A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III Curso de Formação de Gestores e Educadores do

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III Curso de Formação de Gestores e Educadores do"— Transcrição da apresentação:

1 POLÍTICAS PÚBLICAS- GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PESPECTIVA DA EDUCAÇÃ INCLUSIVA
III Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: direito a diversidade

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA
Profa. Mestre Maria Isabel de Araújo

3 NADH – Núcleo de Apoio às Diferenças Humanas – Educação Especial
Tem como princípio norteador a oferta dos serviços da Educação Especial por meio do Atendimento Educacional Especializado. Tem como meta a efetivação de uma política de educação especial fundamentada na proposta de uma sociedade que reconhece e trabalha as diferenças e valoriza a diversidade constante dos sistemas educacionais.

4 NADH – Núcleo de Apoio às Diferenças Humanas – Educação Especial
Tem como objetivo atender alunos que apresentam comprometimento no processo ensino-aprendizagem inerentes aos fatores intra-escolares e extra-escolares - a questão dos métodos de ensino e aprendizagem; da interação aluno, família e escola; dos conteúdos da avaliação; da formação do professor e da prática pedagógica- e com alto índice de repetência em um mesmo ano.

5 Áreas de atuação – NADH-Educação Especial
Atendimento Educacional Especializado Práticas inclusivas no contexto da Escola comum Formação AEE/ADA/ Classe Comum/ Mun. Abrangência Pólo Pesquisas Publicações Projetos

6 Funções dos Profissionais do AEE na Escola
Professor de 1º ao 9º ano: Atendimento complementar no contra-turno; Confeção de materiais pedagógicos adapatados para a classe comum Avaliação permanente da aprendizagem do aluno atendido; Atendimento à classe comum; Demais funções citadas no decreto e na resolução

7 Pedagogo (a): Promover o intercâmbio entre sala comum e A.E.E. , família e comunidade escolar; Analisar o diagnóstico do aluno juntamente com o professor; Elaborar junto com o professor, o PDI do aluno; Pesquisar e elaborar o relatório circunstanciado do aluno , anamnese, diagnóstico, histórico social e escolar, etc); Outros..

8 Para atuação no ADA, especialização em Psicopedagogia.
Da Formação Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial, inicial ou continuada. Para atuação no ADA, especialização em Psicopedagogia.

9 Oferta para a formação dos profissionais e comunidade
Encontro Mensal para profissionais do AEE e ADA Pedagogos do AEE; Práticas Inclusivas no contexto da Classe Comum; Curso para Gestores; Formação para os 17 municípios de abrangência (Pólo); Cursos de Libras Básico e Intermediário; Sorobã; Braille Formação de Intérprete.

10 PROFISSIONAIS atuantes no AEE, nas escolas
Professores do AEE 1º ao 5º ano: 70 6º ao 9º ano: 45 Pedagogos que atuam no AEE: 21 Instrutores de LIBRAS: 13 Intérpretes de LIBRAS: 17 Professores de Braille: 05

11 40 escolas que contam com sala de recursos multifuncionais SRM
Ensino Fundamental 40 escolas que contam com sala de recursos multifuncionais SRM ( AEE) Educação Infantil urbana 02 escolas da Educação Infantil possuem sala de recursos multifuncionais SEM + 20 ( AEE)

12 Quantitativo de alunos atendidos no AEE Ensino Fundamental e Educação Infantil em
2009 1.198 alunos Ensino Fundamental Urbano 26 escolas possuem o AEE atendendo alunos.

13 NADH – Núcleo de Apoio às Diferenças Humanas – Sala 6
Contato: CEMEPE - Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais – Av. Professor José Inácio de Souza, 1958 – Bairro Brasil NADH – Núcleo de Apoio às Diferenças Humanas – Sala 6 Telefone: Ramal 26 e 27


Carregar ppt "III Curso de Formação de Gestores e Educadores do"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google