A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FINAL DA DÉCADA DE 1990: Necessidade de incorporar aos projetos pedagógicos dos cursos (exigidos desde 1981 – Of. Circular 044/81, de 15/05/1981) os resultados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FINAL DA DÉCADA DE 1990: Necessidade de incorporar aos projetos pedagógicos dos cursos (exigidos desde 1981 – Of. Circular 044/81, de 15/05/1981) os resultados."— Transcrição da apresentação:

1

2 FINAL DA DÉCADA DE 1990: Necessidade de incorporar aos projetos pedagógicos dos cursos (exigidos desde 1981 – Of. Circular 044/81, de 15/05/1981) os resultados da avaliação institucionalmente coordenada, dentro do Programa de Avaliação das Universidades Brasileiras (PAIUB), concluída num significativo número de cursos, tanto como processo interno como externo.

3

4 1) Maiores oportunidades da participação dos alunos em pesquisa e extensão. A adoção da pesquisa como processo fundamental de ensino-aprendizagem e da extensão como caminho básico de interação com a sociedade certamente é o caminho para atingir os objetivos acima expostos no sentido de formação do profissional pretendido.

5 2) Definição do tratamento metodológico a ser dado aos conhecimentos no sentido de garantir o equilíbrio entre a aquisição de conhecimentos, habilidades, competências e valores. 3) Articulação entre as diferentes disciplinas/atividades. 4) Formação humanística complementar à específica. 5) Equilíbrio entre disciplinas/atividades obrigatórias e optativas (aumento da flexibilidade).

6 6) Articulação das atividades do curso com questões concretas/problemas atuais/realidade profissional. 7) Explicitação dos princípios gerais de avaliação da aprendizagem dos conhecimentos, habilidades, competências e valores. A inserção do graduando o mais rápido possível em atividades diretamente relacionadas à profissão – objeto de sua formação – é desejável, eliminando a ruptura entre teoria e prática.

7

8 1) Realização de Eventos: - Mesas Redondas - Palestras Objetivo: Sensibilizar as Coordenações de Curso sobre a necessidade de rever os currículos dos Cursos de graduação na perspectiva de sua Inovação. PRINCIPAIS AÇÕES:

9 2) Realização de Oficinas de Trabalho com Coordenadores e Representantes das Comissões de Reformulação Curricular dos Cursos. Objetivo: Construir coletivamente o Perfil do Profissional a ser formado na UFSCar. PRINCIPAIS AÇÕES:

10 Quais são as mudanças já ocorridas (ou que vem ocorrendo) na sociedade que tem (ou podem ter) impacto, nos próximos anos, na formação de profissionais de nível superior? QUESTÃO INICIAL: TÉCNICA UTILIZADA: Visualização Móvel.

11 Globalização. Rápida obsolescência dos conhecimentos. Diversidade de fontes de informação. Velocidade de disseminação do conhecimento. Necessidade de preservação do ambiente/homem. ALGUMAS DAS AFIRMAÇÕES RESULTANTES: Foram apresentadas, ao todo, 42 afirmações.

12 Posicionar-se criticamente diante da informação. Atualizar-se continuamente. Articular conhecimento e prática. Identificar problemas da sociedade e propor soluções viáveis. Ser agente transformador e criativo do conhecimento. Preocupar-se com o bem-estar social. Ter capacidade para trabalhar em equipes multidisciplinares. GRUPO 1 - TECNOLÓGICAS: Foram apresentadas, ao todo, 31 competências.

13 Ser ético. Ser solidário. Saber respeitar o direito dos outros. Conhecer as diferentes ideologias. Ter capacidade de tolerar situações estressantes. Ser empreendedor. Ter maturidade para comandar e aceitar comandos. GRUPO 2 - HUMANAS: Foram apresentadas, ao todo, 25 competências.

14 Ser capaz de identificar problemas ambientais e propor soluções viáveis. Avaliar o impacto de suas ações no meio ambiente. Ser elemento propagador de Educação Ambiental. Valorizar, nesta ordem: (1) a Redução, (2) a Reutilização, (3) a Reciclagem Racionalizar o uso de recursos energéticos. Entender a relação homem, meio-ambiente e tecnologia. GRUPO 3 – BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS: Foram apresentadas, ao todo, 23 competências.

15 Ser agente transformador da realidade. Ser capaz de ter ousadia, rebeldia, (valores e idéias com ética). Ter conhecimento da sociedade. Ter capacidade de transpor o conhecimento para a ação. Ter consciência da cidadania. GRUPO 4 – SÓCIO-POLÍTICO-ECONÔMICO: Foram apresentadas, ao todo, 25 competências.

16 Perfil do Profissional a ser Formado pela UFSCar A partir da identificação desse conjunto de competências, foram realizadas as seguintes atividades para se chegar à definição do Perfil do Profissional a ser Formado pela UFSCar:

17 Análise do conjunto de competências definidas em cada um dos grupos, para verificação da clareza das formulações. Agrupamento das competências arroladas nos diferentes grupos, por similaridade. Identificação e definição de aspectos definidores do perfil de cada grupamento. Verificação de possíveis sobreposições das competências relacionadas a cada aspecto definidor do perfil.

18

19

20

21

22

23

24

25

26


Carregar ppt "FINAL DA DÉCADA DE 1990: Necessidade de incorporar aos projetos pedagógicos dos cursos (exigidos desde 1981 – Of. Circular 044/81, de 15/05/1981) os resultados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google