A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho nas regras ABNT

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho nas regras ABNT"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho nas regras ABNT
Gabriela Maria Cabral Nascimento

2 Tópicos 1. Capa; 2. Resumo; 3. Introdução; 4. Pesquisa 5. Conclusão;
6. Referências Bibliográficas.

3 Capa Nome da escola ou logo; Nome (s) e RA; Título;
Cidade, dia, mês e ano.

4 “Capa 2” Nome da escola; Nome (s) e RA; Título;
Trabalho desenvolvido durante a disciplina X, como parte da avaliação referente ao Y bimestre do Z ano do Ensino Médio. Professor: Cidade, dia, mês e ano.

5 Resumo Ideia geral do conteúdo da pesquisa.
Este breve resumo deve conter cerca de 20 linhas.

6 Introdução É quando se introduz o tema proposto pelo autor para dar a quem vai ler a ideia do assunto sobre o qual se vai focalizar, mostrando o objetivo principal da pesquisa. Esta introdução ao tema proposto deve conter uma apresentação clara, os objetivos e a importância do trabalho realizado. Para facilitar a introdução responder as perguntas: De que assunto trata a sua pesquisa? Porque acha importante tratar este assunto? Qual é seu objetivo? O que pretende defender nesta dissertação?

7 Pesquisa Expor o assunto; Mostrar a maneira como pensa sobre o mesmo;
Fazer proposições, considerações, concordando ou não com outros autores, ou expondo uma nova teoria; Esta parte pode ser dividida em capítulos.

8 Conclusão É a parte final, onde ocorre a síntese das ideias propostas no corpo do trabalho, quanto aos principais assuntos tratados: As teorias; Considerações; Sugestões propostas.

9 Referências Bibliográficas
São as fontes de pesquisa consultadas para a elaborar a pesquisa, ou seja, qual foi o material de consulta utilizado no trabalho: Livros; Sites; Jornais ou revistas; Outras fontes de informação. As referências bibliográficas devem estar em ordem alfabética, seguir as normas técnicas da ABNT.

10 Anexos São colocados quando necessários que poderão servir como fontes de consulta para o leitor: Alguns textos de autoria do autor; Instrumentos da pesquisa de campo; Roteiros; Questionários; Tabelas e gráficos. OBS: As tabelas e gráficos também podem ser colocados junto dos assuntos tratados, quando são considerados pelo autor como facilitadores para a clareza da exposição no corpo do trabalho.

11 Formatação Página Margem:
2,0 cm inferior, 3,0 com superior, 2,0 cm direita e 3,0 esquerda. Corpo do texto: Justificado; Espaçamento entre linhas 1,5; Deslocamento primeira linha 1,5. Título: Letra: Arial, 14, negrito. Subtítulo: Letra: Arial, 14, itálico. Texto: Letra: Arial, 12.

12 Formatação Referências Bibliográficas:
Livros: Sobrenome dos autores em letras maiúsculas e as iniciais do nome em letra maiúscula abreviadas (Ex: NASCIMENTO, G.M.C. & ALVES- PEREIRA, B.) OU (Ex: NASCIMENTO, G.M.C.; ALVES-PEREIRA, B.; ALVES- PEREIRA, S.). Título do livro. Editora, cidade, volume, ano. Sites: Disponível em: <site>. Acesso em: dia/mês/ano.

13 Formatação Referências Bibliográficas:
Jornais ou revistas: Sobrenome dos autores em letras maiúsculas e as iniciais do nome em letra maiúscula e abreviadas (Ex com dois autores: NASCIMENTO, G.M.C. & ALVES-PEREIRA, B.) OU (Ex com três autores ou mais: NASCIMENTO, G.M.C.; ALVES-PEREIRA, B.; ALVES-PEREIRA, S.) . Título do artigo. Nome da revista. Volume, ano. Outras fontes de informação: Sobrenome dos autores em letras maiúsculas e as iniciais do nome em letra maiúscula e abreviadas (Ex com dois autores: NASCIMENTO, G.M.C. & ALVES-PEREIRA, B.) OU (Ex com três autores ou mais: NASCIMENTO, G.M.C.; ALVES-PEREIRA, B.; ALVES-PEREIRA, S.) . Título do artigo. Nome da revista. Volume, ano.

14 Citações Nas citações (referências entre o texto), quando for mais de três autores, pode colocar o e colab. para trabalhos originalmente escritos em português ou et al. para trabalhos em inglês. Citações entre o texto devem ser em letras minúsculas e o ano em parênteses (ex: Segundo Nascimento (ano)). Se for no final do texto, devem ser em maiúsculas e entre parênteses (ex: (NASCIMENTO, ano)).

15 Artigo Científico

16 Tópicos 1. Capa; 2. Resumo; 3. Introdução; 4. Objetivos;
5. Materiais e Métodos ou Metodologia ; 6. Resultados e Discussão; 7. Conclusão; 8. Bibliografia.

17 Resumo/ Abstract Resumo; Palavras-chave. Abstract; Keywords.

18 Objetivos Objetivos Gerais:
Relaciona-se diretamente ao problema. Ele esclarece e direciona o foco central da pesquisa de maneira ampla. Normalmente é redigido em uma frase, utilizando o verbo no infinitivo. Objetivos específicos: Definem os diferentes pontos a serem abordados, visando confirmar as hipóteses e concretizar o objetivo geral.

19 Materiais e Métodos ou Metodologia
Conjunto de métodos e técnicas utilizadas para a realização de uma pesquisa; Existem duas abordagens de pesquisa, a qualitativa e a quantitativa.

20 Resultados e Discussão
Resultados obtidos pela pesquisa; Discussão sobre os resultados obtidos.

21 Referências Bibliográficas
DRUMOND, R.C. Monografia: Como fazer. Último acesso em 02/08/2012 às 21:42.

22 Fim

23 Proposta de Atividade 3º ano
Será decidido pelo professor de cada disciplina em sala de aula.

24 Proposta de Atividade 1º ano
Gravidez na adolescência

25 Proposta de Atividade 2º ano
Doenças genéticas


Carregar ppt "Trabalho nas regras ABNT"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google