A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vagina Tubo músculo-mebranoso, impar e mediano, o qual Representa o Órgão de Cópula Feminino. Apresenta para estudo Anatômico 02 Paredes: Anterior e Posterior,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vagina Tubo músculo-mebranoso, impar e mediano, o qual Representa o Órgão de Cópula Feminino. Apresenta para estudo Anatômico 02 Paredes: Anterior e Posterior,"— Transcrição da apresentação:

1 Vagina Tubo músculo-mebranoso, impar e mediano, o qual Representa o Órgão de Cópula Feminino. Apresenta para estudo Anatômico 02 Paredes: Anterior e Posterior, justapostas. A parede Anterior da Vagina é mais curta, em razão de sua relação com o COLO DO ÚTERO. A Vagina se comunica superiormente com a CAVIDADE DO ÚTERO, através do ÓSTIO do ÚTERO, inferiormente se comunica com o meio externo, através do ÓSTIO da VAGINA. (PUTZ; PABST, 2000.) Nas virgens, o ÓSTIO da VAGINA é parcialmente fechado pela presença de um membrana conjuntiva, de pouca espessura, revestida por mucosa, pobremente inervada e vascularizada, o HÍMEN. Após a 1ª relação sexual, o HÍMEN é rompido, restando apenas seus fragmentos, as CARÚNCULAS HIMENAIS, em sua margem de inserção.. (NETTER,2002)

2 Órgãos Genitais Femininos Externos

3 Pudendo Feminino Está representado pelas seguintes estruturas:. 1 MONTE PÚBICO (1): elevação mediana situada por diante da Sínfise Púbica. È constituída por Tecido adiposo, revestido por cútis, na qual após a puberdade verifica-s e a presença de pêlos. LÁBIOS MAIORES (2): duas pregas cutâneas alongadas, delimitam entre si uma fenda mediana, a RIMA DO PUDENDO. Os Lábios Maiores apresenta uma face medial lisa, e outra lateral com pêlos após a puberdade. 3 3 2 2 4 LÁBIOS MENORES (3): duas pregas cutâneas lisas, situadas medialmente aos Lábios Maiores, delimitam entre si o VESTÍBULO DA VAGINA, onde identificamos: o ÓSTIO da URETRA; ÓSTIO DA VAGINA (4); E OS ÓSTIOS dos DUCTOS DAS GLÂNDULAS VESTIBULARES. (PUTZ; PABST, 2000.)

4 Estruturas Eréteis CLITÓRIS (1): órgão erétil feminino, homólogo ao pênis masculino. É constituído, por 02 RAMOS fixos aos ramos inferiores dos púbis, unindo-se medianamente para formar o CORPO DO CLÍTÓRIS, terminando em uma dilatação anterior, a GLANDE DO CLITÓRIS, identificada, no ponto em que se unem superiormente os LÁBIOS MENORES. 1 2 BULBO DO VESTÍBULO (2): Formado por duas massas pares de tecido erétil, situados profundamente aos Lábios Menores da Vulva, envolvidos pelo M. Bulbocavernoso. Quando cheios de sangue, dilatam-se e desta forma proporcionam maior contato entre o pênis e o Óstio da vagina. (NETTER,2002)

5 Glândulas Anexas (PUTZ; PABST, 2000.) GLÂNDULAS VESTIBULARES MAIORES (1): glândula esférica, par, de tamanho próximo ao de uma ervilha, situadas profundamente no VESTÍBULO DA VAGINA, onde abrem-se seus DUCTOS (2). GLÂNDULAS VESTIBULARES MENORES: apresentam-se em número variável, com ductos diminutos, os quais se abrem no VESTÍBULO da VAGINA, entre o ÓSTIO DA URETRA e o ÓSTIO da VAGINA. 1 Este conjunto de Glândulas visa promover a lubrificação, tornando úmidos as estruturas associadas à cópula feminina, favorecendo assim a relação sexual. 2 2 (PUTZ; PABST, 2000.)

6 Mamas Definição: são GLÂNDULAS CUTÂNEAS MODIFICADAS e especializadas na função exócrina de produzir e ejetar o leite, para alimentar o novo ser nos primeiros momentos da vida extra-uterina. 1 CONFIGURAÇÃO EXTERNA: se apresentam como duas projeções cônicas , cujas bases se ajustam sobre os Mm. Peitorais Maiores. São identificadas na parede anterior do Tórax. No ápice da Mama identificamos uma projeção cilíndrica e pigmentada, a PAPILA MAMÁRIA (1). A PAPILA MAMÁRIA está situada no centro de uma área circular, também escura, com 3cm de diâmetro, a ARÉOLA MAMÁRIA (2). 2 (PUTZ; PABST, 2000.) ARQUITETURA: PARÊNQUIMA: constituído por tecido glandular, é representado por 15 a 20 Lobos em forma de Pirâmides com o ápice voltada para a papila. A reunião dos lobos constituí o CORPO DA MAMA, de consistência mais firme, à palpação, do que as áreas vizinhas. ESTROMA: formado por tecido adiposo, entremeado por septos de tecido conjuntivo. O volume do Tecido Adiposo influencia na forma e volume das mamas.


Carregar ppt "Vagina Tubo músculo-mebranoso, impar e mediano, o qual Representa o Órgão de Cópula Feminino. Apresenta para estudo Anatômico 02 Paredes: Anterior e Posterior,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google