A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODIFICAÇÕES DO APARELHO GENITAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODIFICAÇÕES DO APARELHO GENITAL"— Transcrição da apresentação:

1 MODIFICAÇÕES DO APARELHO GENITAL
Ocorrem no aparelho genital modificações morfológicas, volumétricas e de consistência.

2 ÚTERO Após a implantação do ovo, ocorre no útero modificado na consistência, volume, peso, forma, posição e coloração: Consistência: é alteração pela embebição gravídica, que amolece o útero como um todo, iniciando-se pelo local da implantação ovular. Volume: o útero não grávido mede 7cm de comprimento, 4,5 cm de largura e 2,5 cm de espessura e tem a capacidade menor que 10 ml. O aumento do volume uterino faz-se à custa de estiramento, hipertrofia e hiperplasia das fibras musculares miometriais, além do aumento do tecido conjuntivo. Inicialmente temos um período de hiperplasia, seguido de hipertrofia e finalmente o alongamento correspondente ao estriamento das fibras musculares do miométrio.

3 ÚTERO O aumento da massa muscular uterina é mais evidente na região do corpo e istmo , já que o colo é pobre em fibras musculares e rico em tecido colágeno. O volume da cavidade do útero aumenta significativamente. Peso - Não grávido pesa 70 g., chega ao termo entre e g. Forma: o útero não grávido é piriforme e intrapélvico: 10a a 12a semana já é possível palpá-lo acima da sínfise púbica. A forma uterina passa de periforme para globosa (12 sem.). Com 20 semanas ocorre o fenômeno da conversão da forma globosa para a cilíndrica cuja característica é o alongamento das fibras musculares. Posição - acentuação da anteversofiexão - dextrodesvio Coloração - com o intenso afluxo sanguíneo, o útero adquire tom vinhoso.

4 ÚTERO

5 COLO Sua coloração é arroxeada pela intensa vascularização e sua consistência amolecida. O colo uterino está em geral posteriorizado e apresenta-se longo durante toda a prenhez. O canal cervical é obliterado por secreção mucosa, espessa, tampão mucoso.

6 ÍSTIMO Orif. int. canal do istmo. (O.I.A.)
Orif. ext. canal do istmo. (O.I.H.) Orif. ext. canal cervical O.I.O. Orif. ext. canal cervical Orif. ext. do útero

7 COLO

8 VULVA E VAGINA As paredes vaginais ficam aumentadas e perdem sua rugosidade característica. A hipertrofia da musculatura lisa vaginal, somada à embebição gravídica e o afrouxamento do tecido conjuntivo são responsáveis por esse aumento. A vascularização aumentada promove a coloração arroxeada característica. O fluxo vaginal apresenta-se aumentado.

9 OVÁRIOS E TROMPAS Nos ovários a embebição gravídica e o aumento da vascularização são responsáveis por seu discreto aumento. Novos folículos têm seu aparecimento inibido Podem ser encontrados "pontos" de reação decidual na superfície ovariana. Nas trompas, o aumento da vascularização e a embebição gravídica promove aumento das fímbria, que se apresentam edemaciadas e congestas. com menor mobilidade.


Carregar ppt "MODIFICAÇÕES DO APARELHO GENITAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google