A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TERRITÓRIO NOROESTE MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA – VILA LEOPOLDINA FERIDA SOCIAL E PROPOSTAS DE AÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TERRITÓRIO NOROESTE MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA – VILA LEOPOLDINA FERIDA SOCIAL E PROPOSTAS DE AÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 TERRITÓRIO NOROESTE MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA – VILA LEOPOLDINA FERIDA SOCIAL E PROPOSTAS DE AÇÃO

2 TERRITÓRIO NOROESTE I - DADOS GERAIS - CAPITAL População em situação de rua na cidade (dados municipais- 2011) Pessoas morando na rua: Em centros de acolhida: Total: OBS. em 2009 o número e moradores em situação de rua era menor:

3 TERRITÓRIO NOROESTE SUB LAPA MORANDO NA RUA Situação por Distrito JAGUARA101??? JAGUARÉ174??? PERDIZES379??? B.FUNDA8866??? LAPA6873??? LEOPOLDINA14976??? TOTAL369229???

4 TERRITÓRIO NOROESTE EXCLUSÃO SOCIAL NAS RUAS BAIXOS VIADUTO MOFARREJ - HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RUA

5 TERRITÓRIO NOROESTE EXCLUSÃO SOCIAL NAS RUAS RUA FROBEM - HOMENS, MULHERES E CRIANÇA VIVENDO EM SITUAÇÃO DE RUA

6 TERRITÓRIO NOROESTE EXCLUSÃO SOCIAL NAS RUAS RUA HASSIB MOFARREJ: FAMÍLIAS, COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORANDO EM SITUAÇÃO DE RUA HÁ 10 ANOS

7 TERRITÓRIO NOROESTE EXCLUSÃO SOCIAL NAS RUAS AVENIDA GASTÃO VIDIGAL E IMEDIAÇÕES CARREFOUR: MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA - CRACK

8 TERRITÓRIO NOROESTE ACOLHIMENTO LEOPOLDINA NA LEOPOLDINA: CENTRO DE ACOLHIDA ZANCONE

9 TERRITÓRIO NOROESTE CENTRO ACOLHIDA ZANCONE Ações de acolhida e proteção para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Busca-se: reinserção familiar e social, provendo suas necessidades básicas e recolocação profissional, além de garantir padrões éticos de dignidade, de mínimos sociais e dos direitos de cidadania, como determina a Constituição Brasileira. CONVÊNIO PREFEITURA

10 TERRITÓRIO NOROESTE CENTRO ACOLHIDA ZANCONE Acolhe pessoas em situação de rua, provenientes de várias regiões da cidade de São Paulo. 100 homens residem, em média, seis meses na unidade; 50 homens utilizam os serviços de lavar roupa, banho e almoço; outros 20, de modo temporário, usam a unidade para banho e pernoite.

11 TERRITÓRIO NOROESTE ASSISTÊNCIA BÁSICA SÁUDE 538 atendimentos únicos que a equipe da UBS Parque da Lapa fez a moradores em situação de rua. Eles estão na Vila Leopoldina, Alto da Lapa, Linha 9 e Albergue Zancone. Só no Zancone foram contabilizados 138 atendimentos.

12 TERRITÓRIO NOROESTE PRESSÕES EXTERNAS GESTÃO ANTERIOR Secretaria Municipal de Segurança Urbana/GCM – Olhar Policial e pedido para que população e Ceagesp não distribuíssem alimentos para os moradores em situação de rua na Leopoldina.

13 TERRITÓRIO NOROESTE PRESSÕES EXTERNAS Sociedade Parcela da vizinhança, na gestão anterior, pressionou a Prefeitura, que adotou formas radicais de abordagem. Resultado: migração de uma rua para outra. Ex: Dr Seidel-Frobem. Na atual gestão, parcela da vizinhança pressiona pela transferência do Zancone para outro lugar, o que agravaria a situação.

14 TERRITÓRIO NOROESTE PRESSÕES EXTERNAS Pedido com 1,2 mil assinaturas levado ao Ministério Público em 2011, moradores de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, tentavam impedir que um albergue para moradores de rua no bairro fosse transferido para uma área residencial mais nobre da Rua Cardeal Arcoverde.

15 TERRITÓRIO NOROESTE PRESSÕES EXTERNAS O promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes comparou a iniciativa às tomadas na Alemanha nazista e indeferiu o pedido. Enviou os nomes de seis síndicos que assinaram a petição para a Delegacia de Polícia Especializada em Crimes Raciais de Delitos de Intolerância. Inquérito por intolerância social, prevista na Constituição.

16 TERRITÓRIO NOROESTE VISÃO OFICIAL Secretária Luciana Temer- Jornal Valor-FEV.2013 O que temos hoje é insuficiente para atender a diversidade da situação de rua. Só há um abrigo para famílias na cidade. Não há albergues para mães com filhos, principalmente depois que a criança completa12 anos.Por isso muitos preferem permanecer na rua, para ficar com seu companheiro,seu filho,cachorro. Eu também preferiria dormir na rua a ser separada dos meus filhos. A solução, acredita, está na criação de hotéis sociais temporários,cuja porta de saída seria a participação em projetos de habitação popular.

17 TERRITÓRIO NOROESTE VISÃO OFICIAL Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua Usuários: Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência. Objetivo: Desencadear o processo de saída das ruas e promover o retorno familiar e comunitário, além do acesso à rede de serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas.

18 TERRITÓRIO NOROESTE PERGUNTA-SE: COMO ESSE PROCESSO DO SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ABORDAGEM SOCIAL ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA ESTÁ SENDO DESENCADEADO NA VILA LEOPOLDINA? DE QUE FORMA A SOCIEDADE (ASSOCIAÇÕES DE MORADORES, ENTIDADES CORPORATIVAS, IGREJAS ETC) PODEM INTERAGIR COM A PREFEITURA NESSE PROCESSO?


Carregar ppt "TERRITÓRIO NOROESTE MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA – VILA LEOPOLDINA FERIDA SOCIAL E PROPOSTAS DE AÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google