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© 2009 IBM Corporation A Gestão da Colaboração e Inovação na IBM Mario Costa Gerente de Serviços de Software.

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1 © 2009 IBM Corporation A Gestão da Colaboração e Inovação na IBM Mario Costa Gerente de Serviços de Software

2 © 2009 IBM Corporation A IBM no mundo: força de trabalho de dos quais ~50% são móveis Localidades IBM Funcionários móveis 350K+ funcionários 200K+ contratados 170 países 70+ aquisições desde funcionários (9.000 há três anos)

3 © 2009 IBM Corporation Interconectado Instrumentado Inteligente Pessoas Empresas, instituições, indústrias Sistemas naturais Sistemas não-naturais Smarter Planet

4 © 2009 IBM Corporation 4 Universidades Associações Parceiros de Negócio Competidores Think Tanks Consultores Clientes, de forma direta Funcionários Laboratórios e outros Pesquisa e Desenvolvimento Unidades internas de vendas e serviços 0%5%10%15%20%25%30%35% 4 0% Quais são as principais fontes de inovação? IBM Institute for Business Value, CEO Study 2006 Internas Externas

5 © 2009 IBM Corporation O paradigma da anarquia gerenciada Fonte: Garter Group: Emerging Trends, 2010 to 2015

6 © 2009 IBM Corporation Modelo conceitual simplificado Sistemas para Inovação Tecnologias verdes Monitoração e gerenciamento Cloud computing Innovation Hosting Habilitação de canais emergentes de inovação Internet do Futuro Social computing Colaboração Intranet Inteligente (analítica) Canais Emergentes Espaços virtuais Realidade ampliada Mobilidade

7 © 2009 IBM Corporation WorldJam 2001 Novo meio de colaboração para capturar melhores práticas em 10 temas centrais para a IBM WorldJam 2004 Foco em soluções pragmáticas ao redor de crescimento e inovação ValuesJam Exploração profunda dos valores e crenças dos funcionários da IBM InnovationJam Clientes, parceiros e familiares participaram de um novo conceito em colaboração Jams Debate em tempo real Identificar e aprimorar ideias Acesso a todos os funcionários

8 © 2009 IBM Corporation ThinkPlace

9 © 2009 IBM Corporation TAP Technology Adoption Program

10 © 2009 IBM Corporation SmallBlue

11 © 2009 IBM Corporation Profile: 515k profiles; 6.4M+ buscas por semana Communities: 1,800+ comunidades com 147k membros e 1M+ mensagens WikiCentral: 25K+ wikis com 320K+ leitores distintos BlogCentral: 62k usuários; 260k entradas; 30k tags Dogear: 580k bookmarks; 1.4M tags; 20k usuários Activities: 50k atividades, 425k entradas; 80K usuários Instant Messaging: 4M+ por dia Profile: 515k profiles; 6.4M+ buscas por semana Communities: 1,800+ comunidades com 147k membros e 1M+ mensagens WikiCentral: 25K+ wikis com 320K+ leitores distintos BlogCentral: 62k usuários; 260k entradas; 30k tags Dogear: 580k bookmarks; 1.4M tags; 20k usuários Activities: 50k atividades, 425k entradas; 80K usuários Instant Messaging: 4M+ por dia Índice de satisfação nas buscas aumentou 50%, com ganho de produtividade estimado em U$4.5M por ano $700K por mês em redução de viagens Redução significativa em voic e custos com servidores de Índice de satisfação nas buscas aumentou 50%, com ganho de produtividade estimado em U$4.5M por ano $700K por mês em redução de viagens Redução significativa em voic e custos com servidores de Software Social na IBM Retorno do Investimento Source: Gina Poole, IBM SWG VP Social Computing

12 © 2009 IBM Corporation Benefícios do uso de Software Social na IBM 87% dos IBMers usam Software Social 84% acessam mais rapidamente os especialistas 74% aumentaram sua produtividade 64% aumentaram sua reputação pessoal 84% compartilham conhecimento com os outros 77% reusam capital intelectual de outros 59% aumentam suas vendas 42% aumentam a satisfação de Clientes Source: Gina Poole, IBM SWG VP Social Computing

13 Martius Vicente. Rodriguez y Rodriguez, DSc. ONDE IMPLANTAR? Atuação Interna Atuação Externa Equipes Fornecedores Foco Estratégico Foco Operacional ( Ativos Intangíveis ) ( Ativos Tangíveis ) (Baseado na Estrutura de Valor Sustentável - Stuart L. Hart 2005) Unidade Área de Negócio EmpresaClientes ComunidadesParceiros Sociedade Redução de Custos e Riscos SAMETIME SMALLBLUE LOTUS CONNECTIONS Inovação e Reposicionamento JAM TAP THINKPLACE LOTUS CONNECTIONS Rota de Crescimento Trajetória LOTUS CONNECTIONS LOTUS LIVE Reputação Legitimidade DEVELOPER WORKS LOTUS CONNECTIONS BLOGs Excelência Operacional Excelência em inovação Excelência em sustentabilidade Excelência em parcerias

14 © 2009 IBM Corporation Obrigado


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