A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS SETOR DE AVICULTURA Poedeiras Comerciais Prof: Dr. Almir Chalegre de Freitas Disciplina:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS SETOR DE AVICULTURA Poedeiras Comerciais Prof: Dr. Almir Chalegre de Freitas Disciplina:"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS SETOR DE AVICULTURA Poedeiras Comerciais Prof: Dr. Almir Chalegre de Freitas Disciplina: Avicultura Curso: Zootecnia

2 MUDA FORÇADA O processo de troca das penas, denominado de muda, ocorre de maneira natural nas aves As poedeiras comerciais passam por duas mudas naturais 1 a muda - entre a 1 a e a 2 a semana – queda da penugem e empenamento 2 a muda - entre a 7 a e a 12 a semana – troca das penas Aves em postura – diminuem a produção de ovos e a qualidade dos mesmos – para alterar essa evolução natural do rendimento produtivo - muda forçada. Durante a muda a produção de ovos é interrompida, possibilitando um período de descanso e um novo ciclo de produção. É uma prática comum, e sua aplicação depende de fatores econômicos Deve-se analisar a disponibilidade e o custo de pintaínhas de reposição em relação ao custo da manutenção das galinhas sem produzir por 10 a 12 semanas, período necessário para ocorrer a queda da plumagem, a regressão do ovário e oviduto, o nascimento da nova plumagem e a nova fotoestimulação das galinhas. Valor das aves destinadas a descarte Custo de alimentação das aves Peso e qualidade dos ovos do 2° ciclo Taxa de ocupação dos aviários Cronograma de entrada e saída dos lotes

3 MUDA FORÇADA Três métodos de muda: farmacológicos, nutricionais e de manejo FARMACOLÓGICOS Adição de drogas que inibem a ovulação (agonista do GnRH) Difícil utilização em escala comercial Substâncias podem ter efeitos colaterais na saúde humana NUTRICIONAIS Modifica a concentração dietética de determinados nutrientes com ação específica sobre a produção de ovos: Ca, P, Na, K, I, Zn 15 a 25 g/kg de Zn : intoxicação e paladar Semi jejum: 1° dia 25 a 30 g de ração/ave e de 7 a 15 g nos demais Jejum (mais utilizado) – também chamado de convencional MANEJO Mais utilizado no Brasil Situações de estresse: Redução do fotoperíodo Retirada da ração (máx 14 dias) Retirada da água (máx 3 dias) Os métodos variam muito entre regiões e cada um deve ser adaptado às necessidades da granja

4 MUDA FORÇADA Vantagens da muda forçada: melhora a produção, a qualidade da casca e do albúmem, atingindo níveis um pouco abaixo dos melhores índices obtidos no primeiro ciclo. Desvantagens: piora na conversão alimentar e aumento da mortalidade acumulada. A produtividade do segundo ciclo é menor, e os ciclos ovulatórios são menores e menos persistentes. O pico de postura no segundo ciclo ocorre de 8 a 12 semanas após o o início do jejum.

5 MUDA FORÇADA PREPARAÇÃO PARA A MUDA Usar aves + jovens - aves jovens - + rápido o reinicio da postura 70 semanas de idade Histórico do lote: vacinas, doenças Seleção dos lotes: 30 dias antes Peso do lote: amostragem 48 h antes elimina iluminação artificial INDUÇÃO DA MUDA PELO MÉTODO CONVENCIONAL (JEJUM) 1° dia: iluminação natural aviários clássicos, ambiente controlado 6 horas diárias de luz Retirar a ração - jejum de dias – perda de peso ( 25 a 30% do PV) Jejum: depende capacidade da linhagem perder peso e gordura acumulada pelas aves Início: farinha de cascas de ostras ( aproveitar os ovos) Pesagens – 1 a no 6º dia após o início do jejum – a cada 2 dias Após as aves atingirem a perda de peso estabelecida - realimentar INDUÇÃO DA MUDA Seguir as recomendações da linhagem RETORNA DA ALIMENTAÇÃO 1° dia - 30% ad libitum 2° dia - 60% 3° dia - 90% 4° dia - ração completa até 28° dia Usar ração de crescimento Após o 28º - ração de produção, início do programa de luz (crescente até 17 horas)


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS SETOR DE AVICULTURA Poedeiras Comerciais Prof: Dr. Almir Chalegre de Freitas Disciplina:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google