A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL LINHA DO TEMPO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL LINHA DO TEMPO"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL LINHA DO TEMPO
Surgiu a partir de 1962; Idéia primeira de que os homens, as organizações e o ambiente crescem, se desenvolvem e se interagem; A partir dessa interação, o conceito de D.O. esta intimamente ligado à mudança e a capacidade de adaptação a mudanças.

2 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONCEITO
Desenvolvimento organizacional é uma estratégia educacional adotada para trazer à tona uma mudança organizacional planejada, exigida pelas demandas às quais a organização tenta responder e que enfatiza o comportamento com base na experiência. (BENNIS; 1969)

3 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONCEITO
Assim define-se: Desenvolvimento organizacional como mudança organizacional planejada; e, Mudança organizacional como um conjunto de alterações no ambiente de trabalho de uma organização; e Sendo essa alteração de ordem estrutural e comportamental.

4 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ENTENDIMENTO
Processo dinâmico; Pode ser mais ou menos completo, conforme o grau de mudança; Muitas vezes não são utilizados todas as técnicas disponíveis; Exemplo de técnica: combinação de alterações estrutural e comportamental. No caso da técnica acima ela pode aumentar a eficiência e eficácia organizacionais.

5 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONCEITO

6 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ENTENDIMENTO
Se houver necessidade de mudança, segue-se quatro etapas do processo de D.O.: Diagnóstico: levantamento das relações da organização com seu ambiente, podendo nascer as alterações estruturais; Sociograma: levantamento das relações entre grupos de participantes, podendo nascer alterações estruturais e comportamentais; Definição das alterações para os objetivos: levantamento das relações entre os participantes individuais e a organização, pode nascer alteração de ordem comportamental; Avaliação: pode ou não alterar o diagnóstico.

7 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ALTERAÇÃOES ESTRUTURAIS ESFERA DE COMPETÊNCIA
Método de mudança Conjunto de aspectos cognitivos e emocionais Seleção Linhagem, relações sociais Treinamento específico Promoção Favoritismo, corrupção Mérito, antiguidade Bases de especialização Arbitrariedade ou hereditariedade Treinamento na organização Hierarquia Correspondente às classes sociais Autoridade legal, sistema de status Regras Tradição ou capricho Legalísticas, rígidas Mandato Depende de favores Permanente Tratamento de clientes Pessoal, particularista Impessoal, universalista

8 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ALTERAÇÃOES ESTRUTURAIS ESTRUTURA BUROCRÁTICA SIMPLES

9 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ALTERAÇÃOES ESTRUTURAIS ESTRUTURA LINHA-STAFF

10 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ALTERAÇÃOES ESTRUTURAIS ESTRUTURA FUNCIONAL

11 MODELO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL LINHA DO TEMPO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google