A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autonomia e Independência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autonomia e Independência"— Transcrição da apresentação:

1 Autonomia e Independência
A tendência da dependência é diminuir embora alguns adultos a mantém. Autoconfiança e auto-estima: se relaciona à autonomia que depende dos pais: - encorajarem iniciativas da criança; - elogiarem o sucesso; - dar tarefas que não excedam as capacidades das crianças; - coerentes em suas exigências; - aceitam o fracasso.

2 Tipificação Sexual É um processo que se desenvolve neste período. Ocorre o estabele- cimento de papéis sociais relacionados ao sexo (aprender a se com- portar como menino ou menina. A partir de 3 anos ocorre o interesse por questões sexuais (fase fáli- ca). A punição gera sentimento de culpa e será fonte de conflitos entre As sensações de prazer (biologicamente determinadas) e proibições Sociais. Desta forma, gera-se ansiedade diante de atitudes errôneas A respeito de sexo. A criança terá o impulso de querer conhecer e explorar o que é “tabu”, mas também, desejo do prazer sexual.

3 O Desenvolvimento Social
De 2 à 6 anos  predomina a fantasia como atividade lúdica. Ocor- re o jogo dramático no qual a criança experimenta papéis sociais. Ela desenvolve os dois pólos (objeto e personagem). Ex: É o avião e o aviador; a mãe e o filho (ao mesmo tempo). O jogo dramático será veículo para expressão de sentimentos, ansie- dades e temores. Vai revelar a distribuição de poderes dentro da família e escola. Aos 4 anos  terá os companheiros imaginários como parte de seu cotidiano. Por volta de 6 – 7 anos  essas personalidades fantasmáticas deixam de existir, pois se espera uma separação entre fantasia e realidade.

4 O Desenvolvimento Social
Interação com os companheiros A criança gosta de participar do grupo de crianças mais velhas, aceitando ordens. Porém, como não consegue se colocar em “pé de igualdade”, pode se isolar e brincar sozinha. São comuns então, os monólogos coletivos. A partir de 5 anos  passam a ocorrer os jogos interativos. O grupo É coeso e as regras são comuns e respeitadas.


Carregar ppt "Autonomia e Independência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google