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Gerenciamento de Sistemas de Informação Profª. Ivanete Bellucci

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Apresentação em tema: "Gerenciamento de Sistemas de Informação Profª. Ivanete Bellucci"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Sistemas de Informação Profª. Ivanete Bellucci
Curso TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DISCIPLINA Gerenciamento de Sistemas de Informação Profª. Ivanete Bellucci

2 ATIVIDADE 1 O que é um Sistema de Informação (SI)?
Para que serve o SI? Qual é o papel do Gestor utilizando o SI? Como você pretende ou pode usar o SI?

3 Aplicações de Sistemas de Informação
Vínculo Administração-Tecnologia

4 Administração e Tecnologia
Revolução Cientifica Revolução Industrial Revolução da Informação Necessidade de explicações sobre os fenômenos da natureza. Necessidade de amplificar o poder de produção (força física). Necessidade de amplificar o poder do saber, vínculo com o conhecimento.

5 Administração e Tecnologia
As empresas utilizam a tecnologia como ferramental para: Resolução de problemas; Melhorar os controles; Melhorar o fluxo de informações; Melhorar o processo de tomada de decisões. Assim as empresas necessitam de um profissional que possa compreender e aplicar melhor a tecnologia nos seus processos.

6 Perfil do Gestor de SI Profissional com:
Bom conhecimento de tecnologia; Bom relacionamento com pessoas; Conhecimento sobre negócios e processos organizacionais. Atua no desenvolvimento de atividades que vinculam a administração de empresas e tecnologia. Também conhecido como CIO ou “Analista de Informação”.

7 Funções do Analista de Informação
Conhecer bem o mercado que atua. Antecipar-se ao concorrente. Antecipar os acontecimentos futuros. Realizar o Planejamento Estratégico.

8 O que o Analista de Informação precisa?
Ter facilidade para trabalhar com informática Ter conhecimentos nas áreas de humanas (Administração, Sociologia, outros). 80% das informações estão disponíveis no mercado. Não é preciso ser um espião para descobri-las e saber coletá-las.

9 Atividades do responsável pelo dep. TI
Analisar a organização; Definir corretamente seus problemas; Identificar missões; Identificar campos de atuação; Identificar relações internas; Desenvolver estudos e alternativas de coleta de dados; Definir a melhor forma de armazenamento de dados; Definir a melhor forma de utilização dos dados.

10 Administração, Tecnologia e Globalização
A dinâmica atual exige uma agilidade de resposta, que só pode ser conseguida com o uso de TI. A Tomada de Decisão pode ser melhorada com o uso de TI, incrementando o tratamento e a organização das informações geradas pela empresa. A Globalização, em seus pontos positivos e negativos, não teria êxito se a tecnologia não fosse empregada.

11 Fases da Revolução da Informação
Informática isolada: Falsos “donos” dos dados; Profissionais que necessitam da informação tinham acesso restrito a ela. Informática distribuída: Aparecimento de PCs; Guerras de paradigmas entre os profissionais de tecnologia; Dados podem ser processados em qualquer posto de trabalho com computador.

12 Fases da Revolução da Informação
Informática amigável: Ambiente gráfico; Internacionalização de programas; Redes e Internet; Necessidade de profissionais com visão integrada de tecnologia e negócios. Conclusões: Profissionais de tecnologia saem da posição de “Donos dos Dados” para “Profissionais de Suporte”. Aparecimento de Profissional que utiliza tecnologia para promover “Vantagem Competitiva”.

13 Conceitos de Sistemas

14 Tecnologia e Sistema

15 O que é sistema? Sistema é um conjunto de partes, ou elementos, coordenados entre si, que funcionam como uma estrutura única, com determinado fim.

16 EXEMPLOS DE SISTEMAS Sistema Ambiental – Ecossistema Sistema Nervoso
Sistema Mecânico Sistema Elétrico Sistemas de Transporte Sistemas Telefônicos Sistema Computadorizado Sistema de Informação

17 Sistema Urbano Sistema de Saúde Sistema Escolar Sistema de Transporte
Sistema de Esporte e Cultura Sistema Habitação Sistema de Eletricidade Sistema de Água e Esgoto

18 Sistema Empresarial

19 A Empresa como Sistema A Empresa é um sistema aberto, composto de vários subsistemas (que serão vistos adiante), o que implica na necessidade de realimentações, para que a mesma possa ter agilidade de resposta às flutuações e possa sobreviver no ambiente no qual se encontra.

20 PROCESSO DE FABRICAÇÃO
Transformação Entradas Saídas Realimentação Controle e avaliação Empresa

21 As empresas, na forma como são conhecidas desde o início do século passado, sempre necessitaram exercer controles para administrar suas atividades. Os principais controles realizados eram: Estoques Manufatura Pagamentos (entradas e saídas)

22 Em 1.967, o Prof. Zaccarelli mostrou a Empresa como um conjunto de funções produtivas e administrativas, inter-relacionadas entre si, sendo organizado e comandado por um Sistema Integrado. Nos anos 70 o Computador foi inserido nas empresas para realizar cálculos com mais rapidez e precisão.

23 Departamentos (Subsistemas)
PCP – MRP, Controle de Estoques Manufatura – Transformação, Montagem, Embalagem Compras – Cotação, Compras Vendas – Orçamentos, Vendas, Nota Fiscal Financeiro – Pagamentos, Planejamentos Contabilidade – Registros, Controles Expedição – Controla e Envia Produtos Recebimento – Recebe e Controla Matéria-prima

24 PCP PCP é o departamento que administra, planeja, dirige e controla o suprimento de material e as atividades de processamento de uma indústria, de modo que os produtos especificados sejam produzidos por métodos pré-estabelecidos para conseguir um programa de vendas aprovado; Essas atividades são desempenhadas de tal maneira que recursos humanos, facilidades industriais e capital disponíveis são usados com a máxima vantagem. O PCP é responsável pelo MRP, MRPII e pelas Planilhas de Controle.

25 MANUFATURA A produção é o centro nervoso da empresa, deste setor depende toda a receita da empresa. O Departamento de Manufatura é responsável pelo processo de transformação, no qual são utilizados matéria-prima, mão-de-obra, energia e equipamentos, para a produção de bens, Incluindo a embalagem do produto. O departamento deve cuidar dos estoques e recursos envolvidos no processo. Controle de produção, Entrada e consumo de matéria prima, Controle de parada de máquinas, Coordenação de funcionários.

26 COMPRAS O Departamento de Compras tem responsabilidade sobre todos os produtos e serviços comprados (ou contratados) até a sua chegada no almoxarifado. Isso inclui cotação, negociação (preço, quantidade, prazo de entrega, forma de pagamento, qualidade), emitir pedido de compra, recebe e passa informações aos deptos de Manufatura, Financeiro e Recebimento. Esses dados e informações são relevantes pra formação do custo final.

27 VENDAS O Depto de Vendas é responsável pela prospecção e contato com o cliente, elabora orçamentos, negocia quantidades, prazos, preços e formas de pagamento Define as políticas de vendas e acompanha as estratégias do negócio em conjunto com as outras diretorias. emissão de notas fiscais ou faturamento e recebimento de duplicatas ou cobranças sobre produtos vendidos. Emissão Nota Fiscal de Vendas, Relatório de Vendas, Mapa de faturamento

28 FINANCEIRO O Depto Financeiro não se limita a pagar e receber contas, mas, executar atividades de planejamento, análise do fluxo de caixa (recebimentos e pagamentos), passando estas informações para o departamento de vendas e contabilidade. Recebe e arquiva notas fiscais; Recebe e arquiva boletos de cobrança de clientes e fornecedores; Emissão de cheque de pagamento; Faturamento; Registro contas a pagar, receber; Quitação de pagamentos de clientes e fornecedores; Emissão de cobrança.

29 CONTABILIDADE O Depto de Contabilidade controla o registro e a documentação da empresa, elaborando relatórios e balancetes para análises do Depto Financeiro. Classificação dos documentos; Planilha para lançamentos; Conciliação das contas; Fechamento de balanço trimestral, e anual; Classificação das notas fiscais; Planilha de lançamentos, Folhas de pagamento, Fechamento da apuração do ICMS, Classificação de notas fiscais de saídas, Apuração de ISS

30 EXPEDIÇÃO O Depto de Expedição é responsável pelo controle e envio de produtos acabados aos clientes. Comunica-se com os departamentos de Manufatura, Vendas e Financeiro, para registrar os produtos, quantidades, clientes, endereços e entregas realizadas. Controle de saída de mercadoria, Controle de entrega.

31 RECEBIMENTO Depto de Recebimento (ou Almoxarifado), como diz o nome, é o responsável pelo recebimento, controle e armazenamento de todo material (matéria prima ou consumo) utilizado por todos Departamentos. Comunica-se com praticamente todos os departamentos, sendo que o Depto de Compras (para conferência de compras), de Manufatura (liberação de material para produção) e Financeiro (para informe de contas a pagar).

32 RELAÇÕES INTERDEPARTAMENTAIS
Vendas Planejamento do Processo Produtivo Linha de Produtos Capacidade Produtiva Programação Fabricação Controles: Eficiência Custos Prazos Qualidade Previsões: Despesas Carga Máq. Onde Como O que Com o que Controle estoque Compras Estoque Entrega

33 Visão Sistêmica Somente com um Sistema de Informação é possível manter uma base concreta e um processo administrativo eficiente. Disponibilizar a informação; Manter o fluxo de informações na empresa; Auxiliar a tomada de decisões na empresa; Controlar as relações interdepartamentais;

34 Base Sistêmica da empresa
Dado: Registro de um fato ou realidade; Informação: São os dados organizados e classificados para suprir um objetivo específico; Banco de Dados: Depósito de registros; Processos: Operações realizadas pelos departamentos; Decisão: Resultado da Análise dos dados e informações da empresa;

35 Sistema de Informação Sistema de Informação é um tipo de sistema, com a função de coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação para que o usuário tome decisões “acertadas” e “adequadas”. Essas decisões visam facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e operações das empresas e organizações.

36 Para isso, é preciso que as informações tenham o máximo de precisão possível, entregues no momento certo, à pessoa certa e baseadas nos fatos apropriados. Os sistemas de informação contêm registros e informações sobre pessoas, lugares e coisas interesse, no ambiente, ao redor e dentro da própria organização.

37 Funcionamento do SI Conforme a Teoria de Sistemas, um Sistema de Informação é composto de elementos que coletam os dados (entrada), manipulam e armazenam (processamento) e distribuem as informações (saída).

38 Classificação de Sistemas
Nível de Responsabilidade de decisão Sistemas Especialistas Sistemas de Suporte Executivo Sistemas de Suporte a Decisão Sistemas de Informação Gerencial Quantidade de pessoas envolvidas

39 Competitividade e Produtividade Empresas
Automação de processos e mudanças organizacionais (cnc, robôs, linha, célula) Aumento da Concorrência Globalização , Inovações Mudança nos processos de manufatura Competitividade e Produtividade Empresas Atualização na metodologia administrativa O que foi feito na parte Administrativa?

40 Principais alterações ADMINISTRATIVAS
Novas estratégias de parceria e competição; Implantação de sistemas; Flexibilização na parte comercial; Preocupação com a satisfação dos clientes; Modernização dos Sistemas de Informação;

41 Objetivos das modificações nos SIs
alcançar os níveis de produtividade e competitividade desejados. a implementação de novos grupos de trabalho e processos decisórios; melhor distribuição das informações gerenciais (através da utilização da tecnologia disponível);

42 OBSERVAÇÕES Os maiores avanços da área administrativa foram centrados nos computadores e nas suas formas de utilização. A chegada de computadores menores e mais rápidos, junto com as tecnologias de redes, vem fazendo com que os gestores deixem de apenas realizar cálculos repetitivos.

43 Atuação da Empresa com SI

44 informações e decisões
Para o bom funcionamento da empresa, é preciso que haja uma troca freqüente de dados e informações, entre as áreas de manufatura e administrativa. informações e decisões Administração Manufatura EMPRESA informações

45 Fluxo de Informações na Empresa
SIGA EDI fornecedor Pedido de Compra Cotação Solicitação Compras Projeção de Estoque Previsão de Vendas Estatística Consulta Banco de Informação Liberação de crédito SIGA EDI - Cliente Clientes Pedidos Contrato de Fornecimento Importação Livros Fiscais Ordens de Produção Coletor Eletrônico Controle de Qualidade Estoque MP / MC Requisições Recebimento de mercadoria Fornecedor Faturamento Contas a Receber Movimento de Títulos Banco Produto Acabado Manutenção Industrial Orçamento Contas a Pagar Fluxo de Caixa CMV + Margem Bruta Custos Centros Improdutivos Lançamento Contabilidade Lançamentos Automáticos Razão Balancete Diário Demonstração de L&P Mensal Acumulado orçado real orçado real Faturamento CMV Simulação Financeira Ativo Fixo DP NF Preços de Venda LAFfaturamento LA Contas a Receber LA de Movimentos LA de Rateios Ponto Carga de Máquina Folha de Pagamento Apropriações LA Folha LA Depreciação Financeiro PCP Folha e Ponto Livros Fiscais Fim Man.Industrial Custo Fluxo de Informações na Empresa

46 Estrutura Organizacional
Analisando a Estrutura Hierárquica-Organizacional Tradicional, nota-se que o relacionamento horizontal entre os vários setores da empresa é quase inexistente. Isso significa que para viabilizar a troca oficial de dados e informações entre setores subordinados a diferentes áreas, normalmente, há uma atuação (intervenção) dos níveis hierárquicos mais altos.

47 Estrutura Organizacional Tradicional
Presidência e Conselho Diretivo Financ Contabil. Vendas Market Compras Manufatura Logística Serviços Facilid. Cons. Mat. Prima Prod. Exp. Manut. Inf. Publ. Vendas RH Estrutura Organizacional Tradicional

48 Comentário A forma Tradicional de Organização, não permite a observação da influência das atividades e resultados de outros setores, com os quais não estejam diretamente relacionados, por exemplo: as decisões e atuações do setor de Compras nas atividades do setor de Logística e assim por diante.

49 SIG ou ERP Os SIG (Sistemas de Informação Gerencial, ou Sistemas Integrados de Gestão), também são conhecidos por Sistemas ERP (Enterprise Resources Planning).

50 Sistema Integrado de Gestão (SIG)
Um SIG é um sistema capaz de integrar os dados de muitas fontes para fornecer dados e informação úteis para operações de suporte, gerenciamento e tomada de decisão em uma organização. Este sistema é usado para extrair dados, processá-los e produzir resultados significativos para os seus usuários.

51 Sistema Integrado de Gestão (SIG)
Sistema Integrado de Gestão é um conjunto de programas e cálculos realizados para administração da empresa, que consideram a mesma base dados para todos os departamentos e setores. Sistema Integrado de Gestão é uma evolução dos sistemas administrativos, que busca garantir a unificação e a confiabilidade dos números e cálculos, necessários para a administração da empresa, fazendo com que as orientações e ações tomadas pela empresa sejam mais seguras.

52 Sistema Integrado de Gestão (SIG) Enterprise Resources Planning (ERP)
ERP é o “nome” usado para denominar o software multimodular que executa um conjunto de atividades, com o objetivo de auxiliar a gestão de uma empresa nas importantes fases de seu negócio. O ERP é um programa que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa. Tal comunicação é realizada através de um banco de dados, que interage com as diversas áreas de aplicação, consolidando todas as operações do negócio em um único ambiente computacional.

53 Estrutura Administrativa das Empresas
Administração Manufatura EMPRESA S I G Banco de Dados informações DECISÕES Estrutura Administrativa das Empresas

54 ESTOQUE / MANUFATURA / EXPEDIÇÃO
Financeiro / Contábil B.D.C. VENDAS ESTOQUE / MANUFATURA / EXPEDIÇÃO COMPRAS Informações Requisição de compras e/ou fabricação Informações contábeis Módulos S I G Fluxo de Informações no SIG

55 capacidade de produção
Manufatura Administração previsão de vendas capacidade de produção produtos investimentos marketing serviços salário estratégia informática despesas compras impostos custo (fix+var) estoques expedição carga de máquina paletização padrão processamento tecnologia layout controle da qualidade projetos BCD Arquitetura de Sistema Integrado (Barrella, 1995)

56 Sistema Integrado de Gestão (SIG)
Arquitetura ERP - (adaptada de Davenport, 1998).

57 Funções do Sistema Integrado de Gestão (SIG)
Apoio Gerencial Apoio às Operações Colaborativos Controle de Processos Industriais Processam. Transações Informação Executiva Tomada de Decisão

58 Processar transações; Controlar processos industriais;
SIs Apoio Gerencial Apoio às Operações Colaborativos Controle de Processos Industriais Processam. Transações Informação Executiva Tomada de Decisão Processar transações; Controlar processos industriais; Apoiar comunicação e colaboração; Atualizar bancos de dados.

59 Processar e registrar dados resultantes de diferentes transações;
Tipos de processamento: Em lote; Em tempo real; Ex.: Transações Bancárias; SIs Apoio Gerencial Apoio às Operações Colaborativos Controle de Processos Industriais Processam. Transações Informação Executiva Tomada de Decisão

60 Monitorar e controlar processos físicos; Controle em tempo real;
Ex.: Refinaria de Petróleo – sensores eletrônicos para monitoramento. SIs Apoio Gerencial Apoio às Operações Colaborativos Controle de Processos Industriais Processam. Transações Informação Executiva Tomada de Decisão

61 Melhorar a comunicação e a produtividade de equipes de trabalho;
Ex.: correio eletrônico, videoconferência. SIs Apoio Gerencial Apoio às Operações Colaborativos Controle de Processos Industriais Processam. Transações Informação Executiva Tomada de Decisão

62 Fornecer informação e apoio para a tomada de decisão gerencial.
SIs Apoio Gerencial Apoio às Operações Colaborativos Controle de Processos Industriais Processam. Transações Informação Executiva Tomada de Decisão Fornecer informação e apoio para a tomada de decisão gerencial.

63 Fornecem informação na forma de relatórios; Ex.: Gerente de vendas.
SIs Apoio Gerencial Apoio às Operações Colaborativos Controle de Processos Industriais Processam. Transações Informação Executiva Tomada de Decisão Fornecem informação na forma de relatórios; Ex.: Gerente de vendas.

64 Fornecer suporte direto aos gerentes durante um processo de decisão;
SIs Apoio Gerencial Apoio às Operações Colaborativos Controle de Processos Industriais Processam. Transações Informação Executiva Tomada de Decisão Fornecer suporte direto aos gerentes durante um processo de decisão; Ex.: Simulações de custos;

65 Fornecer informações críticas aos gerentes;
SIs Apoio Gerencial Apoio às Operações Colaborativos Controle de Processos Industriais Processam. Transações Informação Executiva Tomada de Decisão Fornecer informações críticas aos gerentes; Ex.: Desempenho organizacional e competitivo – alto nível

66 Principais Registros Materiais Manufatura Controle de Qualidade
Recursos Humanos Materiais Manufatura Controle de Qualidade Manutenção Fornecedores / Clientes Investimentos de Capital Financeiro Tesouraria Controladoria Projetos Vendas, Distribuição e Logística Workflow

67 Os principais registros de dados são:
Cadastros: Matéria-prima Produto acabado Fornecedores Clientes Processos Funcionários Atividades: Compra Venda Manufatura Logística Serviços

68 Os principais registros de dados são:
Módulos: Vendas Compras Logística Contabilidade Manufatura Análises Relatórios Simulações Comunicações Estrutura do Plano de Contas: Financeira Contábil

69 Intelligent-ERP (I-ERP) Supply Network Management (SNM)
Expert-ERP (E-ERP) Intelligent-ERP (I-ERP) Supply Network Management (SNM)

70 DECISÕES Manufatura informações Administração Arquitetura E-ERP.
EMPRESA BANCO DE DADOS DECISÕES informações Administração Sistema Especialista Arquitetura E-ERP.

71 Área de Manufatura Área Administrativa Sistema Especialista E-ERP
Contabilidade Engenharia Recepção / Expedição Sistema Especialista E-ERP

72 EMPRESA Usando a Internet.
Administração BANCO DE DADOS Sistema Especialista E-ERP informações EMPRESA CAM/ CIM cnc exped. mont. DECISÕES MATRIZ (outra localidade) Manufatura INTERNET Usando a Internet.

73 Fornecedor Cliente

74 Comunicação entre empresas
Montadora Fornecedor Clientes Concessionárias Comunicação entre empresas Fornecedor A ERP - A Fornecedor B ERP - B Indústria A Sistema ERP Banco de Dados WEB SERVICE Distribuidor ERP - C

75 ATIVIDADE 1 Dividam-se em grupos de até 5 alunos;
Escolham um cadastro e elabore um formulário com os dados que sejam utilizados pelo SI; Identifique em quais módulos serão utilizados esses dados; Explique (com exemplos) como serão usados os dados.


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