A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

USO DE RECURSOS COMUNICATIVOS NA EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "USO DE RECURSOS COMUNICATIVOS NA EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 USO DE RECURSOS COMUNICATIVOS NA EDUCAÇÃO

2 PRIMEIRA PARTE Texto e imagem

3 Tw Cen MT Condensed Extrabold TW CEN MT CONDENSED EXTRABOLD
Times New Roman Arial Verdana Impact Tw Cen MT Tw Cen MT Condensed Extrabold TW CEN MT CONDENSED EXTRABOLD AS FONTES Letras, números, símbolos etc. com determinadas características

4 com serifas sem serifas Caligráfica fantasia

5 Fantasia Casos especiais, publicitários, capas. Não dá legibilidade

6 Caligráfica com serifas
mais formal; também aplicável em textos longos Caligráfica uso eventual (convites, certificados, publicidade)

7 VERTICAL Arredondada Light Bold Black

8 Bold – chama atenção em títulos, capas
sem serifas – textos não muito extensos VERTICAL – indicada para espaços estreitos Bold – chama atenção em títulos, capas

9 ESCOLHENDO AS FONTES Legibilidade Alma Equilíbrio Público-alvo Massa de letras

10 PÚBLICO-ALVO “as crianças, por exemplo, preferem caracteres grandes e espessos” (ARAUJO, 2008, p. 324). Sugestão: usar maiúsculas

11 APRESENTAÇÕES Microsoft Power Point ou softwares livres (Libre Office Impress) Texto, imagens, áudio, vídeos Suporte não adequado para veicular textos extensos Palavras-chave: o interesse é no apresentador e nas multimídias (imagens, músicas, vídeos)

12 Uma boa charge, por exemplo:
Reflexão Criação Transposição para outros suportes

13 facebook/tirasarmandinho, turmadamonica, tirinhasdamafalda

14 MANIPULANDO IMAGENS, TEXTOS, PÁGINAS
A melhor máquina fotográfica é aquela que temos em mãos O melhor programa é aquele que temos em mãos Microsoft Paint: não se envergonhe! Microsoft Office Picture Manager: cortes, contraste, cores Softwares livres/free: Irfan View Scribus

15 Sua foto, ou a foto de um aluno, vira tema de sala de aula
Essa imagem é minha, tá? Quero créditos! :)

16 O Microsoft Paint é capaz de pequenas, mas funcionais, soluções
O Microsoft Paint é capaz de pequenas, mas funcionais, soluções. Não o despreze!

17 O Microsoft Office Picture Manager é uma ferramenta fácil para cortes, redimensionamento e ajustes (cor, brilho...)

18 Cartilhas como prévia do Jornal Escola
O Scribus é gratuito, roda no Windows e no Linux, e permite montagem de jornais, revistas, folders. Cartilhas como prévia do Jornal Escola

19 SEGUNDA PARTE Áudio e vídeo

20 BUSCANDO VÍDEOS TV Escola, objetoseducacionais2.mec.gov.br BAIXANDO VÍDEOS Atube catcher (youtube)

21

22 “NÃO TÁ RODANDO O VÍDEO” Formatos de vídeo mais compatíveis:
Mpeg, mov, wmv, avi (maior) Conversor de formatos de vídeo, áudio e outros: Format Factory

23

24 ÁUDIO Música em sala de aula; Rádio-escola

25 Não atire o pau no gato-to Porque isso-so Não se faz-faz-faz
O gatinho-nho É nosso amigo-go Não devemos maltratar os animais MIAU Estimular a criação de novas paródias Reflexão: ou devemos trabalhar com a tradição e, a partir dela, discutir os valores?

26 TERCEIRA PARTE Internet

27 “PALAVRAS MÁGICAS” Multimídia Hiperlink Interatividade Autonomia/protagonismo Alcance

28 BLOG www.blogger.com (gratuito): Cadastro do gmail
Plataforma autodidática

29 FACEBOOK SEM PRECONCEITOS
Multimídia, interatividade, hiperlink, autonomia, alcance

30 QUARTA PARTE Comunicação além do digital

31 Jogos de tabuleiro, confecção de materiais, recortes, colagens
Jogos de tabuleiro, confecção de materiais, recortes, colagens. Observar a autonomia dos estudantes!

32 Não tenha medo de parecer antigo, tio Sukita, Mumm Rá, Matusalém.
Mídias não são apenas as novas, mas também as antigas. As novas gerações adoram computadores, tablets, celulares, mas, de vez em quando, eles também são seduzidos pelo lápis, papel, tesoura, cola... Deve ser a abstinência!

33 Existem as culturas que envolvem os estudantes, o bairro, a cidade.
Não se esqueça, também, de que, por trás das tecnologias, existem atores sociais. Existem as culturas que envolvem os estudantes, o bairro, a cidade. As tecnologias não representarão ganhos educativos se forem colocadas de cima para baixo. Resgatar os princípios da educomunicação é essencial para o bom uso das mídias. BOA SORTE!

34 ROGÉRIO ALVARENGA Editor de publicações da UFSJ
Coordenador do projeto de extensão UFSJ Bioagradável Especialista em Gestão do Meio Ambiente – Educação Ambiental (UFJF) Especialista em Design Instrucional Virtual (Unifei) Bacharel em jornalismo (UFBA)


Carregar ppt "USO DE RECURSOS COMUNICATIVOS NA EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google