A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE"— Transcrição da apresentação:

1 UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE BACHARELADO EM ENFERMAGEM Trabalho de Conclusão de Curso – TCC II Orientador(a): Prof.(a) (titulação, nome do orientador) título do ARTIGO NOME DO ALUNO Campina Grande – PB 2015

2 Introdução Utilize frases de impacto, que chamem a atenção do público para sua pesquisa. Podem ser dados epidemiológicos, nível de uma doença, negligência da Enfermagem, enfim... (não se esqueça de citar) Recomendo deixar um espaço (de retorno – um “Enter”) entre os tópicos (assim com estão estes). Visualmente fica mais belo. São necessários apenas dois slides para a introdução. No primeiro, dados introdutórios, e no segundo a(s) pergunta(s) norteadora(s).

3 Introdução Escrever a(s) Pergunta(s) Norteadora(s) da problemática.

4 Objetivos 1º objetivo 2º objetivo 3º objetivo
Não precisa explicar objetivos, apenas lê-los.

5 Método O slide do Método de pesquisa é importante porque explica como você fez o estudo. Para que se entendam os resultados, importa entender como você os encontrou. Desta forma, informações detalhadas são pertinentes, como: o local da pesquisa, critérios de inclusão, população e amostra, coleta de dados e análise. Apesar do artigo ser texto corrido, é interessante separar o Método por tópicos. Utilize quantos slides forem necessários. Contudo, o autor deverá estar atento que a parte mais importante da defesa são os resultados. Esta é a parte que será mais “mastigada”. Não é necessário dizer o que é um estudo transversal, ou descritivo... Apenas citar o tipo de estudo.

6 Método Tipo de pesquisa Local e período da pesquisa
Transversal, descritivo, pesquisa de campo. Local e período da pesquisa Hospital público de Campina Grande. População e amostra Cálculo amostral. Critérios de inclusão e exclusão

7 Método Instrumento de coleta de dados Procedimento de análise de dados
Questionário semiestruturado Procedimento de análise de dados Software SPSS, v. 17. Aspectos éticos Como garantiu a confidencialidade das informações, o anonimato, dentre outras questões éticas.

8 resultados

9 Resultados Esta é a parte do trabalho em que o aluno “gastará” mais tempo explicando, pois os resultados da pesquisa são aquilo que mais interessa ao público. Para pesquisas de revisão de literatura, esta parte poderá ser substituída por RESULTADOS E DISCUSSÃO, ou REFERENCIAL TEÓRICO, ou somente RESULTADOS com a discussão inclusa. Não é necessário um tópico DISCUSSÃO porque à medida que se apresentam os resultados o autor já vai discutindo e comparando seus achados. Vários são os recursos utilizados para poder explicar os resultados. Por exemplo...

10 Resultados Tabelas Variável n (%) (% ac.) Renda Sem renda 10 20,0
1 salário 15 30,6 50,6 2 salários 20 40,8 91,4 3 salários 3 6,0 97,4 + que 3 salários 1 2,6 100,0 Total 49

11 Resultados Gráficos

12 Resultados Gráficos

13 Resultados Gráficos

14 Resultados Ou optar por valores escritos (ainda que para apresentação de dados quantitativos não seja o ideal): Média = 45,3 anos Predomínio do sexo: 76% feminino Renda: 34% (2-3 salários) 24% (1 salário) Profissão: 65% pedreiro seguido de 11% professor.

15 Descrição dos estudos pesquisados
Resultados Quadros Descrição dos estudos pesquisados Autor Objetivo do trabalho Resultados Silveira AC, Paula ND, Soares FA Verificar incidência de doenças sexualmente transmissíveis em adolescentes cadastrados em uma unidade básica de saúde Verificou-se que 22% (n = 21) dos adolescentes já haviam contraído algum tido de DST Destes, todos buscaram auxílio de profissional da saúde para tratamento Coura MG, Magalhães TD Descrever estilo de vida de moradores de rua abrigados em baixo de viaduto Moradores realizam apenas duas refeições por dia, tomam banho uma a três vezes por semana e possuem renda média de R$ 200,00/mês Pereira ERS et al Avaliar nível de conhecimento a respeito da qualidade do serviço de saúde prestado no HIPERDIA Idosos relatam boa qualidade de atendimento, mas desconhecem parâmetros para avaliação Profissionais geralmente alcançam 95% das metas estabelecidas para o mês

16 Resultados Falas dos entrevistados
Diante do quadro atual de abandono, nós entregamos nossa segurança a Deus. Só ele mesmo visse (Enfermeira 5). Concordo que seja uma área de risco, no entanto os pacientes tem respeito por nós. Particularmente trabalho há cinco anos aqui e nunca tive problema (Médico 3).

17 Resultados NUNCA se esquecer de identificar os gráficos, tabelas ou figuras (p.ex.: Tabela 1. Vivência de seguranças e apoio logístico no trabalho). Poder-se-á anotar as referências num cantinho da tela para não se esquecer da citação. Também é possível escrever a citação na íntegra, caso seja ela MUITO importante. Por exemplo...

18 Variedade racial universidades
Resultados Tabela 1. Perfil racial dos estudantes universitários Variedade racial universidades Brancos 28,5% Amarelos 24,0% Pretos 42,0% Pardos 18,3% Outro 5,2% Total 100,0% Fonte: Dados da Pesquisa Citação a qual você vai referenciar seus resultados (FERREIRA et al, 2014).

19 Resultados Verificou-se neste estudo que o número de caso de violência contra a mulher aumentou em relação ao último ano. (SILVA; MARCONDES, 2012) Percebeu-se, nas falas das mulheres, elevado nível de insegurança: Eu mal saio de casa. E quando saio, sempre meu namorado vai me deixar e buscar. Não tô louca de sair sozinha. (VICENTE; ALMEIDA, 2009).

20 conclusões

21 Conclusões Um a dois slides são suficientes.
O aluno vai rever os objetivos e, focado neles, escreverá os tópicos da conclusões. Pode-se evidenciar o resultados mais importantes e os mais inesperados. No segundo slide você pode mencione as limitações do estudo. E mencionar as perspectivas a respeito do tema, ou seja, aquilo que ninguém percebeu sobre o estudo.

22 Referências SOMENTE as referências que você utilizou na apresentação do slide. Não precisará ler as referências, apenas mostrar para o público. Conte uns três segundos e passe adiante. Colocá-las sequencialmente, em ordem alfabética e segundo as normas da ABNT.

23 Slide aberto. Você poderá escrever uma mensagem (de preferência curta, pois o tempo ainda está contando). Poderá escrever uma citação como epílogo, enfim... É uma parte mais pessoal. Ou simplesmente um OBRIGADO. Ou mesmo optar por não escrever nada.


Carregar ppt "UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google