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Plano de Ensino Engenharia Civil – 2015/1.

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Apresentação em tema: "Plano de Ensino Engenharia Civil – 2015/1."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Ensino Engenharia Civil – 2015/1

2 Perfil profissional Atuar em empresas privadas e públicas, executando e/ou gerenciando atividades ligadas à Construção Civil, Hidráulica e Saneamento e Sistemas Estruturais e Geotecnia.

3 Objetivo Geral Propiciar ao aluno condições para que possa se construir como sujeito autônomo, capaz de agir e decidir de forma responsável dentro do ambiente social, na perspectiva pessoal e coletiva.

4 Objetivo Específico: Promover a reflexão filosófica, através dos questionamentos e da formulação de argumentos a partir da análise do momento histórico atual com seus problemas e desafios humanos e sociais. Ler textos de diferentes estruturas e registro e elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo. Participar do confronto de posições por meio de um debate, com tomada, defesa e mudança de posições em função da exposição de argumentos. Buscar a construção de uma visão interdisciplinar sobre os conteúdos específicos das diferentes áreas. Desenvolver um trabalho de responsabilidade com a formação do acadêmico como ser humano, na perspectiva da melhoria da vida pessoal e social.

5 Ementa A formação do pensamento ocidental. O homem e a sociedade. O homem enquanto produtor e produto da cultura. As relações étnico-raciais e a luta antirracista do movimento negro do Brasil.

6 Metodologia A disciplina possui um caráter histórico-crítico, de cunho interdisciplinar, sendo, portanto necessário uma abordagem conceitual que se paute na mesma perspectiva. Os temas selecionados para cumprir as unidades de ensino seguirão, prioritariamente aos eventos sociais contemporâneos relevantes. Para tanto, serão usados discursos da mídia, da política, da religião dentre outros para análise em estratégias pedagógicas diversas.

7 Avaliação A avaliação será dividida em dois momentos: Avaliações Parciais e Avaliações Oficiais. Ambas abarcarão campo conceitual interdisciplinar na solução das situações problemas que serão oferecidas.

8 Competências Conhecer os princípios fundamentais da filosofia e ciências Sociais para assimilar o atual contexto mundial. Conhecer e analisar fenômenos sociais da atualidade, à luz das diferentes abordagens teóricas. Conhecer e identificar relações conflituosas de competição elaborando estratégias de bom convívio no meio social.

9 Demonstrar atos de responsabilidade social e flexibilidade nas relações interpessoais e na prática profissional. Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional. Conhecer e entender as relações sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e culturais do meio. Conhecer as principais diferenças entre filosofia, ciência e sociedade.

10 Unidades de Ensino 1. A Formação do Pensamento Ocidental:
1.1. O Pensamento Mitológico: Definição, Natureza e Função do mito. 1.2. O Pensamento Pré-Socrático: Fatores de transição do pensamento mitológico para o pensamento racional-filosófico; Principais características do período pré-socrático; O mobilismo e a dialética de Heráclito e o conceito de Ser em Parmênides.

11 1. 3. O Pensamento Clássico: 1. 3. 1
1.3. O Pensamento Clássico: O convencionalismo e relativismo dos sofistas; A maiêutica socrática; O racionalismo platônico e o mundo das ideias; A lógica aristotélica e formação dos conceitos universais. 1.4. O Pensamento cristão medieval: A transição da antiguidade para a Idade Média; Agostinho e a revelação divina como fonte do conhecimento; Tomás de Aquino e a busca pela conciliação entre fé e a razão. 1.5. O Pensamento Moderno: Transição da Idade Média para a Idade Moderna; René Descartes e Immanuel Kant e o movimento iluminista.

12 2. O Homem e a Sociedade: 2.1. A reflexão sobre o homem e a sociedade no mundo moderno: Transição do feudalismo para o capitalismo; Construção da sociedade moderna; Revolução Industrial (um novo modelo econômico); Revolução Francesa (um novo modelo político); O contexto histórico de surgimento das Ciências Humanas e Sociais.

13 3. O Homem enquanto produtor e produto da cultura:
3.1. A condição humana e a Antropologia; Cultura: definições iniciais; A condição humana: unidade biológica e diversidade cultural;

14 3.2. Antropologia como ciência:
Definição, objeto, objetivos e histórico; Campos de estudo: Antropologia Biológica e Antropologia Cultural A explicação antropológica da diversidade cultural: Diversidade cultural: do estranhamento à alteridade; Etnocentrismo x Relativismo cultural; Explicações deterministas e explicações antropológicas; Explicações sobre a origem das diferenças culturais; Características da cultura.

15 3.3. Formação cultural brasileira:
A distinção entre país, estado e nação; A heterogeneidade da cultura brasileira; A formação histórica do povo brasileiro: as heranças indígena, portuguesa e africana; Contribuições culturais do Século XX: imigrantes externos, migrantes internos e a globalização; A discussão sobre a identidade nacional.

16 4. As relações étnico-raciais e a luta antirracista do Movimento Negro do Brasil:
4.1. Ideologias das relações inter-étnicas após a abolição da escravidão e o mito da democracia racial; 4.2. Mito da democracia racial e implantação de políticas afirmativas relacionadas às relações inter-étnicas; 4.3. Os africanos e os afrodescendentes no Brasil colonial, independente e contemporâneo; 4.4. A Lei e a questão do preconceito racial e discriminação cultural negra e resistência social.

17 Referências Básicas ARON, R. As etapas do pensamento sociológico. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. CAPRA, F.O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix,1987 WEBER, M. Ensaios de sociologia. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1982.

18 Referências Complementares
WEFFORT, Francisco. Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2000. REZENDE, A. Curso de Filosofia: para professores e alunos dos cursos de 2º grau e graduação. . 11ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003. MONDIN, B.O homem: quem é ele? Elementos de antropologia filosófica. 11 ed. São Paulo: Paullus, 2003. GAARDEN, J.O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. 4ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.


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