A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marketing pessoal. Vocês não têm que ser os melhores do mundo, apenas têm que ser melhores que os vossos concorrentes. Mas para isso devem tentar ser.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marketing pessoal. Vocês não têm que ser os melhores do mundo, apenas têm que ser melhores que os vossos concorrentes. Mas para isso devem tentar ser."— Transcrição da apresentação:

1 Marketing pessoal

2 Vocês não têm que ser os melhores do mundo, apenas têm que ser melhores que os vossos concorrentes. Mas para isso devem tentar ser os melhores do Mundo (até porque não sabem contra quem estão a concorrer).

3 CVs CV: 5 páginas Currículo sumário: 1 página Nota biográfica: 5 linhas

4 CVs AS NOTAS NÃO SÃO TÃO IMPORTANTES (a não ser que sejam muito baixas ou não tenham feito mais nada) – a vossa experiencia profissional e “curriculo escondido” valem muito mais. Não se sintam obrigados a colocar a nota no CV. especialmente depois de ja terem experiencia profissional na área As actividades extra-curriculares também sao importantes: mostram que têm vários interesses e são pessoas ecléticas com quem será agradável trabalhar.

5 CVs ESQUEÇAM o Europass. Apenas facilita a vida dos RHs em vos excluirem. Não fica na memória de quem tem de escolher entre centenas de pessoas iguais. Esqueçam mails para recursos humanos e secretárias – enviem emails para professores / pessoas responsáveis directamente. Há pessoas muito fixes no mundo, e nada vale mais que uma recomendação de uma delas. VS

6 CVs Sejam únicos. Façam porfolio. Mais: façam blog relevante para o cargo que querem. Usem design marcante, mas com cuidado!! Nada de arco-iris! Pensem em garrafas de champagne caro e produtos premium (vocês). Escolham uma fonte com estilo, mas sóbria e séria. Usem espaços em branco, não façam o vosso CV parecer pesado. Legibilidade: imprimam para ler como ficará depois de impresso. Os vossos piores inimigos sao os “designers”. Em engenharias, podem ter a certeza que se vão salientar.

7 CVs Diferente consoante o vosso alvo: – À partida o vosso “part time” como vendedor de Herbalife é irrelevante para um cargo de investigação. Por isso nao é preciso descriminá-lo, basta referi-lo. – Mas se for para um cargo de ligação entre empresa/fornecedores ou empresa/clientes, pode ser mais evidenciado.

8 CVs Informação relevante - não se descredibilizem ao colocar informação irrelevante para parecer que fizeram mais coisas. Por muito importante que seja para vós, terem ganho o 1º prémio de futsal com 12 anos não é importante. Actividades de voluntariado/desporto: se o desejarem podem explicar o que ganharam como seres humanos e profissionais, no decorrer dessas actividades

9 CVs Conferências assistidas – também são educação! (não-formal) Se tiverem ido a muitas, evidenciem as mais importantes para o cargo/instituição a que concorrem.

10 CVs Nivel de conhecimentos técnicos e linguas: Podem arranjar a vossa própria classificação. A classificação é subjectiva por isso escolham bem as palavras que definem o vosso nivel de conhecimentos. E número de niveis par ou impar: – [Mau, razoável, bom] : 1 negativo, 1 neutro, 1 positivo vs – [Iniciado, intermédio, avançado, expert ]: 1 neutro e 3 positivos

11 CVs Peçam a professores vossos e profissionais que conheçam o vosso trabalho para colocarem o mail deles como referencia.

12 Bolsas de estudo e outras oportunidades Bolsas internacionais: Se fizerem TOEFL e/ou GRE é um bónus. TOEFL = mais fácil e mais útil para universidades que ensinam em inglês. GRE = estudem o dicionário, façam exercicios de testes prévios durante meses antes. - importante para as melhores universidades do mundo. Para outras é facultativo e apenas um indicador

13 Bolsas de estudo e outras oportunidades Quem vos avalia não vos conhece: o que entregarem,e a qualidade do que entregarem é quem vocês são. Mesmo que não os peçam, se tiverem oportunidade, anexem documentos (e.g., CV, ou apresentaçao.ppt do vosso plano de trabalho feita propositadamente) Com o CV diferenciam-se dos outros candidatos porque os avaliadores conhecem-vos melhor. E a apresentação, pode não acrescentar nada, mas mostra que têm as ideias estruturadas e que estão empenhados e se esforçam. Eles não querem pessoas que desistam ou que mudem de tema a meio.

14 Bolsas de estudo e outras oportunidades Contactem professores – vários - troquem ideias, explorem abertura a serem vossos orientadores (sem certezas). Muitos professores dão-vos bons conselhos, ou mesmo oportunidades (alguns têm fundos próprios), e estao abertos a colaborações em projectos. Não têm nada a perder e é uma boa oportunidade para “networking”.

15 “Work/research plan” Usem Regras de persuasão (Cialdini) http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Cialdini#6_key_principles_of_persuasion_by_Robert_Cialdini Coloquem nomes de profs para mostrar que contactaram e se mostraram interessadas -> principio da conformidade (se várias pessoas de renome acharam interessante, então é porque deve ser) Não escrevam “eu acho/penso que” Afirmem sempre, há que mostrar que estão confiantes no vosso conhecimento (principio da autoridade)

16 “Personal statement / motivation letter” A vossa oportunidade para se darem a conhecer. Um pouco do vosso percurso, mas também algo pessoal que vos torna únicos. Deixem a humildade à porta. Hoje vocês são os melhores e únicos capacitados para estudar x. Porquê que querem estudar x Porquê aquela universidade/país especificamente. Ninguem quer ser uma opção “tanto faz” ou 2ª escolha.

17 Estágios e empregos http://www.fct.unl.pt/estudante/gapa http://www.fct.unl.pt/estudante/integracao-na- vida-activa http://www.career.vt.edu/


Carregar ppt "Marketing pessoal. Vocês não têm que ser os melhores do mundo, apenas têm que ser melhores que os vossos concorrentes. Mas para isso devem tentar ser."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google