abril 2016 – Jubileu dos movimentos, associações e institutos religiosos. 4 setembro 2016 – Jubileu dos voluntários. 9 outubro Nossa Senhora, Mãe da Misericórdia. 24 abril 2016 – Jovens crismados e Jubileu dos Adolescentes (13 a 16 anos). 29 maio 2016 – Diáconos. 3 junho 2016 – Sacerdotes – Sagrado Coração de Jesus. 12 junho 2016 – Doentes 25 setembro 2016 – Catequistas 6 novembro Reclusos

32 Calendário Diocesano 13 dez. Abertura do Jubileu – Sé do Funchal.
Paróquia da Piedade – Porto Santo Temas das Missas do Parto: Mãe de Misericórdia. Semana da Atualização do Clero, Leigos e Consagrados (18 a 21 de janeiro). 22 nov. Cristo Rei – Anúncio do Ano Jubilar à Diocese. 2 fev. Jubileu dos Consagrados (Ver com a CIRP).

33 Projeto de Calendário Diocesano
4/5 março – 24 horas para o Senhor. Adoração nas igrejas paroquiais. Quinta-feira Santa – Jubileu dos Sacerdotes e diáconos. 17 abril – Dia de oração pelas Vocações. 25 abril – Dia Diocesano do Acólito – Jubileu dos Acólitos. 15 maio – Semana da Vida. 19 maio – Dia do Clero.

34 Calendário Diocesano 22 maio – Dia da Igreja Diocesana.
29 maio – Corpo de Deus. 10 junho – Dia Diocesano do Catequista – Jubileu dos Catequistas. 12 junho – Aniversário da criação da Diocese. 23 julho – Ordenações Sacerdotais. 24 set. – Encontro das Direções dos Secretariados, Movimentos e Obras Laicais. 13 novembro – Encerramento do Jubileu na Diocese. 20 novembro – Encerramento do Jubileu em Roma.

35 CONCLUSÃO Deixemo-nos surpreender por Deus.
Neste Ano Jubilar, que a Igreja se faça eco da Palavra de Deus que ressoa, forte e convincente, como uma palavra e um gesto de perdão, apoio, ajuda, amor. Que ela nunca se canse de oferecer a misericórdia e seja sempre paciente a confortar e a perdoar.

36 Jornada Diocesana do Apostolado dos Leigos
21 de novembro, Colégio de Santa Teresinha A Misericórdia na Bíblia: Antigo Testamento. Intervalo A Misericórdia na Bíblia: Novo Testamento. Almoço Apresentação da Bula da Misericórdia e calendário diocesano A reconciliação e a misericórdia na gestão de conflitos A Misericórdia e os desafios na ação pastoral

37 - Questão - Quais as 4 coisas necessárias para receber a indulgência plenária durante o Jubileu?

38 OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO!


Carregar ppt "Jubileu da Misericórdia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google