Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRubens Fartaria Wagner Alterado mais de 8 anos atrás
1
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
Curso: Técnico em Administração Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais Professor: Givanildo
2
Classificação de Sistemas de Informações
Os sistemas podem ser classificados de acordo com sua forma de utilização e o tipo de retorno dado ao processo de tomada de decisão. Os sistemas podem ser de contexto operacional ou gerencial.
3
Sistema de Apoio às Operações
Suas principais metas são processar transações, controlar processos industriais e atualizar banco de dados, fornecendo informações de âmbito interno e externo.
4
Sistema de Apoio às Operações
Importante para atividades diárias da empresa, mas não consegue desenvolver informações específicas e necessita de apoio de um sistema de informações gerenciais.
5
Sistema de Apoio às Operações
Exemplos: Sistemas de Processamento de Transações Sistemas de Trabalho do Conhecimento e de Automação de Escritório
6
Sistema de Processamento de Transações
Utilizado no nível operacional da empresa. Sistema computadorizado que executa e registra transações rotineiras.
7
Sistema de Processamento de Transações
Agiliza e facilita a execução de tarefas repetitivas automatizando-as. Ex.: Rotinas de folha de pagamento, emissão de notas fiscais e controle de estoque.
8
Sistemas de Trabalho do Conhecimento e de Automação de Escritório
Tecnologia utilizada com o objetivo de aumentar a produtividade dos trabalhadores que manipulam as informações de escritório. Oferece suporte à coordenação e às atividades de um escritório.
9
Sistemas de Trabalho do Conhecimento e de Automação de Escritório
Projetados para atender necessidades de manipulação e gerenciamento de documentos. Exigem visão ampla para saber o que utilizar para criar informações novas.
10
Sistemas de Trabalho do Conhecimento e de Automação de Escritório
Exemplos: Planilhas de Cálculos. Editoração Eletrônica. Arquivamento Digital.
11
Sistema de Apoio Gerencial
Tipo de sistema de informação responsável pelo fornecimento de apoio e informação para a tomada de decisão. Exemplos: Sistema de Suporte à Decisão Sistema de Suporte Executivo Sistema de Informação Gerencial
12
Sistema de Suporte à Decisão
Possui grande quantidade de dados e ferramentas de modelagem. Permite flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de resposta rápida. Exemplo: Sistema de Informações de Vendas e Financeiras
13
Sistema de Suporte Executivo
Oferecem suporte ao nível estratégico e auxiliam na definição de objetivos. Utilizam tecnologia avançada na elaboração de gráficos e relatórios. Projetados para fornecer capacidade computação e telecomunicações.
14
Sistema de Informação Gerencial
Conjunto de subsistemas visualizados de forma integrada e capaz de gerar informação. Suporta funções de planejamento, controle e organização de uma empresa. Fornece informações seguras em tempo hábil.
15
Sistema de Informação Gerencial
Auxilia a empresa a alcançar suas metas. Fornece detalhes sobre operações regulares da organização utilizados para controlar, organizar e planejar com mais efetividade e eficiência.
16
Classificação de Sistemas de Informação Gerencial
Sistema de Nível Estratégico: auxiliam gerentes seniores a manipular e situar questões estratégicas e tendências de longo-prazo, ambas na organização e no ambiente externo.
17
Classificação de Sistemas de Informação Gerencial
Sistema de Nível Tático: suporte ao monitoramento, controle, tomada de decisões e atividades administrativas de gerentes de nível médio.
18
Classificação de Sistemas de Informação Gerencial
Sistema de Nível de Conhecimento: suporte ao negócios para integrar novos conhecimentos e auxiliar a organização e controle do fluxo de papéis.
19
Classificação de Sistemas de Informação Gerencial
Sistema de Nível Operacional: suporte aos gerentes operacionais no desenvolvimento de atividades elementares e transacionais na organização.
20
Referências Bibliográficas
Bio, S. R. Sistemas de Informação: um enfoque gerencial. São Paulo: Atlas, 1996. Rezende, D. A. Tecnologia da Informação. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2003. Sordi, J. O. Tecnologia da Informação aplicada aos Negócios. São Paulo: Atlas, 2003.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.